- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2019
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
As colheitas de amadurecimento precoce não precisam de cuidados intensivos, embora tenham bons rendimentos. Tomato Starling é um deles.
História de criação
Em 2017, o criador Blokin-Mechtalin V.I. inicia o desenvolvimento de um novo híbrido que pode ser cultivado em várias regiões da Rússia. A variedade acabou sendo determinante com a possibilidade de cultivo em campo aberto e fechado. Em 2019, o tomate Starling foi inscrito no Registro do Estado e permitido para cultivo em jardins privados e plantações. Na maioria das vezes, as sementes são produzidas pela agrofirm parceira.
Descrição da variedade
Tomate bush Estorninho de tamanho médio. A altura nos canteiros chega a 50 cm, em estufas cobertas - até 100-120 cm.O caule é potente e forte, sendo necessária uma liga, já que o peso da fruta puxa o arbusto para o chão. A coroa não está se espalhando, mas se ramificou. O sistema radicular cresce superficialmente em diferentes direções.
Os arbustos não devem ser deficientes em umidade e minerais.
As folhas são de tamanho padrão, ligeiramente oblongas. Cor verde.
É melhor formar um arbusto de 1-2 hastes para melhores rendimentos.
A inflorescência da planta é simples. O primeiro é formado entre 5 e 7 folhas, o próximo - a cada duas. 5-6 escovas crescem no tronco principal. 3-6 bagas são formadas em um pincel.
O crescimento do caule pára por conta própria quando 5 escovas são formadas no arbusto.
O híbrido pertence à variedade padrão, portanto, não há necessidade de beliscá-lo. Este é um dos muitos benefícios culturais que os jardineiros celebram. Entre outras vantagens, cita-se o amadurecimento precoce da variedade, a resistência a doenças fúngicas. Bem como o rendimento, o sabor e a capacidade de cultivar colheitas tanto ao ar livre como dentro de casa.
Uma clara desvantagem para muitos é a necessidade de amarrar um arbusto.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são achatados e arredondados, com estrias ligeiramente pronunciadas no pedúnculo. Por peso, os vegetais variam na faixa de 250-300 G. Os vegetais verdes são verdes claros, totalmente maduros - vermelhos, sem uma mancha verde na base.
A casca é densa, forte, não racha. A variedade tem boa qualidade de conservação, havendo possibilidade de transporte por longas distâncias.
A polpa é densa, suculenta, açucarada, com pequeno percentual de aguado. O número de câmeras é de 6 ou mais. Tem muitas sementes dentro, mas todas vazias, pois a variedade é híbrida.
A variedade é universal. As frutas podem ser consumidas frescas, saladas preparadas, molhos, frios e sucos. As bagas são adequadas para a conservação de frutos inteiros, decapagem e salga.
Características do sabor
Possui um sabor doce agradável com um leve acidez.
Amadurecimento e frutificação
Segundo o fabricante, a variedade pertence à categoria de safras de salada de maturação precoce. O amadurecimento completo dos frutos ocorre entre 95-100 dias. A colheita começa em meados de julho. Muitos fatores dependem da região e do cuidado correto com a cultura. A frutificação é prolongada, embora os frutos se formem ao mesmo tempo. Em média, a colheita dura 30-35 dias.
Produção
Os indicadores de rendimento são bons, 17,1 kg de tomate são retirados de 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O fabricante recomenda o cultivo do tomate Starling por meio da germinação de mudas. As sementes são preparadas com antecedência. Por se tratar de um híbrido, não faz sentido usar as sementes dos frutos do ano anterior, pois estão vazias. Todos os materiais são adquiridos em loja especializada.
O rótulo indica se a semente foi tratada. Nesse caso, não vale a pena continuar o processamento. Se não houve tratamento, o material é lavado em água morna e embebido em uma solução fraca de permanganato de potássio ou babosa. Depois as sementes são enxugadas com um guardanapo.
Solo fértil solto é colhido nas caixas de mudas e são formados buracos. Uma semente cai em um buraco. Após a semeadura, tudo é derramado em abundância com água e coberto com um copo.
A temperatura da sala deve ser de 24-26 graus. Isso é necessário para que as sementes eclodam mais rápido. Depois que as mudas brotam, o vidro é removido.
É necessário regar com um borrifador uma vez por semana. O curativo de cobertura é aplicado junto com a rega.
A primeira colheita é realizada desde que a planta tenha formado várias folhas grandes. As mudas são transferidas para um novo recipiente, cuja profundidade é de 500 a 700 ml. A segunda escolha é realizada em meados de maio, ao pousar em um local permanente. As mudas neste ponto devem ter 55-60 dias de idade.
Uma área pré-selecionada é desenterrada e tudo é derramado com água quente para aquecer a terra. Os fertilizantes podem ser adicionados ao fundo dos poços para estimular o crescimento. Após o transplante, cada arbusto é derramado abundantemente com água morna (1-3 baldes) e a próxima irrigação é realizada em uma semana.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os jardineiros recomendam escolher a seguinte densidade de plantio: em campo aberto - 4 plantas por 1 m2, em estufas cobertas - 3 arbustos por 1 m2. Acontece que o esquema de plantio deve ser de 70x60 cm, é necessário observá-lo, pois as raízes da variedade crescem para os lados. Com um forte espessamento dificultará o manejo dos arbustos e a colheita dos frutos.
Crescendo e cuidando
Para conseguir uma boa colheita, algumas características devem ser observadas.
O regime de irrigação deve ser moderadamente abundante. A variedade lida bem com a seca de curto prazo. Recomenda-se regar os arbustos uma vez por semana, mas em abundância. A umidade deve penetrar 20-30 cm no solo.
A cobertura é aplicada três vezes por temporada. Primeiro, após o plantio das mudas, e depois na época de formação e amadurecimento dos frutos. Para aumentar a vegetação, você precisa de um nitroammophoska. E para frutas, superfosfato e sulfeto de potássio são adequados.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.