- Autores: Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150
Recentemente, os criadores têm tentado trazer variedades frutíferas e saborosas que crescem bem em regiões com um clima difícil e agricultura arriscada. Entre os novos produtos está a variedade siberiana Shangi, de meia temporada, que atrai a atenção tanto dos veranistas quanto dos agricultores.
História de criação
O tomate shangi siberiano é o resultado do trabalho frutífero de um grupo de criadores domésticos sob a liderança de O. V. Postnikova, em representação da empresa agrícola Siberian Garden. A safra de beladona foi lançada em 2015 e, em 2017, os tomates foram inscritos no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia e seu uso foi permitido.
A variedade é cultivada com sucesso em todas as regiões do país (Extremo Oriente, Central, Nizhnevolzhsky, Uralsky, Siberian Oriental, Noroeste, Volgo-Vyatsky, Terra Negra Central). A alta produtividade do tomate foi notada quando cultivado em estufas de filme, porém, na faixa sul e centro, o tomate cresce em campo aberto.
Descrição da variedade
O shangi siberiano é uma planta alta de um tipo determinante, crescendo até 150 cm de altura. Quando cultivada em condições de estufa, a planta se estende até 170-180 cm. Um arbusto poderoso é caracterizado por espessamento médio de folhas verdes, um centro forte caule e ramos, um sistema radicular desenvolvido que alimenta a planta, e inflorescências intermediárias. Em um arbusto saudável, de 4 a 6 cachos de frutas com 3-5 tomates em cada são formados.
O cultivo do tomate envolve a formação de arbustos em 1 caule, a retirada regular dos enteados, que aparecem rapidamente, assim como uma liga para suporte, já que os tomates são muito pesados e podem quebrar até mesmo um caule e galhos fortes. Além disso, jardineiros experientes recomendam remover o excesso de folhas, afinando o arbusto localizado abaixo do primeiro e do segundo cacho de frutos. Os tomates têm a finalidade de salada, por isso são comidos frescos, usados na culinária e também transformados em ketchup, macarrão e bebidas.
As principais qualidades da fruta
O tomate Shangi siberiano é uma classe de variedades de frutos grandes. O peso médio de uma baga é de 157 gramas, mas na prática os tomates crescem até 300-800 g. O vegetal é dotado de uma forma redonda achatada com uma superfície frágil estriada, uma bela cor de framboesa quando madura e uma pele forte e brilhante que não é sentido quando usado. Quando verdes, os tomates são verdes claros, com uma mancha escura na base. Os bagos são resistentes à fissuração, toleram bem o transporte e são armazenados por muito tempo sem perda de sabor e comercialização.
Características do sabor
Os tomates têm um sabor distinto. A polpa do fruto é carnuda, medianamente densa, muito sumarenta e açucarada. Existem muito poucas sementes na polpa. O sabor é dominado pela doçura da sobremesa, complementada por um aroma brilhante. O sabor dos frutos silvestres, seu teor de açúcar e doçura dependem diretamente do clima da região onde a cultura é cultivada. Com ondas de frio prolongadas, o tomate pode adquirir um leve azedume.
Amadurecimento e frutificação
A cultura pertence ao grupo da meia temporada. Do momento da germinação em massa das mudas até os frutos maduros nas escovas, decorrem 105-110 dias. Os tomates são cultivados gradualmente. Você pode saborear os tomates doces já em julho. O pico de frutificação ocorre em julho-agosto. Os últimos tomates podem ser retirados com marrom e amadurecer em temperatura ambiente.
Produção
O alto rendimento se deve aos tomates de frutos grandes. Em média, 5,6 kg de bagos são colhidos em 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura é realizada em março-abril (60 dias antes do transplante). As mudas são pré-selecionadas e desinfetadas. Com o fornecimento de calor (+ 22-24) e luz (12-14 horas / dia), a germinação ocorrerá após 6-7 dias. Na fase de aparecimento de 2 folhas, pode-se plantar os arbustos em xícaras separadas. 7 a 10 dias antes da transferência, os arbustos devem ser endurecidos, o que permitirá uma rápida adaptação ao novo local de crescimento. O transplante de mudas é realizado de maio a junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade e o padrão de plantio são importantes ao cultivar uma cultura. Não podem ser plantados mais de 3 arbustos por 1 m2. O esquema ideal para o plantio é considerado um esquema de 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
Solo solto e fértil é adequado para tomates. Eles crescem bem em locais onde costumava crescer cenoura, repolho ou rabanete. Após o plantio, a planta deve receber cuidados integrais, consistindo em regar, fertilizar, formar arbustos, amarrá-los a um suporte com materiais sintéticos, beliscar, afrouxar e capinar o solo, proteção contra insetos e fungos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A alta imunidade protege os tomates de muitas doenças - murcha de fusarium, Alternaria e requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
Os tomates são muito resistentes, por isso podem tolerar facilmente o calor, as oscilações de temperatura e a curta seca.