- Autores: Guseva L.I., Nikulaesh M.D., Myazina L.A., Dvornikov V.P., Pivovarov V.F., Mamedov M.I.O., Zhavoronkov V.A. (Transnistrian Research Institute of Agriculture, Moldova)
- Ano de aprovação: 1997
- Sinônimos de nomes: Snegopad
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Tempo de amadurecimento, dias: 121-129
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: alta
A queda de neve do tomate é relativamente despretensiosa quando cultivada. E os tomates não quebram, ficam bem armazenados por muito tempo. Mas os principais valores da safra são os altos rendimentos e a forte imunidade.
História de criação
O Tomato Snowfall pertence aos híbridos de 1ª geração, foi criado no final dos anos 90 do século XX com base no Instituto de Pesquisa Agrícola da Transnístria na Moldávia. Todo um grupo de criadores trabalhou na criação de uma variedade híbrida, entre eles especialistas como L. I. Guseva, L. A. Myazina, M. D. Nikulaesh, V. F. Pivovarov, M. I. O. Mamedov, V. Dvornikov P., Zhavoronkov V.A.A sinônimo de cultura - Snegopad. Em 1997, Snowfall foi inscrito no registro estadual e recebeu permissão para uso.
Descrição da variedade
A planta tem um tipo de crescimento indeterminado, é uma variedade atípica. A altura do arbusto pode ser de até 200 centímetros. As plantas se ramificam fortemente, têm folhas médias. A folhagem é comum, grande, colorida em tons de verde escuro. Observa-se forte ondulação nas folhas, existem estípulas. A primeira das inflorescências soltas simples está localizada acima das 8-9 folhas, então elas vêm após cada terceira folha. No arbusto, você pode ver 7-8 pincéis, em cada cacho pode haver 8-10 frutos amadurecendo ao mesmo tempo. O caule do arbusto é verde, bastante grosso, com bordas sutis. A variedade apresenta uma alta taxa de amarração.
As principais qualidades da fruta
Os tomates da neve têm uma bela forma arredondada, são todos lisos e brilhantes. O fruto verde é de cor verde e o pedúnculo apresenta uma mancha escura. Os frutos maduros apresentam uma cor vermelha brilhante, após o amadurecimento a mancha desaparece. Os tomates são de tamanho médio, pesando em média 58-72 g, mas podem crescer até 130 gramas. No interior, existem duas a três câmaras de sementes. Uma leve nervura pode ser observada no pedúnculo.
O armazenamento de tomates maduros é possível por cerca de 2 meses, enquanto a temperatura pode ser até a temperatura ambiente.
Características do sabor
A polpa carnuda do fruto da Neve é densa, suculenta, muito agradável ao paladar. Os degustadores avaliam o sabor como rico, adocicado, com um aroma delicado.
Os tomates são consumidos frescos e processados. Adequados para fazer saladas, molhos, também são adicionados a vários pratos. Os tomates se comportam muito bem quando congelados e enlatados. O produto contém grande quantidade de açúcar, por isso é muito utilizado na alimentação infantil.
Composição por 100 gramas de matéria úmida:
- matéria seca - 5,4-6,0%;
- açúcar total - 2,0-2,5%;
- ácido ascórbico - 11,9-13,1 mg.
Amadurecimento e frutificação
Tomate de maturação tardia A neve tem um longo período de frutificação. A colheita amadurece, via de regra, 121-129 dias após os primeiros rebentos. O início da apanha dos frutos cai em julho-agosto, dura até o friozinho.
Produção
Normalmente, 3,7-4,3 kg são colhidos de cada planta.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes da neve são semeadas para as mudas em março. As mudas cultivadas são transferidas para campo aberto em maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
No plantio, deve-se manter uma distância de 35 cm entre os arbustos e 60 cm entre as fileiras adjacentes, este é o esquema ideal.
Crescendo e cuidando
A queda de neve do arbusto de tomate parece uma planta alta e extensa, por isso é necessário realizar a modelagem e pinça. E também os troncos devem ser amarrados a uma treliça ou a qualquer suporte sólido. O cuidado adicional não difere das atividades para o cultivo de outros tomates.
Portanto, a cultura deve ser regada regularmente, 2 a 3 vezes por semana. Além disso, durante a estação de crescimento, é necessário fazer vários suplementos nutricionais. A primeira alimentação é feita 7 dias após a colocação das mudas no solo - são fertilizantes minerais, que contêm nitrogênio (uréia, nitrato de amônio). A próxima alimentação será realizada em um mês e incluirá suplementos de potássio e fósforo. É possível repetir o último procedimento após outro mês.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os híbridos, via de regra, têm uma imunidade bastante alta. Portanto, a cultura em questão apresenta resistência às principais enfermidades das solanáceas: a quase todas as doenças fúngicas e ao TMV (vírus do mosaico do tabaco). É verdade que, em casos raros, o tomate é afetado pela antracnose, assim como pela alternária.