- Autores: Kononov A.N., Krasnikov L.G., Stolpnikova T.V.
- Ano de aprovação: 2005
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Transportabilidade: Sim
- Rendimento de fruta comercializável,%: 86%
- Tamanho do arbusto: alta
Shuntuk gigante - o nome da variedade, sugerindo o grande tamanho das bagas, é apreciado por muitos residentes de verão e jardineiros. Porém, somente aqueles que o conhecerem melhor poderão se preparar para o pouso adequadamente. E são eles, como é fácil de entender, que vão conseguir uma boa colheita.
História de criação
A planta foi criada por três criadores líderes - Kononov, Krasnikova e Stolpnikova. O registro oficial da cultura ocorreu em 2005. Desde então, pode ser cultivada em jardins privados.
Descrição da variedade
O gigante Shuntuk se desenvolve de acordo com um padrão indeterminado. Essa cultura se manifesta de forma otimizada em terreno aberto. Seus arbustos atingem uma altura de 2 m, sendo típico deles um crescimento forte. As folhas de tamanho médio distinguem-se por uma cor verde simples.
As principais qualidades da fruta
As bagas do gigante Shuntuk são inicialmente verdes claras. Na região do pedúnculo, forma-se uma mancha característica de cor verde escura. Quando madura, a colheita fica vermelha. O peso médio dos frutos é de 450 g, são achatados e com nervuras não muito pronunciadas.
Outras características:
3 ou 4 bagas aparecem em 1 pincel;
as inflorescências pertencem ao formato intermediário;
a primeira inflorescência será colocada sobre a 9ª folha;
as próximas inflorescências serão colocadas com um degrau de 1-2 folhas;
o pedúnculo desta variedade é invariavelmente articulado.
Características do sabor
Freqüentemente, os frutos do gigante Shuntuk são comidos frescos. Mas eles também são facilmente usados para sucos, ketchups e pasta de tomate. A polpa é doce e carnuda. Quanto mais baixo for o pincel no qual o fruto se desenvolveu, menor será a concentração de sementes nele.
Amadurecimento e frutificação
O gigante Shuntuk é classificado como tomate de meia temporada. A participação dos frutos comerciáveis chega a 86%. É importante notar que com erros no cultivo, a cultura pode perder o sabor. Mas com armazenamento adequado, não se deteriorará por muito tempo.
Produção
A capacidade declarada de produzir 12,9 kg de frutas por 1 sq. m. Claro, este resultado só é possível em condições meteorológicas favoráveis. E você também terá que fazer alguns esforços práticos para isso. Com os cuidados normais, é perfeitamente possível colher 3 kg de bagas de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Deve demorar cerca de 2 meses entre o plantio de sementes em recipientes e o plantio de mudas em terreno aberto. O termo específico é selecionado levando em consideração as características da região. Mas, além disso, você precisa olhar para a previsão do tempo a longo prazo. Os especialistas aconselham tratar as sementes com um estimulante de crescimento antes da semeadura.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Por 1 sq. m não pode haver mais de 2 arbustos. Com um plantio engrossado, os problemas são inevitáveis. Dificilmente é possível encontrar indicações mais precisas.
Crescendo e cuidando
Previsivelmente, o gigante Shuntuk terá que ser amarrado. A modelagem dos arbustos também será absolutamente necessária. A variedade é ideal para cultivo em estufa. Mas nas regiões do sul da Rússia, ele também pode ser plantado ao ar livre. É verdade que você terá que preparar cuidadosamente as mudas.
As sementes são desinfetadas com permanganato de potássio diluído antes da semeadura. O plantio atinge a profundidade máxima de 1,5 cm e as mudas só podem ser regadas com borrifador. Em seguida, as caixas são embrulhadas em papel alumínio ou cobertas com vidro. A proteção é removida após o surgimento dos brotos.
A transferência para o terreno aberto é realizada somente após o fim do perigo de geada. Recomenda-se que os poços sejam saturados com pequenas quantidades de fertilizantes orgânicos. É aconselhável regar as plantas à noite. Se a folhagem projetar uma sombra sobre a fruta, ela pode ser cortada. A proteção contra infecções e pragas será mais eficaz se as plantas forem pulverizadas com preparações especiais; água com sabão ou infusão de celidônia podem servir como substitutos caseiros.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistente a condições climáticas adversas
Este tomate é considerado tolerante a seco. Ao mesmo tempo, a umidade excessiva é categoricamente contra-indicada. E também o gigante Shuntuk não se desenvolve bem em solo salino.
Regiões em crescimento
Esta planta é adequada para:
Sibéria Ocidental;
Rússia central;
Ural;
O Cáucaso do Norte;
Do Extremo Oriente.