- Autores: Lukyanenko A.N., Dubinin S.V., Dubinina I.N.
- Ano de aprovação: 2009
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras, para suco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: mais de 250
- Sai: grande, verde escuro
Os amantes dos tomates para sobremesa, assim como dos tomates cereja, certamente vão adorar a variedade precoce Sweet Bunch e se tornarão uma das suas preferidas, pois são fáceis de cultivar, proporcionam frutas saborosas e safras abundantes.
História de criação
Cultura primitiva O grupo Sweet foi criado pelos criadores domésticos Dubinin, Lukyanenko e Dubinina em 2008. O certificado de inclusão no registro de seleção das realizações da Federação Russa foi obtido em 2009. Recomendado para cultivo em todas as zonas climáticas do país. A produtividade máxima é alcançada no cultivo do tomate em estufas de filme, porém, nas regiões do sul, a cultura cresce bem em campo aberto.
Descrição da variedade
Cultura vegetal O cacho doce é uma planta alta de tipo indeterminado. Os pés de tomate com tendência a tecer crescem até 250 cm. A planta é caracterizada por um espessamento moderado com folhas verdes escuras, um caule central forte e ramos flexíveis, um sistema radicular desenvolvido e uma estrutura simples de inflorescências. Nos primeiros 2-3 cachos de frutos, o maior número de bagas é formado - 40-50 unidades em cada um, e todos os subsequentes - a partir de 20 ou mais.
Durante o cultivo da cultura, é necessário formar arbustos em 1-2 hastes, remover regularmente novos enteados e também não se esqueça de amarrar as plantas a suportes (é melhor usar barbante e varas de bambu). A variedade de sobremesa tem um propósito universal - é usada na culinária, comida fresca, enlatada, em conserva, congelada. Os mini-tomates são ideais para enlatar frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
Tomate precoce O cacho doce é caracterizado por uma apresentação atraente. A variedade representa a classe das abotoaduras de pequena frutificação. Em média, a massa de um tomate é de 20-30 gramas, mas às vezes eles crescem até 50-60 g. Bagas de tamanhos diferentes podem crescer em um cacho de frutas. O formato do tomate é redondo, sem irregularidades. Quando maduro, o tomate é uniformemente coberto por uma cor vermelha brilhante e, quando maduro, é verde sem manchas escuras na base. A casca do vegetal é perfeitamente lisa, brilhante e densa o suficiente para que o tomate seja resistente a rachaduras. Além disso, as frutas são transportáveis e armazenam bem em local fresco.
Características do sabor
A palatabilidade da fruta é boa. A polpa é carnuda, medianamente densa, suculenta, com pequeno número de sementes pequenas. O sabor do tomate, apesar do nome, é doce e azedo com um aroma picante pronunciado. Quando consumido fresco, sente-se a dureza da casca, o que protege os frutos da deformação durante o tratamento térmico.
Amadurecimento e frutificação
Tomate cereja precoce. Leva de 90 a 100 dias desde as mudas em massa até os tomates maduros nos galhos. A variedade é caracterizada por uma frutificação abundante, cuja intensidade é alongada, pelo que há oportunidade de saborear deliciosos tomates até ao outono. Embora os agricultores experientes recomendem retirar os frutos com escovas inteiras.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são bons. Com tecnologia agrícola mínima, pelo menos 3,5 kg de tomates maduros podem ser colhidos por 1 m2 por temporada.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A melhor maneira de semear as sementes é entre o final de fevereiro e meados de março (50-60 dias antes do transplante para a estufa). É melhor plantar mudas em solo de jardim (não é recomendado comprar solo de turfa). A germinação das mudas ocorre no 5º ao 7º dia nas condições corretas de cultivo (iluminação por mais de 12 horas / dia e temperatura de 22-25 graus). O mergulho é realizado na fase do aparecimento de várias folhas no mato.
Recomenda-se o transplante de plantas para uma estufa em um dia nublado. O melhor período é final de abril - final de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
No plantio de mudas é imprescindível observar a densidade e o padrão de plantio, que proporcionarão às plantas um crescimento confortável. Não devem crescer mais do que 3 arbustos por 1 m2. O esquema de plantio recomendado é de 60x40 cm.
Crescendo e cuidando
O mais indicado para o cultivo dessa cultura é o método de mudas. O solo é limpo, desinfetado, umedecido, solto para que respire bem. Não é recomendável plantar tomate no local onde costumavam crescer batatas ou beringelas. O cuidado integral do tomate consiste em uma série de atividades: regar moderadamente, fertilizar, remover ervas daninhas, soltar e cobrir o solo com cobertura morta, formar arbustos, amarrar a suportes, beliscar, ventilar a estufa e proteger contra vírus e insetos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente às principais doenças do tomate, mas tende a ser afetada pela requeima, que pode ser causada por correntes de ar e umidade excessiva na estufa.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura tem alta resistência ao estresse. É resistente às oscilações climáticas, secas de curto prazo e calor. O tomate não gosta de excesso de umidade e correntes de ar. Além disso, mesmo a mais leve geada (-1 ... 2 graus) pode afetar adversamente o rendimento.