- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 150-180
- Sai: grande, verde escuro
- Cor de fruta verde: verde com uma mancha verde escura no caule
- Cor de fruta madura: Vermelho
O tomate milagroso siberiano é uma das muitas variedades nacionais, nas quais os horticultores descobriram muitas vantagens. Os tomates, que proporcionam um alto rendimento de frutas saborosas, destinados às regiões frias, são apreciados pelos jardineiros das regiões nortenhas.
História de criação
Os cientistas do Altai começaram a trabalhar com o melhoramento desse tipo de tomate na última década do século passado, em 2007 a novidade foi registrada no Cadastro Estadual de Cultivos de Variedades. A tarefa inicialmente definida - atingir rendimentos elevados estáveis para áreas com condições naturais difíceis - foi cumprida. Os testes foram bem sucedidos, os resultados correspondem à descrição apresentada. A variedade é despretensiosa no cuidado, os frutos são aplicados frescos, próprios para a colheita.
Descrição da variedade
Pertencem a colheitas altas indeterminadas com um caule poderoso, requerem suporte adicional, que são estacas longas ou treliças. Os cachos de tomate suportam o peso da fruta sem amarrar. As condições meteorológicas não prejudicam a formação dos ovários, permitindo-lhe dar sempre uma colheita bonita, perfumada e saborosa.
A simplicidade da tecnologia agrícola, outras qualidades positivas, tornam possível o cultivo do tomate em terrenos domésticos particulares, dachas e fazendas.
As principais qualidades da fruta
Tomates ovais grandes com uma estrutura nervurada. Alguns exemplares dos primeiros pincéis pesam até 200 g, têm uma cor carmesim brilhante. A variedade distingue-se pelo fato de os tomates não racharem. Para transporte, são retirados um pouco imaturos.
Características do sabor
Em qualquer clima, em diferentes condições meteorológicas, crescem tomates suculentos, carnudos, doces com um ligeiro azedume de um sabor incrível. Filmadas maduras, as primeiras são consumidas frescas, as subsequentes são utilizadas para decapagem e preparação de petiscos diversos, lecho, adjika. Segundo os médicos, o tomate contém serotonina, um hormônio que melhora o humor.
Amadurecimento e frutificação
A planta frutifica por muito tempo, os pincéis amadurecem gradualmente, a colheita agrada até jardineiros experientes. Os tomates verdes atingem a condição dentro de casa, enquanto mantêm as propriedades de consumo. Uma variedade de maturação média.
Produção
Em estufas de 1 sq. m, até 8-10 kg de tomates são colhidos, 2-4 kg são removidos de um arbusto. Nos canteiros, a colheita parece mais modesta, principalmente se o clima estiver desfavorável. Os tomates em pó têm o melhor sabor e aroma. Este rendimento é considerado alto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes, envelhecidas em solução rosa de permanganato de potássio (permanganato de potássio) e tratadas com estimulante de crescimento, são plantadas em caixas em meados de março, levando em consideração a região de germinação e os dias favoráveis do calendário lunar. Para tomates, apenas o método de cultivo com mudas é adequado. Quando as mudas aparecem, as plantas são expostas à luz, regadas conforme necessário, sem fertilização. Para o plantio, eles pegam uma horta fértil ou compram um substrato feito à base de turfa. Em seguida, as mudas são mergulhadas em copos plásticos separados com orifícios na parte inferior para drenagem da água. Antes do transplante para os canteiros, as plantas são levadas para fora por vários dias para adaptação.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Em campo aberto, 2 arbustos são plantados por 1 sq. m, 4 peças são colocadas sob a cobertura nesta área. Certifique-se de instalar estacas longas ou fazer suporte para as hastes. O caule principal é deixado no tomate sem enteados. Se isso não for feito, o rendimento diminuirá.
Crescendo e cuidando
Os agrotécnicos são os seguintes: rega moderada, vários fertilizantes conforme necessário, remoção de ervas daninhas, afrouxamento regular do solo, corte oportuno de enteados. As plantas da estufa são ventiladas sistematicamente, as aberturas são abertas. A variedade não gosta de superaquecimento, se combinado com alta umidade do ar, as plantas podem adoecer com uma infecção fúngica. No outono, com uma forte onda de frio, os tomates são retirados imaturos, colocados em casa para que possam cantar, a qualidade e o sabor sejam preservados.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Nas plantas, embora raramente, aparece a podridão parda, que pode prejudicar a cultura. Para o tratamento, são usados medicamentos para infecções fúngicas, também são tratados com arbustos quando infectados com mancha seca. Os frutos afetados são destruídos, deixam de usar fertilizantes com nitrogênio e a quantidade de rega é reduzida. Se larvas de mosca-branca e carrapatos enferrujados forem encontrados em tomates, eles serão pulverizados com inseticidas. Após o aparecimento dos ovários, o uso de produtos químicos é interrompido.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade, criada para o cultivo em difíceis condições meteorológicas, dá conta da tarefa: cresce e frutifica com mudanças bruscas de temperatura e umidade em qualquer clima. Sujeito a simples medidas agrotécnicas, uma boa colheita de deliciosos tomates é colhida regularmente.
Regiões em crescimento
O tomate é adequado para todas as zonas climáticas da Federação Russa. Nas regiões de hortifrutigranjeiros de risco, ela é cultivada em abrigos, na região sul, em canteiros a céu aberto.
O tomate milagre da Sibéria é cultivado por jardineiros experientes e novatos. Se você seguir essas dicas de plantio e cuidados, ambos terão uma safra de boa qualidade.