- Autores: Steinert T.V., Teplova N.S., Aliluev A.V., Avdeenko L.M., Poldnikova V.Yu. (LLC "Seleção de heterose")
- Apareceu ao cruzar: VM: 02 x 5-288 / 3
- Ano de aprovação: 2020
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: excelente
Muitos jardineiros experientes escolhem colheitas indeterminadas porque são fáceis de manter. Essas safras têm alto rendimento e excelente sabor. O tomate Spasskaya Tower pertence exatamente a essas variedades.
História de criação
O criador foi a empresa Chelyabinsk "Seleção Heterozinskaya". Os autores são T.V. Steinert, N.S. Teplova, A.V. Aliluev, L.M. Avdeenko, V.Yu. Poldnikova, que em 2015 iniciou seu desenvolvimento para criar uma nova variedade, escolhendo variedades VM para o par parental: 02 e 5-288 / 3. No final de 2018, o híbrido resultante foi enviado para teste. Em 2020, a cultura foi inscrita no Cadastro Estadual e aprovada para uso.
O tomate Spasskaya Tower pertence a variedades indeterminadas e é destinado ao cultivo em muitas regiões da Rússia em terreno fechado ou aberto.
Descrição da variedade
Os arbustos da Torre Spasskaya têm poder de crescimento ilimitado. No interior, a altura do caule chega a 150 cm, em terreno aberto é um pouco menor, cerca de 1 m. Devido ao crescimento ativo e uma copa semi-espalhada, é melhor amarrar a cultura imediatamente após o transplante para o solo. Isso ajudará a evitar qualquer quebra do caule e dos galhos com o peso da fruta ou do próprio arbusto. Nesse caso, o caule é considerado grande e forte.
As folhas são comuns, médias. Verde claro. Existem muitos deles no mato, então eles cobrem parcialmente os frutos dos raios solares. Se as placas das folhas começarem a dobrar ou enrolar, a planta sofre com o excesso de umidade ou, ao contrário, com a falta dela.
O número recomendado de hastes durante a formação é 1-2. A inflorescência é de tipo simples, colocada ao nível da 7ª folha. Subseqüente - a cada 1-2. O número de escovas na haste principal é de até 8 peças. 5-6 frutos são formados em uma mão.
Os jardineiros observam que o híbrido tem um bom sistema imunológico, qualidades externas e alto rendimento. A variedade é caracterizada pelo armazenamento e transporte de longo prazo. A fruta tem um gosto bom.
E também os tomates, que não estão maduros, podem amadurecer normalmente em um lugar escuro e quente sem perda de qualidade.
As desvantagens da cultura são típicas de todas as variedades indeterminadas - amarrar e beliscar o caule. Muitos residentes de verão consideram uma desvantagem que a cultura não possa ser propagada por sementes dos tomates obtidos.
As principais qualidades da fruta
O formato do fruto é redondo, ligeiramente achatado no pedúnculo. A partir dele, uma nervura fraca também é sentida ao longo do feto. O peso das hortaliças é de 200-250 g, há frutas mais pesadas de 300-400 g. Isso acontece apenas com o cuidado adequado da cultura e, na maioria das vezes, apenas uma vez por safra. O diâmetro de um tomate é de 12-14 cm em média.
A tonalidade da fruta é vermelha, os vegetais verdes são de cor verde claro com uma pequena mancha no pedúnculo.
A casca é densa, não racha. Graças a isso, a variedade é bem transportada ou processada.
A polpa é carnuda, firme, de densidade média. No interior, 2 grandes câmaras com pequenas sementes vazias são formadas. Por ser um híbrido, as sementes dificilmente são perceptíveis.
A variedade é universal, portanto, é adequada para saladas de vegetais ou smoothies, sucos, molhos, decapagem e decapagem.
Os jardineiros observam que as frutas podem ser armazenadas por até 30 dias em uma sala seca e quente e por até 90 dias na geladeira.
Características do sabor
A cultura é caracterizada por um sabor doce com uma acidez leve, quase imperceptível.
