- Autores: Postnikova O. V., Zelenin A. V.
- Ano de aprovação: 2019
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para enlatamento de frutas inteiras, para secagem e secagem
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Tempo de amadurecimento, dias: 120-130
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
Para os residentes de verão que não têm a oportunidade de cuidar regularmente dos tomates no jardim, é recomendável escolher espécies que sejam despretensiosas no cuidado, resistentes à seca e que se adaptam facilmente a temperaturas mais baixas. Esses tomates incluem a variedade de cacho da Sibéria, ideal para cultivo em campo aberto e em estufas de filme.
História de criação
O tomate de maturação tardia foi criado em 2017. Os autores da cultura da beladona foram criadores russos de Novosibirsk O. V. Postnikova e A. V. Zelenin. Introduzido no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento da Federação Russa e permitiu que o tomate fosse usado em 2019. A cultura de hortaliças foi zoneada em todas as regiões do país, incluindo zonas com verões frios e agricultura problemática.
Descrição da variedade
O tomate em cacho da Sibéria é uma planta de tamanho médio que atinge 90 cm de altura em casa de vegetação. No jardim, o arbusto alcança 50-60 cm de altura. O arbusto determinante é caracterizado por um caule e ramos fortes e eretos, espessamento moderado das folhas verdes escuras, um forte sistema de raízes em bastonete que alimenta a planta com componentes úteis e inflorescências intermediárias.
Os cachos de frutas são formados através de cada folha, onde até 5-6 bagas são amarradas. Em um arbusto de tomate saudável, 4-5 cachos de frutas podem se formar.
Ao cultivar um tomate, é necessário formar um arbusto de 2-3 talos, retirar os enteados e uma liga para os suportes, principalmente em estufas. Os tomates têm um propósito universal, por isso são consumidos frescos, secos, enlatados, em conserva e processados. Os tomates são especialmente bons para enlatados de frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
O tomate nodoso siberiano é um vegetal de tamanho médio, podendo pesar de 89 a 150 gramas. A forma do vegetal é cilíndrica (em forma de pimenta) com uma ligeira nervura da superfície. A casca da fruta é atual, mas muito forte, garantindo a transportabilidade da fruta e sua qualidade de conservação a longo prazo. O tomate não tem tendência a rachar.
Na fase de plena maturação, o vegetal apresenta uma cor vermelha rica e uniforme. Um tomate verde é verde claro com escurecimento no pedúnculo. O brilho e a maciez da casca, bem como a forma e o tamanho uniformes dos frutos, conferem-lhes apelo comercial.
Características do sabor
O tomate curvo da Sibéria é um tomate saboroso e aromático. A polpa dos bagos é carnuda, medianamente densa, moderadamente sumarenta, com pequeno número de sementes. Nesse contexto, a polpa é bastante açucarada e macia. O sabor é dominado pela doçura com ligeiro azedume, complementada por um aroma picante característico desta cultura.
Amadurecimento e frutificação
O tomate nodoso da Sibéria é de amadurecimento tardio. Os primeiros frutos amadurecem 120-130 dias após a germinação em massa das sementes. O período de frutificação da cultura é estendido, então você pode comer tomates frescos antes do frio do outono.A fase de frutificação ativa ocorre em julho-agosto. Os últimos bagos podem ser retirados na fase de maturação técnica, visto que amadurecem bem à temperatura ambiente.
Produção
A variedade é declarada como uma variedade de alto rendimento. Sob condições climáticas favoráveis e a implementação de todas as técnicas agrícolas, até 5 kg de tomates podem ser colhidos de um arbusto por temporada. Em média, até 8,5 kg de bagas amadurecem por 1 m2. Na estufa, o rendimento é 20% maior.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada no final de março - início de abril (55-60 dias antes da transferência dos arbustos). A semente é pré-selecionada, desinfetada e tratada com estimulador de crescimento. Em uma sala quente e suficientemente iluminada, a germinação em massa ocorre no 5º ao 7º dia. As plantas são plantadas em recipientes separados no estágio em que aparecem 2-3 folhas. 2 semanas antes do transplante, os arbustos são endurecidos e expostos ao ar fresco diariamente por 15-30 minutos.
Recomenda-se transplantar arbustos para um jardim ou estufa em maio-junho. Isso deve ser feito em um dia nublado. O ar e o solo devem ser bem aquecidos.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É importante observar a densidade e localização dos pés de tomate no local. Recomenda-se não ter mais do que 3 plantas por 1 m2. O esquema correto de pouso é considerado um esquema de 50x50 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura é cultivada por dois métodos - semear no solo e por meio de mudas. O mais conveniente e produtivo é o método da muda. Os tomates crescem em solo fértil e fértil. A variedade é despretensiosa para os solos, mas precisa de cuidados completos e complexos.
Assim, os tomates precisam ser regados, alimentados, formados arbustos e amarrados a suportes, removidos enteados extras e também protegidos de insetos e vírus. Além disso, não se esqueça de afrouxar e sachar o solo.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os tomates são altamente resistentes a muitas doenças do tomate - vírus do mosaico do tabaco, mancha marrom, ferrugem. Freqüentemente, a planta é exposta a fitoforese, portanto, você não deve se esquecer das medidas preventivas com o uso de preparações fungicidas. Pulverizar com inseticidas protegerá contra a invasão de pulgões e moscas brancas.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura de vegetais é bastante resistente ao estresse. Tolera flutuações de temperatura, secas de curta duração e até geadas leves. O único fator indesejável para os tomates são as correntes de ar e as rajadas de vento.
Regiões em crescimento
Devido à sua alta resistência a condições adversas, o tomate pode crescer em todas as regiões do país. A cultura é amplamente cultivada na região do Volga, na Sibéria, nos Urais, na região de Moscou e no Extremo Oriente.