- Autores: Rússia
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: semi-determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Altura do arbusto, cm: até 170
- Cor de fruta madura: cor de rosa
- Forma de fruta: redondo plano
A variedade semideterminante de tomate da seleção russa, Siberian Bast Shoes, foi criada por especialistas levando em consideração as características climáticas regionais. É bem adequado para o plantio interno e externo, oferece excelentes rendimentos e amadurece totalmente durante a curta estação quente. O criador é o agrofrma "Jardim Siberiano".
Descrição da variedade
Arbustos de até 170 cm de altura formam brotos fortes e fortes. Folhagem moderada, afinamento das copas não é necessário. As inflorescências são colocadas em 1-2 folhas, de estrutura simples.
As principais qualidades da fruta
Os tomates são grandes, pesando 350-500 g. A cor da casca é rosada, o formato é achatado e redondo, lembrando um sapato bastão. A polpa é carnuda, bastante densa. As frutas são nervuradas, bem definidas.
Características do sabor
A polpa doce e a pele firme do tomate proporcionam uma excelente combinação de sabores. As frutas são especialmente boas quando frescas.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada. Você pode começar a colher em 105-110 dias.
Produção
As taxas de coleta de frutas chegam a 12 kg / sq. m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura começa 2 meses antes do plantio em um local permanente. A germinação é recomendada a uma temperatura não inferior a +23 graus Celsius. É melhor começar em março. Aí, já em maio-junho, será possível iniciar a transferência de mudas para o campo aberto.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Por 1 sq. m tem 2-3 plantas. Restam 30 cm entre eles, o espaçamento entre linhas é de 40 cm.
Crescendo e cuidando
O tomate bast da Sibéria é cultivado com 2-3 hastes. No campo aberto, você pode formar um tiro central. À medida que cresce, o arbusto é amarrado. Frutas pesadas nas mãos precisam de uma liga extra. Imediatamente após o transplante, mesmo em campo aberto, os arbustos jovens são cobertos à noite.
Arbustos altos precisam de irrigação regular. As plantas jovens não precisam de muita umidade, mas quando o fruto está firme e amadurecido, isso é feito a cada dois dias se o tempo estiver quente. No resto do tempo, 2 a 3 vezes por semana serão suficientes. Antes disso, o solo é capinado e solto, facilitando o acesso do ar às raízes. Em regiões com verões quentes, vale a pena usar cobertura vegetal natural feita de palha ou serragem, turfa - isso evitará que resseque.
A cobertura também é importante.Carnudos e fortes, atingindo o peso máximo, os frutos só sairão se receberem potássio e fósforo suficientes durante o período de crescimento. Complexos minerais adequados para tomates podem ser selecionados na forma líquida ou granular. É indesejável superalimentar tomates desta variedade com nitrogênio - isso afetará negativamente a frutificação, aumentará a intensidade da formação de enteados.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Tomates em estufas requerem controle de umidade. Caso contrário, eles podem ser afetados por infecções fúngicas. Os agentes causadores da Alternaria e da requeima são especialmente perigosos para os arbustos. Os tratamentos preventivos são realizados com fungicida Ordan ou seus análogos. É necessário iniciar a pulverização na fase de muda, com 4-6 folhas verdadeiras, a seguir o procedimento é repetido em intervalos de 10 dias, completando-se 3 semanas antes da colheita dos frutos.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade é resistente ao frio. Tolera bem as mudanças de temperatura, pode crescer à sombra parcial. As temperaturas mais baixas não afetam a intensidade do endurecimento da fruta.
Regiões em crescimento
O tomate é zoneado para cultivo na Sibéria.
Visão geral da revisão
Os tomates da variedade Siberian Bastard causam invariavelmente uma reação entusiástica daqueles que plantam este tomate pela primeira vez em sua área. Os moradores do verão notam que os frutos são muito grandes, carnudos, ricos em sabor e suco. Eles são transformados com sucesso em molhos ou sucos, adicionados a saladas frescas e outros pratos. Os horticultores aconselham não esquecer que mesmo esta variedade despretensiosa necessita de cuidados. Os arbustos de tomate terão de ser fixados periodicamente, apoiar os cachos de frutos em maturação, regular a rega - isso alcançará os indicadores de rendimento declarados.
Existem algumas desvantagens dos sapatos bast siberianos. Dos motivos de insatisfação descobertos pelos horticultores, pode-se destacar não 100% a germinação das sementes, mas também as dificuldades na compra do material. E também os arbustos na estufa não estão muito bem protegidos da requeima, eles precisam de pulverização constante. Com falta de rega, os frutos ficam menores, não tão saborosos.