- Autores: Oregon State University (OSU)
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 120-180
- Cor de fruta madura: vermelho violeta escuro
O tomate é cultivado como legume há muito tempo; hoje, até mesmo os cultivadores novatos estão conseguindo dominar esse processo. O tomate azul é uma variedade incomum de planta que requer cuidados adequados.
Descrição da variedade
Esta variedade é classificada como indeterminada. Os tomates vão deliciá-lo frescos à mesa e não têm mau gosto depois de enlatados.
O azul é cultivado em áreas abertas e com efeito de estufa. Os arbustos são altos, com comprimento máximo de 180 cm.
As principais qualidades da fruta
Os frutos desta casta têm uma cor muito invulgar - púrpura escuro com vermelho. Eles não são grandes em tamanho, até 140 gramas. A forma é redonda, a polpa é de um vermelho denso.
Características do sabor
O sabor é agradável de tomate.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é meia-estação, com período de maturação de até 120 dias.
Produção
O rendimento é alto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As mudas podem ser plantadas em abril-maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A versão padrão 40x60 cm é usada.
Crescendo e cuidando
É melhor preparar você mesmo o solo para as mudas. Para fazer isso, pegue turfa, terra, areia e húmus em proporções iguais. Enquanto mistura, adicione 30 g de superfosfato e sulfato de potássio. O solo pode ser desinfetado de forma simples: prepare uma mistura de solo um mês antes da semeadura e deixe no frio. Antes de plantar, você precisará aquecê-lo.
Após concluir o procedimento de desinfecção, mergulhe as sementes Blue em Fitosporin. É melhor usar caixas para semear. Semeie as sementes até a profundidade de um centímetro, regue, cubra com vidro e coloque em uma janela ensolarada. Os primeiros rebentos aparecem após duas semanas e meia.
Os tomates azuis precisam de modelagem. Você pode manter até 3 hastes.
O cultivo de tomates desse tipo funciona melhor em solos ricos em húmus, drenados e quentes. Também é importante escolher a área correta em campo aberto, bem iluminado pelo sol. A preparação da base para o tomate consiste em cavar profundamente o solo no outono. Nesse ponto, é melhor enriquecer a terra com fertilizante orgânico natural, ou seja, esterco ou composto.
Usamos fertilizantes fosfatados antes mesmo do transplante das mudas.Depois de duas a três semanas, adicionamos nitrato de amônio, durante o período de crescimento intensivo adicionamos mais potássio ao solo, que é necessário para o amadurecimento e a bela cor dos tomates.
As plantas com altura de 15 a 30 cm são adequadas para o plantio, com no mínimo cinco folhas formadas e no máximo cerca de oito.
Os tomates azuis requerem adereços. Não é recomendado o uso de estacas de madeira, pois os microrganismos patogênicos se multiplicam rapidamente nelas.
Os tomates desta variedade requerem rega moderada. É melhor usar água morna e estabilizada. Em uma estufa, a irrigação por gotejamento é ideal.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A podridão de topo no tomate Azul é caracterizada pelo aparecimento de manchas pretas e deprimidas nos frutos verdes. A razão para o desenvolvimento da doença são: umidade insuficiente, quantidade excessiva de fertilizantes de nitrogênio no solo, falta de cálcio. Se for detectada lesão, o tratamento dos arbustos com solução de nitrato de cálcio é recomendado. Para isso, uma colher do produto é diluída em um balde de água para 10 litros. Os tomates gravemente afetados são removidos.
A podridão da raiz do tomate é causada por irrigação frequente do solo ou transmitida através de solo contaminado. Portanto, antes do plantio, o terreno deve ser desinfetado com uma solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre, durante o período de cultivo, a planta deve seguir rigorosamente as regras de rega.
A antracnose é uma doença reconhecível devido às manchas marrons características no caule, folhas e frutos. Os tomates azuis correm mais risco de infecção quando atingem a maturidade. Se forem encontrados sintomas de uma doença, as plantas devem ser pulverizadas com Fitolavinem.