- Ano de aprovação: 1959
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 98-108
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 40-60
- Folhagem: médio e fraco
Apesar de a variedade ser há muito conhecida dos jardineiros, ter uma idade sólida, comprovada pelo tempo, é tão fiável que não é inferior aos híbridos de tomate desenvolvidos nos últimos anos, competindo com eles com sucesso. É plantado por jardineiros experientes e novatos. Os arbustos são pequenos, compactos, com um caule forte que pode dar frutos sem suporte. A planta requer pouca manutenção, não precisa de pinças e amarrações, não é afetada pela requeima, resistente ao frio, adequada para áreas com verões curtos e frescos.
Descrição da variedade
Amadurecimento precoce da Sibéria - tomate subdimensionado determinante, amadurecimento 100-110 dias após o plantio. Em campo aberto, os arbustos crescem até 45-50 cm, sob uma cobertura de filme chegam a 60-80 cm de altura. Os arbustos têm uma haste poderosa que não precisa de suporte.
Os frutos se firmam bem, crescem juntos.
As principais qualidades da fruta
Em um galho de tomate, crescem 3-5 lindos frutos de formato redondo de tamanho médio, vermelho vivo, pesando de 60 a 120 g com uma casca densa. Os tomates amadurecem juntos, cedo, os caprichos do tempo não interferem nisso. Quase não são afetados pela requeima, são bem armazenados. A casca densa não racha, não permite que os frutos se deteriorem, por isso têm uma boa apresentação, toleram facilmente o transporte. Eles ficam lindos quando ficam vermelhos, amadurecendo bem nos galhos.
Características do sabor
Os tomates cultivados ao ar livre são mais saborosos do que os cultivados em estufa. Cantam de forma mais amigável, diferem em tamanhos maiores, aroma e suculência especiais, cor mais saturada.
Embora a variedade seja considerada uma variedade para salada, os frutos são adequados para enlatar, colhendo para o inverno. Os tomates não explodem em água quente, não mudam de cor, são pequenos e até bons para decapagem e decapagem. A polpa é densa, suculenta, com pequena quantidade de sementes, de sabor agradável, agridoce. O teor de açúcar é em média 2,5-3%.
A variedade é utilizada para fazer sucos, extrato de tomate, ketchup, molhos e diversos petiscos.
Amadurecimento e frutificação
Em termos de maturação, a variedade é considerada uma das primeiras. Os tomates atingem a maturação completa em ambientes fechados com a luz, sem rachaduras ou perda de qualidade durante o transporte. A frutificação é tardia, mas amigável nos canteiros, mais longa nas estufas, o que é importante para um verão frio e chuvoso.
Produção
3-4 inflorescências são formadas em uma planta, cada uma produzindo até 5 frutos.
Quase 1,5 kg de tomates são colhidos de um arbusto de estufa, o que equivale a cerca de 10 kg por metro quadrado. Em um canteiro, 6 a 7 kg são retirados da mesma área, em cada planta crescem até 600 g, rendimento considerado alto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O tomate é cultivado por meio de mudas. A semeadura de variedades precoces é realizada 60 dias antes da colocação prevista em local permanente. O amadurecimento precoce da Sibéria é plantado na última semana de março. O momento exato depende do clima na área de cultivo, o calendário lunar. As sementes são germinadas, seus próprios tomates maduros do ano passado são examinados, desinfetados em uma solução rosa de permanganato de potássio ou tratados com um estimulante de crescimento.
Eles pegam potes de plástico, fazendo furos no fundo para drenagem da água.Eles são convenientemente colocados em um palete onde a umidade pode ser facilmente removida. Na véspera da semeadura, os vasos são enchidos com a mistura de solo preparada, que consiste em terra de jardim, húmus e areia, depois regada em abundância. Para tomates, um solo nutritivo pronto à base de turfa também é usado. As sementes são colocadas à superfície segundo o esquema 2x2 cm, polvilhadas com uma camada de terra com 1 cm de espessura Os vasos descartáveis são cobertos com película aderente, que é retirada após a germinação.
Regue as mudas com um fio fino, tentando não danificar as delicadas raízes. Após 10 dias, as mudas são alimentadas com uréia.
Quando 2 folhas verdadeiras aparecem, os tomates são mergulhados, transplantados em xícaras separadas de 0,5 litro. Agora, os cuidados com as mudas consistem em regar e adubar na hora certa.
2 semanas antes do plantio em local permanente, as mudas são endurecidas, levando-as para local fresco, se estiver quente - ao ar livre, evitando-se a luz solar direta. Mudas saudáveis são a chave para uma boa colheita.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao preparar um terreno para tomates, fertilizantes são aplicados em todo o jardim para cavar, 1 colher de sopa de cinzas e punhados de húmus são colocados em cada buraco. Os buracos são preenchidos com água e as mudas são plantadas. Se for fortemente alongado, o caule é aprofundado, estendendo-se horizontalmente com um declive. Ao plantar mudas no solo ou estufa, use o esquema: até 6 plantas por 1 sq. m a uma distância de 70 cm entre si com um intervalo entre as filas de 40 cm. Plantio mais frequente não é recomendado devido ao perigo de infecção fúngica. A produtividade diminuirá se os tomates forem cultivados em áreas sombreadas. Os tomates são plantados no solo após a ameaça de geadas recorrentes. É melhor colocar arcos de plástico sobre os patamares e cobri-los com spunbond ou filme para protegê-los do frio.
Crescendo e cuidando
Além disso, os tomates requerem rega, remoção de ervas daninhas, alimentação e medidas preventivas oportunas para proteção contra doenças e pragas.
Se o solo sob eles for rico em estrume podre, composto, não há necessidade de fertilizar as plantas. Use uréia se necessário.
No verão quente, os tomates precisam de muita rega, principalmente quando os frutos estão amarrados, caso contrário, as flores cairão.
Para evitar a infecção da requeima, para uma boa ventilação, remova periodicamente algumas folhas inferiores do arbusto. As estufas são abertas para permitir a troca de ar. O solo ao redor do tomate é coberto com palha, serragem e folhagem podre.
Os tomates desta variedade não precisam de ser beliscados constantemente.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistente a condições climáticas adversas
Os horticultores das regiões setentrionais apreciam muito a variedade pelo seu amadurecimento precoce, boa colheita num verão curto e fresco. Nem todo tomate é capaz de amadurecer em condições climáticas adversas, às vezes extremas. Se em termos de sabor os tomates são talvez inferiores às variedades híbridas modernas, em termos de sobrevivência, despretensão, resistência a doenças, é difícil comparar com eles.
Regiões em crescimento
A lista de áreas onde o tomate siberiano de amadurecimento precoce é cultivado é grande: estas são as regiões norte, noroeste, central, Volgo-Vyatka, Médio Volga, Extremo Oriente e todas as regiões da Sibéria. Não há regiões ao sul entre elas: o tomate foi criado especificamente para um clima frio, não tolera calor extremo.
A maturação precoce da Sibéria é comum na Rússia. Muitos residentes de verão, uma vez plantando esta variedade, tornam-se seus adeptos por anos, obtêm suas sementes, usam-nas constantemente. A colheita amadurece independentemente do clima e das condições meteorológicas. A variedade é legitimamente uma das melhores entre os desenvolvimentos de criação doméstica.