- Autores: Botyaeva G.V., Dederko V.N.
- Ano de aprovação: 2012
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 109-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Altura do arbusto, cm: 150-180
- Ramificação: médio
A maçã siberiana é uma daquelas raras variedades de tomate que dá uma boa colheita em quaisquer condições, mesmo em verões frescos e chuvosos. A cultura recebeu esse nome devido à forte semelhança de belas frutas rosa pérola com a famosa fruta. A maioria dos tomates é cultivada em estufas, mas os jardineiros das regiões do sul podem plantar plantas ao ar livre.
História de criação
Os conhecidos criadores de Novosibirsk GV Botyaeva e VN Dederko se propuseram a criar uma variedade de tomate que frutificasse com sucesso principalmente no território da Sibéria com suas características climáticas. Foi assim que a maçã siberiana foi obtida e, em 2012, foi inscrita no Registro do Estado e aprovada para cultivo em fazendas particulares com filme.
Descrição da variedade
A maçã siberiana é um tipo de tomate indeterminado que atinge alturas não muito impressionantes de um metro e meio, mas às vezes pode crescer até 1,8 metros. Os arbustos não muito ramificados têm folhagem média. Mas, ao mesmo tempo, a própria folhagem é grande, de cor verde. Difere na presença de inflorescências simples, não há articulação no pedúnculo.
As principais qualidades da fruta
A principal característica da cultura são, obviamente, seus frutos. De acordo com o nome, são muito semelhantes a uma maçã, mesmo arredondadas, lisas. No entanto, há alguma presença de costelas fracas na forma. Eles são coloridos em um estado imaturo em um tom verde claro, e não há nenhuma mancha na base. Tomates maduros de uma bela cor rosa.
Em peso, também se assemelham a uma fruta, cada fruta pesa cerca de 140 gramas, mas também existem exemplares maiores, de até 200 G. O número de ninhos de sementes é de 4 a 6. Os frutos estão bem conservados tanto no mato e após a remoção. O transporte é possível sem perda de aparência e sabor.
Características do sabor
O bom gosto é notado pela maioria das pessoas que experimentaram o produto. Os provadores profissionais deram uma avaliação de 4,8 pontos em 5. Os tomates são muito carnudos, densos, os vegetais têm um teor significativo de açúcar (3,5%), assim como a vitamina C (14 mg /%). Basicamente, o objetivo dos tomates é a salada.
Amadurecimento e frutificação
Após os primeiros brotos das sementes, o amadurecimento dos tomates pode ser esperado no dia 115. Isso significa que a maçã siberiana pertence às variedades de meia temporada.
Produção
Basicamente, a safra é caracterizada como frutífera. Portanto, em média, o número de tomates maduros comerciáveis por 1 m2 de plantação pode variar de 8,2 a 9 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade de maçã siberiana é cultivada em mudas. As sementes são semeadas 50-60 dias antes da transferência das mudas cultivadas para um local permanente. Para uma boa germinação da semente, é necessário manter a temperatura da divisão onde é cultivada a um nível de 23-25 graus.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao plantar no solo, não mais do que 3 pés de maçã siberiana são colocados em um metro quadrado.As covas devem ter cerca de 10 cm de profundidade. Entre duas plantas em uma fileira deve-se manter uma distância de 70 cm, no espaçamento entre fileiras - 30-40 cm. Em outro arranjo, o tomate varietal não se desenvolve bem, os arbustos ficará deformado e pode até secar.
Crescendo e cuidando
A variedade é recomendada para cultivo em estufas ou ao ar livre. A cultura requer moldar e amarrar a um suporte ou treliça. A variedade é cultivada em 1-2 hastes, realizando pinçamento. Para fortalecer os ramos principais, remova as folhas inferiores.
A maçã siberiana responde bem à fertilização com fertilizantes minerais e orgânicos, bem como à rega oportuna. Verbasco e excrementos de pássaros são usados apenas diluídos em água (proporção 1: 10). Preparações prontas, como "Gumisol" ou "Gumi-Plus", são adicionadas à raiz.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.