- Autores: Nastenko N.V., Kachainik V.G., Kandoba A.V., Agrofirma AELITA LLC
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Sim
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Os produtores de vegetais que vivem em climas frios geralmente são limitados em sua escolha de variedades de tomate. Nem todas as subespécies toleram geadas e mudanças de temperatura. Mas tudo isso não se aplica ao Snow Leopard. Esta variedade com um nome bonito irá definitivamente atender às expectativas dos residentes de verão de áreas de agricultura de risco.
História de criação
O leopardo da neve foi criado pela Agrofirma AELITA LLC. Surgiu graças ao trabalho de especialistas como Nastenko, Kachainik e Kandoba. Ampliou-se em 2008, ao mesmo tempo em que foi inscrito no Cadastro Estadual. Propõe-se o cultivo do Snow Leopard tanto em áreas abertas como em condições de estufas de filme. A variedade enraíza-se bem em todas as regiões do país.
Descrição da variedade
O leopardo da neve é uma variedade de tomate clássica e muito despretensiosa. Pelo tipo de crescimento, é determinante, a altura dos arbustos fica na faixa de 45 a 60 centímetros. Como muitas variedades subdimensionadas, exibe folhagem abundante. A cor da folhagem é verde escuro e as placas das folhas são grandes.
As principais qualidades da fruta
A planta forma grandes frutos laranja-avermelhados. Os espécimes verdes são de cor verde claro. Os tomates têm uma forma redonda padrão achatada, com nervuras, mas fraca. O peso médio de uma baga é de 120 gramas, e o peso máximo é de 300. A casca é brilhante, lisa, com boa densidade.
Características do sabor
Polpa de tomate Snow Leopard tem densidade média e suculência moderada. Os tomates carnudos têm um sabor doce, o aroma é muito pronunciado, rico. O propósito das bagas é universal. Isso significa que você pode cozinhar qualquer prato com eles, incluindo a preservação de inverno.
Amadurecimento e frutificação
O leopardo da neve pertence às variedades do grupo inicial, pois amadurece apenas 100-105 dias após o plantio.
Produção
As culturas ao ar livre produzem um rendimento estável de 2,3 kg por metro quadrado. As leituras serão maiores no filme.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são semeadas 45-55 dias antes de serem transferidas para seu local de residência permanente. A semeadura é realizada principalmente na terceira década de março. Antes do procedimento, as sementes são embebidas em estimulador de crescimento por 12 horas. Deve ser semeado em solo fértil nutritivo, previamente umedecido em regador ou borrifador.
Quando aparecem os primeiros brotos, o recipiente com as mudas é colocado em uma área bem iluminada e o filme é retirado. A rega deve ser feita em tempo hábil. Após a colheita, as plantas são alimentadas com uma mistura de minerais. Sob o abrigo de filme, os brotos são retirados em meados de maio. Se o cultivo for planejado ao ar livre, então no início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O local de pouso é limpo e fertilizado com antecedência. Cavar buracos, deve haver 4-5 deles por metro quadrado. Os tomates são plantados ligeiramente inclinados, o solo deve ser bem socado.Isso é seguido por rega - um litro de água para cada planta. Depois disso, o solo deve ser coberto com cobertura morta para que a umidade permaneça por mais tempo.
As plantas da variedade Snow Leopard são bastante compactas em seu crescimento, portanto, uma distância de no máximo 50 centímetros pode ser deixada entre os furos. O espaçamento entre linhas será de 40 cm.
Crescendo e cuidando
O Snow Leopard terá de ser cuidado de acordo com o esquema clássico. Esta é a rega correta e oportuna, afrouxamento da terra, cobertura morta ou capina regular, cobertura. É importante observar que os curativos devem ser aplicados com cautela e em nenhum caso exceder a dosagem. Esta variedade é propensa a um rápido conjunto de folhagem e, se ele despender toda a sua energia na sua formação, o fruto nunca será esperado.
Um cuidado importante é a liga dos arbustos. Em estufas, a maneira mais fácil é amarrar um tomate a uma treliça e, se estamos falando de terreno aberto, recomenda-se usar estacas separadas aqui.
A formação dos arbustos pode ser realizada em 1 ou 2 hastes. Se o jardineiro decidir formar um arbusto em um tronco, ele precisará remover todos os enteados fortes que competem pela primazia. Ao operar uma planta com 2 hastes, o enteado, que se formou sob o primeiro pincel de flores, é deixado para crescer mais.
À medida que cresce, a planta vai liberando mais e mais novos brotos. Eles precisam ser quebrados enquanto são pequenos, caso contrário, os arbustos ficarão estressados. A folhagem abundante inferior também é cortada para não engrossar o plantio.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O leopardo da neve é muito resistente ao vírus do mosaico do tabaco, também não tem medo da verticiliose e do murchamento do fusário. As pragas raramente aparecem nas camas. Mas para proteger completamente a planta, não se deve esquecer a limpeza do local e os tratamentos preventivos oportunos.
Resistente a condições climáticas adversas
O leopardo da neve tolera perfeitamente o frio e as mudanças bruscas de temperatura. Ele também não terá medo do calor. E também a variedade é capaz de resistir a curtas secas.