- Autores: R. Dukhov (Ucrânia)
- Apareceu ao cruzar: Bleve P-20 x pera preta
- Sinônimos de nomes: Blue Pear, Blue Pear Duhova
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
A aparência incomum de alguns tomates em forma de pêra é realçada por uma cor nada trivial: amarelo, laranja, esmeralda. Não muito tempo atrás, o exótico Blue Pear foi adicionado à família dos tomates pera.
História de criação
A variedade foi criada em 2015 pelo criador ucraniano Ruslan Dukhov. Por causa deste homem ainda muito jovem, já existem várias dezenas de variedades de direitos autorais. Ainda adolescente, Ruslan começou a coletar uma coleção única de sementes de todo o mundo. Hoje, Semyon Dukhovykh é uma empresa familiar de sucesso que vende sementes selecionadas de várias safras.
A variedade Blue Pear foi obtida pelo cruzamento das subespécies Black Pear e Bleve P-20 (EUA). Uma variedade bonita, saborosa e despretensiosa rapidamente se espalhou pela Ucrânia, Europa e Rússia.
Descrição da variedade
A pêra azul é uma variedade de maturação intermediária, produtiva, resistente a doenças e de clima quente para terrenos abertos e estufas, formando arbustos altos (até 2 m) com folhagem esparsa. Os tomates com gosto de sobremesa têm uma forma achatada em forma de pêra e uma leve nervura.
As principais qualidades da fruta
A antocianina, um pigmento rico em muitas frutas silvestres: mirtilos, amoras, bem como vegetais como berinjela e repolho roxo, é responsável pela incrível tonalidade azul-púrpura perto do pecíolo. O consumo regular de alimentos com alta concentração desses glicosídeos tem efeito bactericida, antioxidante e fortalecedor das paredes vasculares do corpo humano.
Os tomates azuis pera costumam ter uma cor dupla interessante: primeiro, verde claro com uma "coroa" escura, e depois marrom-avermelhado com uma mancha de tinta de antocianina, espalhando-se pelo caule. A forma dos tomates não é muito alongada, ao contrário, é achatada e larga na parte inferior. As costelas estendem-se desde o corte e, na maioria dos casos, são superficiais.
Os frutos têm uma grande variação de tamanho e peso: até 10 cm de diâmetro e de 120 a 200 g Peso médio - 150 g A pele do tomate é brilhante, macia, elástica, não racha. A polpa cortada não apresenta lacunas, é carnuda, oleosa e sumarenta, de rica cor vermelho cereja, com pequenas câmaras de sementes (7 a 10 pedaços).
Características do sabor
Os consumidores valorizam muito o delicioso sabor do Blue Pear: é equilibrado, com predominância de açúcares e um travo picante. Os tomates são usados para saladas e consumo fresco. A variedade é perfeita para fazer tomates secos ao sol, molhos e sopas amassadas, para lecho e caviar de vegetais. Tomates pequenos também são adequados para enlatados.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade de meia temporada pode ser colhida aproximadamente 110 dias após a semeadura para as mudas. Nos primeiros dias de julho, já há tomates maduros nos arbustos, e o maior rendimento ocorre na segunda quinzena do mês. Os tomates amadurecidos no mato têm o melhor sabor. A temporada de frutificação vai até o início de outubro.
Produção
A variedade é frutífera, mais de 6 cachos são formados no caule e 5 a 6 ovários amadurecem em um cacho de frutas.Quase todas as pequenas flores amarelas autopolinizadas são amarradas, não caem. Cada arbusto traz 3-4,5 kg de tomates. De uma área de 1 m², podem ser colhidos de 15 a 18 kg por safra. A alta frutificação estável é garantida em uma estufa.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O trabalho com sementes é realizado no início de março. Você pode semear em tabletes de turfa, um recipiente comum (a colheita será necessária mais tarde) ou recipientes separados. Dois meses depois, em maio, as mudas são transferidas para o local.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os arbustos de pereira azul são caracterizados por um sistema radicular compacto, portanto, em uma parcela de 1 m², 3-4 plantas são colocadas em um padrão quadriculado de acordo com um esquema de 50x50 cm ou 50x60 cm por muda.
Crescendo e cuidando
A agrotecnologia de uma planta indeterminada inclui a liga obrigatória ao suporte e pinçamento. É melhor formá-lo em 2-3 brotos, mas às vezes o arbusto é conduzido para 1 haste de 160-180 cm de altura.
Outras atividades de cuidado:
- cobertura (fertilizantes minerais e matéria orgânica alternativos);
- afrouxamento e cobertura morta do solo;
- rega à noite (cerca de 7 litros debaixo de um arbusto 2 vezes por semana);
- tratamento com medicamentos para pragas e infecções.
A variedade pode resistir a extremos de temperatura e ao calor do verão.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A pêra azul tem boa imunidade, mas com umidade excessiva do solo pode ser afetada pela requeima. A pulverização ajudará no ataque violento de pulgões e ácaros.