- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2021
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 80-85
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: até 100
O sofá é o híbrido doméstico de tomate mais promissor, sem nenhuma desvantagem significativa. Ao mesmo tempo, nota-se o seu alto rendimento e excelente sabor, o que não o deixará indiferente. A cultura demonstra facilidade de atendimento e se distingue pela imunidade confiável no nível do gene. Recomendamos que você preste atenção especial às suas vantagens óbvias.
História de criação
O híbrido foi obtido em uma jovem empresa de sementes "Partner", fundada em 2014. O trabalho foi realizado sob a supervisão de V. Blokin-Mechtalin. A cultura é aprovada para uso em 2021.
Descrição da variedade
O sofá é um híbrido clássico vermelho de maturação precoce (ultraprecoce) que combina maturidade precoce e sabor excelente.
O tempo entre a emergência das mudas e a retirada dos primeiros frutos maduros é de 80 a 85 dias.
A cultura é determinada, de porte médio, com arbustos atarracados e compactos com poderoso sistema de caules. Foi criado para o cultivo tanto em solos abertos como em locais abrigados. O crescimento do rebento principal é limitado em altura - em solos abertos até 100 cm, em estufas - 15-20 cm mais alto. O grau de folhagem não é intenso, médio. As lâminas das folhas são de tamanho médio, de comprimento médio, verdes, com uma configuração entalhada típica da erva-moura.
Os especialistas referem-se às vantagens da cultura:
maturação precoce dos frutos;
sincronicidade do amadurecimento do tomate;
alto rendimento;
imunidade geneticamente formada contra podridão apical e boa resistência contra microflora patogênica;
a possibilidade de crescer em solos abertos e fechados, em diferentes latitudes climáticas;
compactação da cultura, permitindo o uso racional do solo;
não há necessidade de se envolver na formação de arbustos;
casca forte, que garante a não quebra dos frutos, boa conservação, qualidade e transportabilidade;
excelentes condições de mercado;
propriedades de sabor maravilhosas;
a versatilidade da fruta para o fim a que se destina.
Não há menções de especialistas sobre as desvantagens significativas do híbrido. Porém, há dificuldades na aquisição de sementes para esta nova safra.
As principais qualidades da fruta
O peso médio dos tomates é de 145 g, mas também existem exemplares maiores. A casca é brilhante, fina, mas firme e firme, com tonalidades vermelhas ricas em frutas maduras (em frutas imaturas - tonalidades verdes claras). A cor do fruto é monocromática, sem manchas na região do pedúnculo. Eles são redondos em configuração, com nervuras fracas.
A consistência é suculenta e tenra, de grão fino no interior, com aroma típico brilhante. Câmaras de sementes 3-4, com uma pequena quantidade de sementes pequenas.
O número de frutas em uma escova é de até 5 unidades. As inflorescências são simples, a primeira forma-se acima de 6-7 folhas, e a próxima - após 2. Os talos possuem articulações.
Por aplicação, o fruto é de um tipo universal. Pelo seu sabor, são indicados para saladas e vários cortes, bons para primeiros e segundos pratos. A boa consistência é adequada para a preparação de pasta de tomate, ketchup, molhos. Essas frutas também são boas para enlatamento de frutas inteiras, decapagem e decapagem, pois a polpa mantém sua estrutura, a casca mantém o frescor de sua cor.
Características do sabor
A fruta tem um sabor doce, refrescante, com uma acidez discreta.Em termos de sabor, a cultura se compara favoravelmente com outros híbridos de maturação precoce com sua riqueza e equilíbrio.
Amadurecimento e frutificação
Tempo de amadurecimento da fruta - 80-85 dias. A época da colheita é de julho a setembro.
Produção
O nível de rendimento é alto - até 10,7 kg / m2, cerca de 5 kg por arbusto. Esses indicadores são fornecidos pela formação frequente de cachos de frutas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são semeadas para as mudas em março, e as mudas são plantadas no solo em abril-maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Um esquema de plantio típico é 50x50 cm, com densidade de plantio de 4-5 plantas / m², 50 x 50 cm.
Crescendo e cuidando
O rápido amadurecimento dos frutos permite que eles sejam plantados diretamente em solo aberto, no entanto, a maioria dos jardineiros inclina-se para o método de cultivo de mudas. Mudas de 12-15 cm de altura, com 5-6 folhas verdadeiras, estão prontas para o plantio nos canteiros.
Nas latitudes médias, as datas de desembarque começam em meados de março, no sul - na segunda quinzena de fevereiro, em áreas com condições climáticas mais severas - no final de março ou início de abril. Os arbustos atingem os parâmetros de plantio necessários em 55-60 dias a partir do momento da emergência dos brotos das sementes.
Recomendamos o plantio de sementes em recipientes separados para a conveniência de colher no futuro. É mais conveniente usar pastilhas de turfa para isso, uma vez que as mudas não são removidas delas antes do plantio.
Para que a cultura se adapte rapidamente às novas condições ambientais e cresça, ela é endurecida por 10-12 dias. A duração da permanência ao ar livre aumenta lentamente de 1-2 para 12-14 horas.
Para as camas, são selecionados locais abertos, bem iluminados e aquecidos pelo sol. Os arbustos não sofrem com a luz solar direta e toleram períodos de seca de curta duração.
A estagnação da água na área das raízes é perigosa para a cultura, por isso, o substrato preparado com antecedência deve ser leve, solto e fértil. Depois de plantadas as plantas, elas são regadas à taxa de 1 litro de água por arbusto.
O cuidado da colheita não exige muita mão-de-obra, a planta é despretensiosa.
Irrigação. O solo é umedecido a cada 2-3 dias, gastando cerca de 3 litros de água por arbusto (água fria e dura não deve ser usada). As camadas superiores do substrato devem ter tempo para secar durante as pausas. Ao crescer em solos abertos, é importante considerar o potencial de chuva. Os métodos de irrigação não são muito importantes, mas as gotas do líquido não devem cair nas folhas.
Devido ao rendimento significativo, a cultura precisa de alimentação sistemática. No processo de preparação dos canteiros na primavera, húmus e fertilizantes complexos contendo nitrogênio, potássio e fósforo são adicionados ao solo. Após 1,5-2 semanas, os arbustos são tratados com uma solução de qualquer fertilizante de nitrogênio mineral. Então, a cada 15-20 dias, a cobertura é realizada com formulações adquiridas "especializadas" para safras de erva-moura.
O afrouxamento é realizado a cada 7 dias, com muito cuidado, pois as raízes das plantas estão localizadas na superfície. Ao longo do caminho é realizada a sacha (após a irrigação).Essas atividades não podem ser realizadas se houver cobertura morta nos canteiros após o plantio.
A cultura praticamente não precisa da formação de arbustos direcionados. Mas os enteados devem ser eliminados. Os caules dos arbustos são fortes, por isso recomendamos amarrá-los.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Com a boa resistência genética geral da cultura a patógenos, os jardineiros notaram casos individuais de sua infecção por Alternaria, Fusarium e alguns tipos de mosaico.
Do ponto de vista das medidas preventivas, basta implementar medidas que visem a observância de práticas agrícolas corretas e tratamento competente de pré-plantio de sementes com fungicidas. Normalmente, antes do plantio, eles são mantidos por 15-20 minutos em soluções de preparações contendo cobre. O tratamento com fungicidas também é recomendado - uma vez a cada 14 dias, incluindo o solo dos canteiros.