- Autores: Kudryavtseva G.A., Fotev Yu.V., Kotelnikova M.A., Kondakov S.N.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 104-108
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Sai: médio, verde
- Cor de fruta verde: luz verde
Jardineiros e agricultores inexperientes tentam cultivar tomates em lotes que não requerem tecnologia agrícola complexa, são dotados de forte imunidade, crescem em condições desfavoráveis e proporcionam rendimentos elevados e estáveis. Isso inclui a pirueta siberiana de variedade intermediária.
História de criação
O tomate pirueta siberiana é criação de um grupo de cientistas russos (Kudryavtseva, Kotelnikova, Fotev e Kondakov), cuja principal tarefa era criar uma safra de beladona que frutificava em condições desfavoráveis em regiões com verões frescos e curtos e agricultura de risco. A espécie foi criada em 2007. Incluído no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia, e também autorizado a usar o tomate em 2008.
A planta pode crescer e frutificar em quase todas as regiões do país - Extremo Oriente, Terra Negra Central, norte, Volgo-Vyatka, Cáucaso do Norte, Baixo Volga, Ural e regiões Central.
Descrição da variedade
O tomate pirueta siberiana é uma planta de baixo crescimento do tipo determinante, que atinge até 50-60 cm de altura, arbustos compactos apresentam espessamento moderado com folhas verdes, caule central ereto, ramificação média, raiz desenvolvida e inflorescências simples.
Ao crescer, é necessário formar arbustos de 1-2 hastes se o tomate crescer em um canteiro de jardim e de 3-4 hastes se em uma estufa de filme. Apesar da sua baixa estatura, é necessário amarrar o caule e os ramos com a instalação de suportes especiais ou grades. A única coisa que não precisa ser feita é beliscar, pois os novos enteados crescem muito lentamente.
O objetivo do vegetal é universal - consumo in natura, enlatado e processado. A forma e o tamanho dos tomates permitem o enlatamento de frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
O tomate pertence à classe da beladona de frutificação média. O peso médio de um vegetal é de 65-70 gramas. A forma do fruto é cilíndrica, com "nariz" pronunciado de um lado e estreito na base. O tomate maduro é uniformemente coberto de vermelho e na fase de maturação apresenta uma cor verde claro sem manchas escuras. A casca do vegetal é bastante densa, perfeitamente lisa e brilhante.
O tomate é caracterizado pela resistência ao crack, transportabilidade e longa vida de prateleira (tomates frescos permanecem na geladeira por 3-4 semanas).
Características do sabor
O tomate tem um gosto excelente, o que é confirmado por jardineiros e especialistas. A polpa da baga é densa, carnuda e suculenta. Não se observa grande número de sementes dentro do tomate, bem como veios brancos. O clássico sabor agridoce é complementado pelo pronunciado aroma de tomate presente em muitas sombras noturnas.
Amadurecimento e frutificação
Este tipo de tomate é meio cedo. Da germinação em massa de mudas aos primeiros frutos maduros nos arbustos, passam de 104 a 108 dias. A frutificação em uma cultura é longa. O pico de frutificação ocorre em julho-agosto.
Produção
Variedade de alto rendimento. Sujeito às regras mínimas da tecnologia agrícola, 6-6,5 kg de tomates suculentos podem ser colhidos em 1 m2 por temporada. Vale ressaltar que mesmo no plantio do tomate por meio da semeadura em campo aberto, o rendimento é bom.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada em março. As mudas são recobertas com polietileno ou vidro, proporcionando um efeito estufa, que acelera a germinação. Com regime de temperatura adequado (22-25 ° C) e iluminação suficiente, as mudas aparecem no 5º ao 7º dia.
No estágio de 2 folhas em um arbusto, você pode mergulhar as plantas em copos separados. Uma semana antes de ser transferida para a horta, a cultura é endurecida, exposta diariamente ao ar puro.
Na idade de 60-65 dias, as mudas são transplantadas para um local de crescimento permanente. Neste estágio, a planta deve ter 6-7 folhas verdadeiras e 1 cacho de flores. O transplante é feito na segunda quinzena de maio, quando a temperatura do ar já se estabilizou e o solo já aqueceu. As mudas são plantadas na estufa várias semanas antes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
No plantio de mudas é imprescindível levar em consideração a densidade e o padrão de plantio, uma vez que são individuais para cada espécie de tomate. 3-4 arbustos crescem confortavelmente por 1 m2. O layout recomendado para plantio é de 40x40 cm.
Crescendo e cuidando
Para os tomates, é necessária uma área com solo solto, fértil e absorvente de umidade, iluminada pelo sol. Ideal é o solo onde costumavam crescer couves, cenouras ou pepinos. A pirueta siberiana precisa de uma técnica agrícola abrangente, que consiste em regar, fertilizar, soltar o solo, formar e amarrar arbustos e medidas preventivas de proteção contra vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem boa imunidade. O tomate é resistente a fitopatologias, mas pode ser exposto a fitoforese com umidade excessiva.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade tem alta resistência ao estresse, por isso o tomate cresce bem e dá frutos em caso de picos repentinos de temperatura, calor e seca.