Amadurecimento e frutificação
Tomato Spasskaya Tower pertence ao grupo das variedades de maturação precoce. Da floração à colheita, leva de 100 a 105 dias. O número de dias pode aumentar para 115 ou mais, tudo depende das condições meteorológicas e do local de cultivo.
A colheita ocorre no final de julho ou início de agosto. Ele se estende em vários estágios.
Produção
A colheita é produtiva e, com os devidos cuidados, são retirados 10,4 kg de tomate de 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A época da semeadura dependerá da região de cultivo. Se essas são latitudes ao sul, não há necessidade de germinar as sementes. O material é imediatamente semeado nos canteiros, e após 2,5-3 meses são colhidos.
Em climas mais frios, sem preparação preliminar das mudas, uma cultura não pode ser cultivada. Por isso, em abril, as sementes são semeadas em caixas de mudas. Como a variedade é híbrida, ela se reproduz apenas com o material adquirido. Isso significa que nenhum processamento adicional é necessário.
O solo é despejado nas caixas de mudas junto com fertilizantes, e buracos são formados. Uma semente é colocada nos buracos e tudo é coberto com terra. Depois disso, é derramado abundantemente com água e coberto com papel alumínio. A temperatura ideal para o cultivo de sementes deve ser de +25 graus.
Quando as mudas brotam, o filme é removido e os recipientes são colocados no parapeito da janela. Nesse momento, ocorre a primeira fase ativa de crescimento. É importante observar o regime de luz aqui, que deve ser de pelo menos 10-12 horas. Depois que as mudas são cortadas em recipientes separados, o controle da luz solar permanece tão importante, mas em uma quantidade mais moderada - 5-6 horas. Se você deixar as mudas na luz por mais tempo, os arbustos se esticarão fortemente.
A rega é feita uma vez por semana junto com fertilizantes.
10 dias antes do transplante, as mudas são levadas para fora para aclimatação. Neste momento, o site está sendo preparado. É desenterrado e abundantemente umedecido com água. Poços são formados, no fundo do qual você pode derramar nitrato de amônio. Após o transplante dos arbustos, eles são regados com 1 a 2 baldes de água morna e a próxima rega é realizada somente após 5 a 7 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para um crescimento normalizado e facilidade de tratamento da cultura, os arbustos são plantados no esquema 30x50 cm, procuram colocar 3-4 plantas por 1 m2.
Uma estaca de 160 cm de altura é cravada ao lado de cada haste, e uma planta jovem é imediatamente amarrada a ela. Como os frutos maiores podem amadurecer abaixo, os ramos inferiores são amarrados após a formação dos ovários.
Crescendo e cuidando
A variedade Spasskaya Tower precisa de fácil manutenção.
Os arbustos são regados com água estritamente morna e estabilizada, no máximo duas vezes por semana. Nos verões secos e quentes, a irrigação aumenta até 3-4 vezes, desde que o solo esteja completamente seco. Caso contrário, há uma chance de encharcar o solo, o que pode causar danos às mudas. O excesso de umidade também é um terreno fértil para pragas.
A cobertura é aplicada várias vezes por temporada. Seu pico ocorre no momento da formação e maturação dos frutos.Para fertilizantes, o estrume de aves com uma pequena adição de sulfato de potássio é o mais usado. Eles são alimentados com uma solução fraca de humato de potássio.
A decapagem ocorre uma vez por semana. A formação de um arbusto começa quando o primeiro rebento é formado sob o primeiro pincel de flor. É deixado, já que o arbusto consistirá em dois caules. E todos os outros brotos laterais são removidos quando atingem um comprimento de 4 cm.
O afrouxamento e a remoção de ervas daninhas são realizados todas as semanas. Se não houver tempo para isso, o solo será coberto com cobertura morta.
Doenças e pragas
O tomate Spasskaya Tower é resistente a várias doenças fúngicas. Mas os jardineiros recomendam várias vezes por temporada para realizar pulverizações preventivas, por exemplo, com oxicloreto de cobre. Ajuda a evitar a requeima e também atua como fertilizante. E também pulverizado com sulfato de cobre.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.