- Autores: Dederko V.N., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2012
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
Muitos jardineiros e agricultores preferem cultivar variedades comprovadas de tomate que proporcionam rendimentos estáveis e elevados de ano para ano. Entre as testadas e apreciadas por muitos estão a variedade de tomate soviético de meia temporada, que cresce tanto em canteiros quanto em estufas de filme.
História de criação
Os tomates varietais soviéticos foram produzidos por criadores domésticos (Dederko, Postnikova) em 2011. Registrado no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa e com uso permitido em 2012. A principal tarefa dos cientistas era criar uma cultura de beladona que cresce em qualquer zona climática em estufas e campos abertos. A variedade é zoneada em todas as regiões da Rússia.
Descrição da variedade
O tomate soviético é uma planta alta, de tipo indeterminado, com 200 cm de altura, cujos arbustos se caracterizam por um espessamento moderado com folhas verdes escuras, caule central forte, ramificação fraca, raiz desenvolvida e inflorescências simples. Ao cultivar uma cultura, é recomendado formar um arbusto de 1-2 hastes, remover regularmente enteados desnecessários, apertar o topo um mês antes do final da frutificação e também amarrar o tronco e os galhos, que podem quebrar com o peso de grandes frutas. Além disso, após a formação de 7 inflorescências, o restante deve ser retirado.
A variedade pertence à universal, portanto é muito utilizada na culinária, processada, enlatada, congelada.
As principais qualidades da fruta
O tomate soviético atrai com sua aparência. Pertence aos tomates de frutos grandes. Quando totalmente maduro, o vegetal mancha uniformemente a cor da framboesa e, na forma verde, apresenta uma cor verde com uma mancha na base. O tomate gigante em média ganha um peso de cerca de 297 g, mas em alguns casos o vegetal cresce até 400-600 gramas. O tomate tem uma forma achatada e redonda, com um estriado visível na superfície. A casca do vegetal é fina e brilhante. Os tomates toleram bem o transporte, mas sua qualidade de conservação é média. Apenas os tomates que estão ganhando uma grande massa (mais de 500 gramas) têm tendência a rachar.
Características do sabor
O sabor do tomate é uma vantagem que cativa a muitos. A polpa do fruto é carnuda, densa, bastante sumarenta, granular. O sabor é dominado por uma doçura pronunciada, complementada por um incrível aroma de sobremesa. A polpa do tomate contém 3,5% de açúcares e 17,5% de vitamina C. Quando cortada, o suco não escorre e não se observam vazios em seu interior.
Amadurecimento e frutificação
A cultura vegetal Soviética pertence às variedades de meia temporada. Da germinação em massa de mudas aos primeiros tomates maduros em um arbusto, passam 4 meses (120 dias). Amadurecimento ocorre amigavelmente. O período mais produtivo é considerado o período de julho a agosto. Os tomates maduros, apesar de seu peso, não se esfarelam dos galhos.
Produção
Os indicadores de rendimento para esta espécie são excelentes. Cumprindo todas as regras da tecnologia agrícola, 7,9 kg de tomates maduros podem ser colhidos em 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O vegetal é cultivado em mudas. A semeadura é realizada na primeira década de março (60-65 dias antes da transferência das plantas para um novo local). A semente é preliminarmente separada e desinfetada. A germinação dos rebentos ocorre no 5-7º dia. Cobrir temporariamente as caixas com vidro ou plástico ajudará a acelerar o surgimento das mudas.Para um crescimento saudável, é necessário um equilíbrio de temperatura de 23-25 graus e iluminação adequada (mais de 12 horas / dia) na sala. A colheita é realizada na fase de aparecimento de várias folhas verdadeiras.
Recomenda-se plantar arbustos sob o filme em meados de maio e no jardim no início de junho. O cultivo ao ar livre é permitido apenas nas regiões do sul.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Junto com as regras agrotécnicas, é importante observar o esquema e a densidade do plantio do tomateiro, que são individuais para cada tipo de tomate. Não mais do que 3 plantas podem ser plantadas por 1 m2. Isso permitirá que os arbustos recebam luz / sol e ar fresco suficientes. O layout ideal para o plantio é de 50x50 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates crescem em solo fértil, que é respirável, fertilizado e livre de ervas daninhas. Segundo os produtores, as amêndoas com acidez neutra são consideradas as melhores. É melhor plantar mudas em uma área onde costumavam crescer leguminosas e raízes.
Para que uma safra dê alto rendimento, deve-se cuidar dela: regar com água assentada, aplicar fertilizantes, formar e amarrar um arbusto, tirar enteados, apertar o topo, soltar o solo, ventilar e também proteger de doenças e pragas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem boa imunidade, por isso a planta tem resistência a muitas doenças do tomate (podridão de topo, requeima, murcha de fusarium).
Resistente a condições climáticas adversas
Devido à sua alta resistência ao estresse, os tomates não reagem a flutuações repentinas de temperatura, curta seca e calor. Um rascunho afeta negativamente o desenvolvimento.