- Autores: Ugarova S.V., Dederko V.N., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 120-190
No caso dos tomates, a combinação de cor incomum e facilidade de tratamento é bastante rara. Este é o tipo de malaquita siberiana. Frutas esmeraldas arredondadas, que externamente se parecem com ovos de codorna variegados, sabor maravilhoso, aliadas às propriedades benéficas das frutas e da tecnologia agrícola simples, tornaram a cultura uma das preferidas dos jardineiros.
História de criação
Uma variedade incomum foi cultivada em Novosibirsk pelos experientes criadores Ugarova S.V., Dederko V.N. e Postnikova O.V. Ela está inscrita no Registro Estadual da Federação Russa e pode crescer ao ar livre e sob filme em quase todas as regiões do país em 2008 anos.
Descrição da variedade
A malaquita siberiana é uma planta alta com um tipo de crescimento indeterminado. A cultura se diferencia pela presença de troncos fortes, cuja altura varia de 120 a 190 centímetros. Isso vai depender de onde é cultivado. Os arbustos que crescem em condições de estufa podem ser muito altos, até dois metros. Com o cultivo do solo, a malaquita siberiana será muito mais baixa. Cada cacho contém de 5 a 7 frutas, todos são uniformes, lisos e com aspecto muito decorativo.
As principais qualidades da fruta
A principal característica da malaquita siberiana é a cor original das bagas. Na forma verde, o tomate é verde, tem listras, mas após o início da maturidade total, sua cor verde permanece, mas o amarelo é adicionado a ele como nervuras pitorescas ou listras douradas.
Os frutos da variedade em questão distinguem-se pelo formato redondo, tamanho moderado, em média, a massa de um tomate é de 120-150 gramas. No interior, os frutos possuem ninhos de sementes, podendo haver 4 ou mais deles.
Características do sabor
Os tomates malaquita siberianos em seus indicadores de alto sabor, em muitos aspectos, superam alguns tomates vermelhos. São doces, frutados, suculentos e contêm muito caroteno, por isso não causam alergias. Eles são freqüentemente usados em dietas para bebês e dietéticas. A polpa esmeralda com veios parece muito interessante quando cortada.
Perfeito para consumo in natura e enlatamento inteiro. Os frutos são densos, portanto não racham, ficam ótimos dentro do pote. Além de espetaculares fatias e saladas de verão, são utilizadas no preparo de pratos quentes, sucos, pastas e todos os tipos.
Este é um dos tomates mais saudáveis e pode ser consumido mesmo por quem está de dieta.
Amadurecimento e frutificação
A malaquita siberiana é classificada entre as culturas de maturação intermediária e tardia, mas, no entanto, está mais próxima do grupo de maturação tardia.
As cultivares que amadurecem tarde têm seus próprios benefícios. Por exemplo, se diferentes variedades são cultivadas no local, as primeiras de maturação terminaram de dar frutos e as posteriores apenas começaram a amadurecer. Como resultado, descobrimos que haverá tomates frescos e saborosos na mesa quase todo o verão. E também os tomates de maturação tardia, via de regra, são armazenados por mais tempo e são bem transportados.
Produção
A malaquita siberiana tem um alto rendimento - de 10,6 a 12 kg por 1 sq. metro de camas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura da malaquita siberiana para as mudas é feita com antecedência, ou seja, 50 a 60 dias antes da transferência direta para o solo.Para uma germinação bem-sucedida da semente, é necessário manter a temperatura ideal entre 23-25 ° C.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Como as plantas são altas e se espalham, 3-4 plantas são plantadas em um "quadrado". Nesse caso, a preferência é dada à primeira opção, ou seja, não mais do que 3.
Crescendo e cuidando
Os tomates varietais em questão destinam-se ao cultivo ao ar livre, bem como em canteiros de estufas. Ao mesmo tempo, um maior rendimento pode ser obtido quando cultivado em casa de vegetação, onde a malaquita siberiana apresenta o melhor desempenho. A cultura geralmente é cultivada em 1-2 hastes; uma liga para o suporte também é necessária.
O maior rendimento é observado se você formar um arbusto de 2-3 troncos. As folhas extras devem ser removidas. A variedade é bastante despretensiosa, tolera perfeitamente o verão fresco da Sibéria. Ele responde bem à alimentação com fertilizantes minerais complexos. E também o plantio deve ser regado em tempo hábil. No calor, a rega deve ser feita com mais frequência, até 2 vezes ao dia.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistente a condições climáticas adversas
Uma vantagem importante da variedade é sua resistência nas condições climáticas bastante difíceis do período de verão na Sibéria: uma queda brusca de temperatura, chuvas que muitas vezes ocorrem repentinamente, tempo frio prolongado.