- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 80-85
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 170-180
- Cor de fruta madura: marrom escuro, sem mancha amarela
- Forma de fruta: cilíndrico
Os dedos de chocolate são uma variedade de tomates que se destacam pelo excelente sabor e forma original, que permitem preparar pratos deliciosos e estéticos.
Descrição da variedade
O arbusto é de tipo indeterminado, alto, podendo atingir 170-180 cm de altura.
As principais qualidades da fruta
São tomates cereja, ou seja, os frutos são muito compactos, pesam apenas 30-35 g Os tomates são alongados, de forma cilíndrica e de cor marrom escura, sem manchas amarelas.
Características do sabor
Os tomates são doces, a polpa é suculenta e densa, o que permite o aproveitamento do vegetal para enlatamento de frutas inteiras. Os tomates cereja em conserva distinguem-se não só pelo seu excelente sabor, mas também pelo seu aspecto agradável, o que, regra geral, aumenta o apetite. Claro, os tomates frescos desta variedade vão decorar qualquer salada e encher o seu sabor com frescura e aroma pronunciado.
Amadurecimento e frutificação
Dedos de chocolate são variedades de maturação ultra-precoce. Você pode remover os primeiros frutos dentro de 80-85 dias após a germinação. A limpeza geralmente ocorre de julho a setembro.
Produção
A variedade é considerada de alto rendimento e permite obter até 6 kg de frutas a partir de 1 sq. m. A colheita pode ser realizada separadamente ou com escovas inteiras.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é feita no início de março, mas lembre-se que se trata de uma variedade híbrida, o que significa que suas próprias sementes não serão adequadas para a semeadura, portanto, o material de plantio deve ser comprado em todas as safras.
Antes de semear, certifique-se de processar as sementes em uma solução de permanganato de potássio. Uma mistura de solo simples, turfa, areia e húmus é adequada como substrato. Os grãos são enterrados de 1 a 1,5 cm, após o que o local de plantio é borrifado com água, e o recipiente sob o filme é removido para um local escuro.
Quando os primeiros brotos eclodem, o filme pode ser removido e o recipiente pode ser colocado em um local iluminado pelo sol. Durante todo o tempo, as mudas precisam ser alimentadas 2 a 3 vezes e, no estágio de 2 folhas, faça uma colheita.
10 dias antes do transplante para o local, os brotos jovens precisam ser endurecidos. Para fazer isso, leve as xícaras para fora todos os dias, aumentando continuamente o tempo que você passa ao ar livre. Quando as mudas atingem 50-55 dias de idade, podem ser transplantadas para o jardim.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As plantas se sentirão confortáveis se forem plantadas de acordo com o esquema de 3-4 brotos por 1 sq. m, ou seja, 50x50 cm É permitido o cultivo de tomates da variedade apresentada em campo aberto ou fechado, bem como em casa de vegetação. O método de cultivo depende das condições climáticas da região em que a planta é cultivada.
Crescendo e cuidando
Cuidar desses tomates é clássico e inclui beliscar, unir, modelar, regar, afrouxar, remover ervas daninhas, alimentar. Alguns pontos requerem atenção especial.
- Top curativo
A planta se desenvolverá melhor se for fertilizada até seis vezes por temporada:
ao plantar no solo, use compostos orgânicos e minerais;
a próxima alimentação é realizada em duas semanas - são nitrogênio, fósforo, potássio, oligoelementos;
durante o período de crescimento, o nitrogênio e o fósforo são adequados;
na fase de floração e no período de frutificação, reaproveitar o potássio e o fósforo, mas é melhor recusar o nitrogênio nessas fases;
na frutificação, preste atenção ao sabor do tomate, boro, manganês, iodo têm um efeito positivo nesta qualidade.
- Rega
É comum irrigar a crista conforme necessário, geralmente uma vez por semana, com frutificação - duas vezes por semana. Cada planta exigirá 5 litros de água. A melhor opção é a irrigação por gotejamento. Use água morna estabilizada com uma temperatura de pelo menos +18 graus, e a própria água de manhã cedo ou à noite.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui alta imunidade contra a requeima, quebra de frutas e murcha de fusarium. Isso se deve ao período de amadurecimento ultra-precoce. No entanto, pode ser danificado por insetos - urso, verme, besouro da batata do Colorado, lesmas.