- Autores: Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Degovtsova T.V., Volok O.A., Gavrish V.F.
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 115-120
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Altura do arbusto, cm: mais de 200
- Sai: médio, verde
O gigante siberiano é uma variedade de tomate que faz jus ao seu nome. Além de crescer com sucesso em regiões frias, também dá frutos grandes. Isso não poderia deixar de ser percebido pelos veranistas residentes em áreas de clima desfavorável, onde o cultivo do tomate não é isento de riscos.
História de criação
O gigante siberiano é o resultado do trabalho dos criadores domésticos Morev, Amcheslavskaya, Degovtsova, Volok e Gavrish. A primeira tarefa dos cientistas foi desenvolver uma espécie resistente ao clima frio da Sibéria. A variedade de frutos grandes da variedade resultante tornou-se um bônus adicional agradável. O gigante siberiano está no registro estadual desde 2015. Apesar de a variedade ser zoneada para a Sibéria, ela pode ser cultivada com o mesmo sucesso em qualquer outra região do país.
Descrição da variedade
O gigante siberiano pertence a variedades com um tipo de crescimento ilimitado (indeterminado). Os arbustos têm um tronco forte e robusto, capaz de crescer mais de dois metros. São poucas as folhas para tal gigante no caule, são simples, pequenas, pintadas de verde. As inflorescências também não se diferenciam em uma estrutura complexa.
A variedade gigante siberiana é cultivada em abrigos de filmes. No entanto, em regiões quentes, o cultivo ao ar livre é bastante possível.
As principais qualidades da fruta
As bagas do gigante siberiano justificam plenamente seu nome, porque são realmente muito grandes. O peso médio de um tomate chega a 0,4-0,5 kg, mas houve casos em que uma única baga cresceu quase um quilograma. A clássica cor verde claro dos tomates emergentes é substituída por um vermelho suculento à medida que amadurecem. Os frutos redondos achatados têm nervuras nas laterais. Normalmente não há muitas sementes, embora cada baga tenha de 4 a 6 câmaras.
Características do sabor
A primeira coisa que é lembrada por quem já experimentou a variedade descrita é o aroma de tomate viscoso e indescritivelmente rico. É muito pronunciado no gigante siberiano. O sabor adocicado da fruta, praticamente desprovido de notas ácidas, não será menos agradável. A polpa desta variedade é solta, mas bastante carnuda, açúcar.
As bagas colhidas contêm muitas vitaminas e nutrientes, por isso estes tomates são consumidos principalmente frescos. Se você quiser cozinhar alguma coisa deles, você pode optar por ketchup ou macarrão. Os tomates estão sujeitos a enlatamento apenas em fatias.
Amadurecimento e frutificação
O gigante siberiano é uma variedade de maturação precoce. Demora 115 a 120 dias para formar os frutos completamente. Os bagos maduros ou em maturação são colhidos mais de uma vez, visto que a frutificação da variedade é longa.
Produção
Uma cultura que cresce em campo aberto produz pelo menos 9-11 kg de frutas por 1 metro quadrado. Se for decidido cultivar a variedade em estufas, a colheita será ainda mais abundante.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade descrita é cultivada com sementes. Para isso, no final de março, a semente tratada é semeada em caixas longas de plástico ou madeira. O solo, se não foi comprado na loja, é calcinado.As sementes plantadas são umedecidas e cobertas com papel alumínio para dar às sementes um efeito estufa. Após a germinação, o filme deve ser removido. Na fase da primeira folha é feita a colheita e, 10 dias antes do plantio, os brotos são endurecidos, colocando-se na rua taças com mudas.
Em campo aberto, as mudas são determinadas no início de junho, mas se as plantas forem cultivadas em estufas, podem ser plantadas já em maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para plantar mudas, o primeiro passo é cavar buracos. Deve haver uma distância de 40 cm entre eles e o solo deve ser regado com água fervente. Além disso, um suporte para os arbustos é colocado. As mudas são retiradas dos copos junto com o solo e colocadas na cova. Em seguida, eles cobrem com terra e hidratam bem. Vale lembrar que devem ser deixados 60 cm de espaço entre as fileiras.
Crescendo e cuidando
A qualidade e a quantidade da colheita dependerão diretamente dos esforços do jardineiro. Vale destacar as regras básicas para o cultivo do gigante siberiano.
Recomenda-se que a irrigação seja realizada com água em barril à temperatura ambiente. O líquido é servido na raiz, sem afetar o caule e a folhagem. A necessidade de rega é determinada pelas condições meteorológicas e do solo. Em regiões áridas, regue todos os dias e com tempo normal - uma vez a cada 5-7 dias. Durante as chuvas, a rega em campo aberto é interrompida.
É muito importante agrupar as camas de tomate em tempo hábil. Afrouxamento e remoção de ervas daninhas são mais dois procedimentos necessários. E também esta variedade responde bem à cobertura morta. Você pode usar palha, aparas de grama, serragem. A camada de cobertura morta não deve ser muito espessa. Também é importante substituir o material mulching a tempo, se for orgânico.
Os tomates precisam ser alimentados cerca de três vezes por temporada. Alguns jardineiros usam produtos orgânicos, outros preferem misturas minerais compradas em lojas. A melhor opção é a alternância. Mas deve ser lembrado que o nitrogênio é dado apenas no início do crescimento dos arbustos. Além disso, só será prejudicial, provocando o crescimento excessivo da folhagem.
A formação do gigante siberiano é realizada em uma haste. Para que a planta se desenvolva normalmente, ela também precisará ser fixada. Remova toda folhagem desnecessária, pois inibe a passagem da luz solar para o solo. Os arbustos também precisam de uma liga, sem ela as plantas simplesmente se quebram com o peso dos frutos gigantes.
Se a variedade for cultivada em estufa, as portas devem ser abertas diariamente para que as plantas recebam um fluxo de ar fresco. Os tomates adoram uma leve corrente de ar e também são uma excelente prevenção contra fungos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O gigante siberiano não causa problemas aos seus proprietários. A planta raramente é afetada pelas doenças clássicas do tomate, no entanto, com cuidados inadequados e falta de prevenção, as doenças ainda podem se manifestar. Na maioria das vezes, os arbustos pegam doenças fúngicas. Vale a pena lidar com eles com fungicidas. Para prevenção, também são pulverizados com fungicidas. Também é importante manter a limpeza, não permitindo que as folhas caídas apodreçam no solo.
Para proteger a safra de insetos nocivos, plantas com um cheiro forte podem ser plantadas ao lado dos tomates. A melhor opção é o alho. Se o jardineiro, mesmo assim, for desatento e os insetos tiverem tempo para se reproduzir, eles devem ser destruídos com a ajuda de inseticidas. No entanto, deve-se lembrar que as preparações químicas podem ser utilizadas antes da formação da fruta. Se a safra já está perto de amadurecer, você terá que buscar novos caminhos.