- Autores: Jardim Siberiano
- Categoria: grau
- Compromisso: para decapagem e conserva, para suco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Marketability: Boa
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho do arbusto: anão
- Altura do arbusto, cm: 25-35
Esta cultura resistente da Sibéria rapidamente ganhou popularidade entre os jardineiros em muitas regiões da Rússia. Com facilidade e naturalidade, ela é capaz de suportar baixas temperaturas, trazendo colheitas abundantes mesmo em verões chuvosos e frios. Apesar de os principais parâmetros da cultura serem típicos de variedades standard, a atenção especial dos jardineiros é atraída pela compactação das plantas com excelente rendimento.
História de criação
A cultura do anão siberiano apareceu no comércio em 2018. A conhecida empresa "Siberian Garden", especializada em plantas cultivadas nas condições climáticas locais, tornou-se a criadora. A variedade é original por ser resistente ao estresse e plástica, o que atraiu a atenção de jardineiros em muitas outras regiões da Rússia.
Descrição da variedade
A cultura é anã, compacta, atarracada, cresce até 25-35 cm, excelente para cultivo tanto em solos abertos como em estufas. A variedade é padrão, com caules poderosos, semelhantes aos troncos de árvores. As folhas são relativamente pequenas em tamanho, com uma configuração típica. A folhagem é média.
Das muitas vantagens da cultura, notamos:
alto potencial adaptativo da planta;
versatilidade nas condições de cultivo;
falta de dificuldades agrotécnicas no atendimento, despretensão;
falta de rigor com a qualidade da iluminação durante o manejo das mudas, bem como após o plantio nos canteiros;
proteção imunológica confiável;
a possibilidade de crescer sem ligas, formando e eliminando enteados;
prazos curtos e sincronismo do amadurecimento da safra;
compactação de arbustos, que oferece uma oportunidade para economias consideráveis de espaço produtivo;
alto nível de produtividade;
excelente apresentação, grandes tamanhos de frutas e sua unidimensionalidade;
a versatilidade da fruta para o fim a que se destina e o bom sabor;
bom nível de transportabilidade e mantendo a qualidade.
Embora nenhuma falha óbvia na cultura tenha sido identificada, os especialistas observam:
a necessidade de alimentação regular das plantas;
a relativa novidade da variedade teve um impacto negativo nas possibilidades de compra de material de semente;
a presença de um número extremamente pequeno de sementes nos frutos e seu frequente subdesenvolvimento.
As principais qualidades da fruta
Frutos de configuração oval. Em relação aos arbustos, amadurecem bastante grandes - pesando até 200 G. A casca do fruto é forte, densa, tradicionalmente vermelha, com brilho brilhante. A consistência é densa, carnuda, de grão grosso por dentro. As inflorescências são colocadas em 1-2 folhas. Semente vazios 3-4, com sementes pequenas, pouco perceptíveis no processo de alimentação. As frutas têm uma apresentação maravilhosa.
Os tomates maduros são especialmente saborosos, não apenas recém-colhidos, mas também em saladas e fatias. Freqüentemente e de boa vontade, eles são adicionados ao primeiro e ao segundo pratos, molhos, ketchups e massas são preparados com eles.
Características do sabor
Em termos de sabor, os frutos são muito harmoniosos - notas doces leves combinam-se na perfeição com um azedume quase imperceptível. Eles contêm muitos sacarídeos.
Amadurecimento e frutificação
A cultura é meio precoce, com um período de maturação de 100-105 dias. As frutas geralmente são colhidas de julho a setembro.
Produção
Arbustos com um tipo de frutificação carpal, ovários são formados frequentemente, o que fornece um excelente grau de rendimento - até 4 kg por arbusto por temporada (8-9 kg / m²). A cultura é de alto rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura para mudas é realizada de janeiro a março, e as mudas são plantadas no solo em maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de pouso padrão é 50 x 50 cm.
Crescendo e cuidando
Devido às especificidades climáticas da Sibéria, a planta é cultivada pelo método de mudas. Demora 5-6 semanas para arbustos com 3-4 folhas verdadeiras para crescer. A iluminação de boa qualidade não é um fator importante de crescimento para uma cultura - ela também se sente confortável em áreas sombreadas. Muito mais importante é a qualidade do substrato, o grau de sua fertilidade, leveza e friabilidade. Solos neutros ou ligeiramente ácidos são preferidos. Por esta razão, durante a escavação dos canteiros (cerca de 1,5-2 semanas antes do plantio das mudas), húmus e um complexo de fertilizantes são adicionados ao solo.
Os requisitos para irrigação de plantas são semelhantes aos requisitos de qualquer cultura padrão com sistema radicular superficial - cerca de 3-4 litros por arbusto. No entanto, o solo não deve secar a uma profundidade de mais de 2-3 cm. Se não houver chuva, a cultura é irrigada após 3-5 dias.
A cobertura morta é um procedimento popular, pois reduz os custos de mão-de-obra para afrouxamento e remoção de ervas daninhas, o que reduz o risco de danos à raiz.
A cobertura da variedade é realizada de acordo com o esquema:
11,5 semanas após o plantio de mudas no solo;
mais depois de 14 dias;
depois da 1ª colheita.
O melhor meio para a cultura são os fertilizantes comprados nas lojas, fornecendo aos arbustos das plantas os complexos fertilizantes necessários.
Esta variedade anã não sente necessidade de moldagem, remoção de enteados, ligas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação.Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O nível de resistência a doenças fúngicas e virais, bem como aos ataques nocivos à cultura é bastante eficaz. Devido ao tempo de amadurecimento bastante curto dos frutos, o risco de infecção da requeima é minimizado.
A infecção com microflora patogênica não é típica para a cultura. Também possui resistência eficaz a fungos.
Dentre as medidas preventivas adicionais, destacamos a necessidade relativa de tratamento das sementes em solução fungicida (antes do plantio nas mudas). Não será supérfluo usar elementos que contenham cobre para processar (a cada 10-14 dias) arbustos e solo nos canteiros, quando os caprichos do tempo contribuem para a ocorrência de doenças.
Após a formação de ovários contra doenças e ataques de pragas, o tratamento é realizado exclusivamente com compostos de origem biológica.