- Autores: Ugarova S.V., Dederko V.N., Postnikova T.N.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
Muitos jardineiros e agricultores preferem variedades clássicas comprovadas que são estáveis e frutíferas em quase todas as condições climáticas. Uma dessas espécies de tomate é a variedade Solokha de meia temporada, que cresce bem em solos desprotegidos.
História de criação
O tomate de meia temporada Solokha foi criado por um grupo de criadores domésticos (V.N.Dederko, T.N. Postnikova e S.V. Ugarova) em 2007. O tomate apareceu no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2008. É recomendado para o cultivo da erva-moura em terreno aberto. A variedade foi dividida em todas as regiões do país - Sibéria Ocidental, Central, Norte, Volgo-Vyatsky, Extremo Oriente, Ural, Chernozem Central.
Descrição da variedade
O tomate varietal Solokha é uma planta de tamanho médio do tipo determinante. O arbusto chega a atingir 65 cm, é caracterizado por folhagem média com folhas verde-escuras, ramificação moderada, caule central ereto, forte sistema radicular que alimenta a planta e inflorescências simples. Em um arbusto saudável, até 9-10 cachos frutíferos são formados, onde 4-5 bagas são amarradas.
A tecnologia agrícola da planta é muito simples - se desejar, você pode formar um arbusto em 3-4 hastes, e não há necessidade de uma liga para apoiar e apertar. Alguns moradores de verão observam a necessidade de retirar o excesso de folhas na parte inferior do mato, o que evitará a formação de umidade excessiva. O tomate Solokha tem um propósito universal, por isso pode ser consumido fresco, enlatado, em conserva, salgado, processado em sucos e pastas. Devido ao seu formato e tamanho, o vegetal é ideal para o enlatamento de frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
A cultura vegetal pertence à classe das médias frutíferas. O vegetal ganha uma massa de 79 gramas, mas em condições favoráveis os tomates crescem até 130-200 G. A forma dos frutos é bonita, em forma de pêra (em formato de ameixa) com uma superfície perfeitamente lisa. O tomate maduro tem uma cor rosa brilhante uniforme. Em estado de maturação técnica, o tomate é coberto com uma cor verde com uma mancha escura na base. A casca do vegetal é firme, mas não dura.
A vantagem do tomate é a resistência a rachaduras, transportabilidade e longa vida útil. Além disso, as frutas são dotadas de altas qualidades comerciais.
Características do sabor
O tomate Solokha é caracterizado por um sabor excelente. A polpa do vegetal é carnuda, densa, moderadamente suculenta, com pequeno conteúdo de sementes. O teor de açúcar na polpa chega a 4,5-5%. O sabor é dominado por agradável doçura e açúcar sem acidez. O aroma do tomate é clássico, fresco e picante. Quando comida, a casca não é sentida.
Amadurecimento e frutificação
O tomate amadurece em prazos médios. Da germinação em massa de mudas até os frutos maduros nos galhos, passam de 105 a 110 dias. O amadurecimento da cultura é longo. A fase ativa de frutificação ocorre em julho-setembro.
Produção
O indicador de rendimento para a espécie é bom, o principal é seguir todas as recomendações de cuidados. O fabricante afirma que 3 kg de tomates maduros podem ser retirados por 1 m2 por temporada. Na prática, os números são ligeiramente superiores - 9-11 kg de bagas por 1 m2.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura das mudas é realizada do final de março aos primeiros dias de abril (55-60 dias antes do transplante em solo aberto). Antes da semeadura, as mudas são desinfetadas.A germinação geralmente ocorre em 6-8 dias. Para acelerar o surgimento de mudas, pode-se aplicar o efeito estufa usando vidro ou polietileno. As mudas adoram calor e luz. Quando 2-3 folhas aparecem, os arbustos são plantados em recipientes individuais. 15 dias antes do plantio, os arbustos são endurecidos, o que ajudará as plantas a se adaptarem rapidamente às novas condições de cultivo.
O pouso no canteiro do jardim é realizado do final de maio ao início de junho, quando o solo e o ar estão suficientemente quentes. Recomenda-se transferir os arbustos em um dia nublado.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio e a densidade de colocação dos arbustos devem ser observados no cultivo do tomate Solokha. Você pode ter 4-5 arbustos de tomate por 1 m2, o que fornecerá ar suficiente e acesso à luz. O layout ideal para o plantio é de 50x70 cm.
Crescendo e cuidando
A variedade é despretensiosa para os solos. O tomate mais produtivo em solos soltos e férteis, onde costumavam crescer abobrinhas, cenouras e verduras. Mais importante para a cultura é o cuidado integral, incluindo tais atividades: irrigação com água morna (sistema de gotejamento), fertilização, capina e afrouxamento do solo, desbaste da folhagem, proteção contra insetos e vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura possui um forte sistema imunológico, por isso o tomate não sofre murcha de fusário e verticilose.
Resistente a condições climáticas adversas
Devido à sua resistência ao estresse, Solokha dá bons rendimentos mesmo com flutuações de temperatura, calor intenso e curta seca. Além disso, os tomates podem crescer em áreas sombreadas.