- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 94-109
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 45-50
- Cor de fruta madura: Vermelho
É bastante difícil para os jardineiros e agricultores de regiões com condições climáticas adversas escolher uma variedade de tomate que seja produtiva, dando a colheita em um curto espaço de tempo. Entre eles está a variedade Curió, de maturação precoce, que se desenvolve bem no jardim.
História de criação
A cultura vegetal Curió foi criada pelos criadores russos da empresa agrícola Biotekhnika em 2008. A cultura não está incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa, mas sua popularidade está crescendo a cada ano, devido à tecnologia agrícola simples e à capacidade de dar bons rendimentos mesmo em condições frias de verão.
A variedade é recomendada para cultivo na Sibéria, Extremo Oriente, Urais, no noroeste e na Europa do país. A cultura mais produtiva é quando cultivada em campo aberto.
Descrição da variedade
O Dom-fafe do tomate é uma planta de baixo crescimento e de tipo determinante de crescimento. Um arbusto de tomate compacto cresce até 45-50 cm, enquanto parece poderoso e forte. Possui caule central forte e ereto, espessamento moderado com folhagem verde rica, sistema radicular desenvolvido e inflorescência de tipo intermediário. O primeiro cacho com frutos é formado acima de 6-7 folhas, onde até 5-6 bagas são amarradas.
Ao cultivar uma planta, não é necessário formar arbustos, porém, durante o amadurecimento dos frutos, não se pode prescindir da liga, caso contrário todos os frutos ficarão no chão. Além disso, jardineiros experientes recomendam remover o excesso de enteados, que crescem muito lentamente, e desbastar as folhas inferiores para que a umidade não se acumule. A finalidade do tomate é universal, o que permite que o vegetal seja amplamente utilizado na culinária, transformado em macarrão e purê de batata, enlatado, adicionado a saladas.
As principais qualidades da fruta
Tomates Dom-fafe são vegetais de frutos grandes que ganham peso até 200 gramas. O formato do fruto é tradicional, redondo e achatado com uma superfície nivelada e perfeitamente lisa. O tomate maduro é uniformemente coberto de cor vermelha, em estado de maturidade técnica - verde escuro. A casca da fruta é fina e brilhante, capaz de proteger o tomate de rachar. Além disso, os tomates toleram bem o transporte, são dotados de uma longa vida útil e também apresentam uma apresentação atraente, pois crescem no mesmo formato e tamanho.
Características do sabor
Os tomates têm características de bom gosto. A polpa dos bagos é moderadamente densa, carnuda, suculenta, mas não aquosa. Praticamente não há sementes na polpa. O sabor é dominado pela doçura, complementada por um aroma pronunciado de tomate.
Amadurecimento e frutificação
O Dom-fafe do tomate é uma verdura da fase inicial. Desde a germinação em massa de mudas até os primeiros frutos maduros nos cachos de frutos, passam-se 94 a 109 dias. O período de frutificação dura cerca de 2 meses. O pico de amadurecimento do tomate ocorre na terceira década de julho - meados de agosto.
Produção
O rendimento da variedade é bom. Se todas as recomendações de cuidado forem seguidas, 6-6,5 kg de tomates maduros podem ser colhidos em 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
É necessário cultivar uma safra de beladona usando o método de mudas. As sementes são semeadas no final de março - início de abril (55-60 dias antes da transferência para o jardim).Antes da semeadura, recomenda-se que a semente seja separada, desinfetada e tratada com estimulador de crescimento. Para a rápida germinação das mudas, deve-se providenciar o regime correto de temperatura na sala, bem como luz suficiente. Via de regra, os brotos em massa são observados no 6º ao 8º dia.
Na fase de aparecimento de 2-3 folhas no arbusto, as plantas são mergulhadas em copos individuais. Alguns agricultores experientes recomendam o endurecimento dos arbustos (7 a 10 dias antes do transplante), o que garantirá uma adaptação suave e rápida das mudas às novas condições de cultivo.
Recomenda-se plantar arbustos em terreno aberto no final de maio - início de junho, quando o ar e o solo estão bem aquecidos e as quedas noturnas de temperatura ficam para trás. Na fase de transplante, deve haver 5-7 folhas nos arbustos. Transplante as mudas em um dia nublado ou à noite quando não houver sol. Após o transplante, por vários dias, os arbustos podem ser cobertos com fibra de fibra à noite para proteção contra desastres naturais imprevistos.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
No cultivo do tomate Dom-fafe, é preciso observar a densidade de colocação dos arbustos na horta e também utilizar o esquema de plantio correto. 5-6 arbustos podem ser plantados por 1 m2. O esquema correto de pouso é considerado um esquema de 70x30 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura não é muito caprichosa para o solo, então basta limpar, desenterrar e fertilizar o solo. Solo fértil, respirável e com acidez neutra é considerado o mais adequado. Na maioria das vezes, o tomate dom-fafe é plantado em uma área onde leguminosas e repolho foram seus predecessores.
Para que os rendimentos sejam estáveis e elevados, a planta precisará de cuidados complexos: regar, fertilizar, afrouxar e sachar o solo, amarrar arbustos durante o amadurecimento das bagas, remoção parcial de enteados e folhas baixas, além de proteção contra insetos e vírus. Não é recomendado superalimentar as mudas com fertilizantes contendo nitrogênio.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O Dom-fafe do tomate tem boa imunidade, por isso é resistente a muitas doenças a que as beladonas estão expostas (podridão de topo, murcha de fusarium, manchas marrons). Devido ao seu amadurecimento precoce, o tomate praticamente não é suscetível à requeima. A pulverização oportuna com preparações especiais (inseticidas) ajudará a proteger contra invasões de insetos nocivos.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade é muito resistente ao estresse, portanto cresce bem nas condições mais desfavoráveis. A planta tolera secas de curto prazo, falta de luz, ondas repentinas de frio da primavera, bem como flutuações de temperatura, mesmo durante a estação de crescimento. A maioria dos tomates não gosta de chuvas, mas Curió não reage a chuvas prolongadas.
Regiões em crescimento
Curió é uma cultivar de tomate ideal para cultivo nas regiões setentrionais, Sibéria e Urais. Nos últimos anos, o tomate também foi cultivado na Moldávia e na Ucrânia.
Visão geral da revisão
Esta variedade intermediária é popular entre os residentes de verão e agricultores que cultivam vegetais para venda, uma vez que é caracterizada pela tecnologia agrícola simples e alta tolerância às condições climáticas adversas. Além disso, destacam-se o bom sabor e as excelentes qualidades comerciais da fruta. Muitas donas de casa se encantam com a versatilidade dos tomates, que são bons tanto em saladas quanto em molhos.