- Autores: O.D. Kiramov
- Ano de aprovação: 2018
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
Tomate O tesouro Inca pode ser encontrado em muitas regiões de nosso país. Sua principal vantagem é que possui excelente imunidade à maioria das doenças.
Descrição da variedade
Use o Tesouro do tomate do Aço Inca desde 2018. É um híbrido de crescimento indeterminado, cujos frutos são deliciosos e frescos e fazem um suco maravilhoso.
Você pode cultivar um tomate ao ar livre ou usar uma estufa de filme. Os arbustos crescem porque têm um crescimento ilimitado. A folhagem é escura, verde, de tamanho médio.
Os frutos do Tesouro Inca são altamente comercializáveis e podem suportar perfeitamente o transporte por longas distâncias.
As principais qualidades da fruta
Os tomates maduros desta variedade têm uma cor interessante. Eles são laranja-avermelhados, com listras verdes.
Tomates O tesouro inca é grande, o peso máximo é de 250 gramas. Normalmente, até 5 frutos são formados em um cacho.
No interior deste tomate encontra-se uma polpa densa, açucarada e aromática de cor laranja brilhante. Após a colheita, os tomates do Tesouro Inca podem permanecer no armazém por muito tempo e não se deteriorar.
Características do sabor
O sabor dos tomates da variedade descrita é adocicado.
Amadurecimento e frutificação
O tesouro inca pertence aos tomates de amadurecimento médio. Em média, são 90-95 dias.
Produção
O rendimento é de 15,8-17,6 kg / sq. m.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
As mudas podem ser semeadas em meados de abril. As plantas jovens são transferidas para o solo quando aquecido o suficiente e pelo menos 6 folhas se formaram nos arbustos.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio mais popular é de 3-4 arbustos do Tesouro Inca por 1 m². m.
Crescendo e cuidando
As sementes da variedade descrita são colocadas em potes ou caixas de pelo menos 8 cm de profundidade, para que os tomates comecem a germinar, a temperatura ambiente não deve descer abaixo de 16 ° C. Outro fator importante é a qualidade do solo. Deve consistir em componentes que retêm bem a umidade, enquanto a terra deve ser leve, caso contrário as sementes simplesmente apodrecerão.
Já existem misturas prontas à venda, mas você mesmo pode preparar uma. Pegamos em partes iguais areia grossa, turfa e húmus ou composto. Todos os materiais usados para a produção de mudas devem ser estéreis para minimizar o risco de certas doenças.
Sementes de tomate O tesouro inca é espalhado uniformemente sobre uma base preparada e coberto com uma camada de turfa com 0,5 cm de espessura, devendo ser borrifado várias vezes ao dia com um borrifador para que o solo não seque. Os especialistas aconselham tapar os recipientes com vidro, principalmente se as mudas ficarem na janela.
Se as sementes não secarem e a temperatura for mantida ótima (25 ° C), o nascer do sol aparecerá em uma semana. Após o aparecimento dos rebentos, a temperatura ambiente não deve ser mantida superior a 20 ° C. Isso evitará o crescimento excessivo e a arrancada das hastes. As mudas mergulham em vasos separados com um diâmetro de 8 a 10 cm quando aparecem as primeiras folhas. Após 2 semanas, dê aos tomates do Tesouro Inca uma pequena quantidade de fertilizante.
Lembre-se de que as mudas requerem de 6 a 8 horas de luz por dia para crescer adequadamente. Uma semana antes de plantar mudas no solo, elas devem ser levadas ao ar fresco por várias horas por dia para o endurecimento.
Arbustos endurecidos Tesouros incas são transplantados para o solo ou estufas de plástico. Vale a pena transferir apenas plantas com caules grossos (4 mm de diâmetro), pelo menos 15 cm de altura. Uma muda boa e forte desta variedade tem 5-8 folhas, os espécimes fracos podem não pegar ou crescer e frutificar mal. Tomates O tesouro inca com alto vigor é plantado em fileiras, mantendo a distância entre os arbustos de 40-80 cm.
É necessário retirar as mudas com cuidado para não danificar o sistema radicular. Cada arbusto é colocado a uma profundidade de 25-30 cm de forma que toda a parte da raiz e o caule 2-3 cm fiquem no subsolo. Em seguida, os tomates são cuidadosamente polvilhados com terra, as reentrâncias são formadas em torno do caule principal e regadas.
Tanto as mudas quanto os tomates adultos dessa variedade requerem rega regular e abundante. Despeje de 10 a 15 litros de água embaixo de cada planta, e durante o período de crescimento dos frutos, vale aumentar a dose de irrigação para 20 litros. Um sinal de deficiência de umidade é o enrolamento da folha e, em casos extremos, pode aparecer necrose do caule. O excesso de água e a técnica de irrigação inadequada são igualmente prejudiciais. Nunca molhe o tomate deixa o tesouro inca, pois o risco de podridão cinzenta e praga da batata aumenta. Use água morna para irrigação.
Para o crescimento correto dos tomates da variedade descrita, o nitrogênio é necessário, e para a formação de frutos grandes e saborosos - potássio e fósforo. A principal dose de nutrientes é fornecida às plantas junto com a rega. Aconselha-se também o uso de matéria orgânica, que foi plantada desde o outono, e a seguir escavada a área onde crescerão os tomates do Tesouro Inca. Após o plantio, você pode alimentar os arbustos com uma decocção de urtiga e confrei ou usar fertilizantes minerais complexos desenvolvidos especificamente para o cultivo de tomates.
Devido ao tamanho da fruta do Tesouro Inca, os tomates formam 1 ou 2 hastes. Vale a pena retirar todos os brotos laterais, pois os frutos de melhor qualidade se formam apenas no colmo principal. Para não sobrecarregar a planta, recomenda-se não deixar mais de 4 inflorescências em cada arbusto de tomate desta variedade. Todos os rebentos laterais desnecessários são removidos antes de atingirem 3-4 cm de comprimento. Para obter frutos grandes do mesmo tamanho, também é necessário desbastar os ovários para que não mais que 5 deles permaneçam em cada grupo.
As folhas inferiores também são removidas, pois costumam ser a causa de doenças.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Como mencionado acima, esta variedade tem excelente imunidade às doenças mais comuns:
- requeima;
- alternaria;
- quebra da fruta;
- doenças fúngicas;
- verticilose;
- TMV;
- murcha fusarium.
Resistente a condições climáticas adversas
Esta variedade é considerada resistente ao calor.
Regiões em crescimento
Você pode cultivar o Tesouro Inca em qualquer região de nosso país.