- Autores: Dederko V.N., Yabrov A.A., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2004
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Altura do arbusto, cm: até 60
- Característica de Bush: compacto
- Sai: médio, verde escuro
Para regiões com verões frescos, foram criados muitos tipos de tomate que conseguem dar a colheita o mais rápido possível, mas nem todas as solanáceas se caracterizam por um sabor excelente e uma tecnologia agrícola simples. Um dos mais produtivos com frutas incrivelmente saborosas é a variedade de tomate da meia-temporada Troika da Sibéria.
História de criação
A variedade com deliciosos tomates foi criada por um grupo de cientistas de Novosibirsk liderado por V.N.Dederko em 2003. O Tomato ingressou no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2004. Ao mesmo tempo, a cultura foi aprovada para uso. O rendimento máximo é observado no cultivo de tomates em campo aberto. A planta é cultivada em estufas apenas em áreas com condições climáticas adversas. O tomate é dividido em zonas em todas as regiões da Rússia.
Descrição da variedade
A tróica siberiana de tomate varietal é um arbusto de baixo crescimento do tipo padrão, crescendo até 60 cm. Em uma estufa, a planta pode se estender até 70-90 cm. A planta determinante é caracterizada por um bom espessamento de folhas verdes escuras, um caule espesso e estável, sistema radicular desenvolvido que alimenta a planta e inflorescências de tipo simples. O primeiro cacho do fruto forma-se acima da 9ª folha, onde se formam de 5 a 10 bagas. Em um arbusto saudável, 5-6 cachos de frutas são formados.
Ao cultivar uma planta, jardineiros experientes recomendam formar um arbusto de 2 a 4 hastes, bem como remover enteados extras para a primeira inflorescência. Além disso, é necessário retirar o excesso de folhagem, bem como amarrar os pincéis, pois eles podem ceder com o peso da fruta, e então os tomates, uma vez no chão, apodrecem.
As principais qualidades da fruta
O tomate Troika da Sibéria é um vegetal cilíndrico de frutos grandes com um bico pronunciado na parte superior. Em média, o peso do fruto é de cerca de 200 gramas com um comprimento de até 13-15 cm. É característico que os tomates do primeiro cacho do fruto sejam ligeiramente maiores do que todos os subsequentes. A cor do tomate é clássica - vermelho intenso. No estado de imaturidade, o vegetal apresenta uma cor verde claro sem manchas visíveis na base, passando a marrom e vermelho.
A pele do tomate é lisa, com um leve brilho. Devido à sua densidade e elasticidade moderadas, os tomates não racham, toleram bem o transporte e podem ser armazenados por muito tempo na temperatura correta. A finalidade da variedade é universal, portanto, os tomates são consumidos frescos, enlatados, congelados e processados. O vegetal é especialmente bom para enlatados de frutas inteiras. Além disso, a fruta é resistente a rachaduras.
Características do sabor
O excelente sabor do vegetal é uma das virtudes da variedade do tomate. A polpa do tomate é carnuda, firme, moderadamente suculenta, com pequena quantidade de sementes. O sabor é dominado por uma agradável doçura, harmoniosamente complementada por um aroma picante. A polpa do vegetal é escarlate claro. A polpa do tomate contém uma grande quantidade de vitamina C, licopeno e outros componentes úteis. Com umidade excessiva, o conteúdo de açúcar do vegetal pode ser substituído por acidez e aguado.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada.Do momento da plena germinação das mudas até o aparecimento das bagas vermelhas nos arbustos, passam 110-115 dias. Os tomates apimentam-se gradualmente, por isso a frutificação demora um pouco. O pico de amadurecimento de um grande número de bagas ocorre em julho-agosto, mas o momento pode mudar devido às condições climáticas da região de cultivo. Em regiões com verões quentes e longos, os frutos amadurecem nos arbustos até o início do outono.
Produção
Este tipo de tomate é de alto rendimento. Com tecnologia agrícola adequada, até 6 kg de tomate doce podem ser colhidos em 1 m2. Muitos jardineiros que cultivam esta cultura há vários anos afirmam que um arbusto dá cerca de 5 kg de tomates.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas deve ser na segunda quinzena de março (55-60 dias antes do transplante para o jardim). As sementes são pré-selecionadas, desinfetadas e tratadas com estimulantes de crescimento. Para o crescimento saudável de arbustos, você precisará de uma temperatura favorável e regime de luz na sala - 20-23 graus e iluminação por 12-14 horas por dia. O efeito estufa proporcionado pelo vidro ou polietileno ajudará a acelerar a germinação. Via de regra, a fase de germinação começa no 5-7º dia.
Na fase de aparecimento de 2-3 folhas em um arbusto, as plantas podem ser plantadas em vasos separados. Por 10 a 14 dias, é necessário começar a preparar as mudas para serem transplantadas para o jardim, expondo-as ao ar livre todos os dias. No período de final de maio a início de junho, as mudas são plantadas em campo aberto. Se você precisa cultivar tomates em uma estufa, pode plantar os arbustos de 10 a 14 dias antes. No momento do transplante para o terreno aberto, o arbusto deve ter 8-9 folhas verdadeiras e um sistema radicular fortalecido. A altura do arbusto geralmente atinge 18-20 cm.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os indicadores de produtividade e o sabor dos frutos são influenciados não só pelos cuidados adequados, mas também pela aderência à densidade e padrão de plantio das mudas. Recomenda-se plantar de 3 a 5 arbustos por 1 m2, que proporcionarão o acesso de ar e sol à planta. O layout ideal para o plantio é de 50x40 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura de vegetais é cultivada pelo método de mudas. A área dos tomates deve ser descascada, fertilizada, solta, respirável e fértil. Além disso, os tomates adoram o calor, então a área deve ser bem iluminada pelo sol.
A planta é despretensiosa no cuidado, mas devem ser observadas as regras padrão da tecnologia agrícola: regar com água sedimentada, aplicar fertilizantes minerais e orgânicos, soltar o solo, formar e amarrar arbustos a suportes, pinçamento parcial, proteção contra insetos e vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta resistência às principais doenças da erva-moura, mas é suscetível à podridão de copa. Com chuvas prolongadas, os tomates também podem ser expostos à requeima, o que ajudará a se livrar de preparações especiais.
Resistente a condições climáticas adversas
A resistência da deformação ao estresse está em um nível alto. Ao crescer, a planta não responde à seca, calor, mudanças bruscas de temperatura, sombra de curto prazo. Além disso, o tomate não tem medo de chuvas torrenciais curtas. Fatores naturais indesejáveis para a cultura são as correntes de ar e as rajadas de vento.
Regiões em crescimento
Este tipo de tomate é capaz de crescer e frutificar em quase todas as regiões da Rússia - Ural, Extremo Oriente, Central, Norte, Médio Volga, Cáucaso do Norte, Leste da Sibéria, bem como a região Central da Terra Negra,
Visão geral da revisão
A troika siberiana de tomate de meia temporada é amplamente cultivada tanto em jardins quanto em fazendas. A popularidade da variedade se deve ao cuidado despretensioso, rápida adaptação às condições climáticas, excelente sabor e comercialização do tomate, além da versatilidade de uso. Das desvantagens da cultura, pode-se destacar o fato de que os frutos crescem em formas diferentes.