- Autores: Lukyanenko A.N., Dubinin S.V., Dubinina I.N.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 115-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
Recentemente, estão se tornando cada vez mais populares os tipos exóticos de tomate, que são fáceis de cultivar, têm uma aparência atraente e também são muito úteis para o corpo humano. Entre estes, destaca-se o tomate de chocolate, que cresce tanto em estufas como em canteiros.
História de criação
O tomate com o belo nome Chocolate foi criado por criadores russos (S. V. Dubinin, A. N. Lukyanenko, I. N. Dubinina) em 2004. A safra de beladona em 2007 foi aprovada para uso e inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa. O tomate é ideal para cultivo nas regiões do meio e sul do país. Na parte norte, o tomate só é produtivo quando cultivado em estufas de filme.
Descrição da variedade
O tomate de meia estação é um arbusto alto de tipo indeterminado, com crescimento de até 180-200 cm, cuja planta é caracterizada por um espessamento fraco com folhas verdes grandes, ramificação média, caule central forte, sistema radicular desenvolvido e inflorescências simples. O primeiro cacho do fruto é formado acima da 8ª folha. Em média, 9 a 11 tomates são amarrados em cada cacho de frutas.
Ao cultivar este tipo, não se esqueça da formação de arbustos em 1 a 2 hastes, da retirada regular de enteados e de uma liga para os suportes, já que o peso das escovas de frutas contribui para a deformação e quebra dos galhos dos arbustos . Além disso, as folhas inferiores precisam ser desbastadas para fornecer oxigênio suficiente ao sistema radicular da planta. Alguns jardineiros experientes recomendam beliscar o topo.
O propósito universal dos tomates permite que sejam amplamente utilizados na culinária, para serem comidos frescos, enlatados e processados em ketchup, molhos. Além disso, a variedade é ideal para a preservação de frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
O chocolate de tomate é o representante mais exótico das pequenas sombras frutadas. O peso médio de um tomate é de 30-40 gramas. As bagas são obovadas (oblongas ou em forma de ameixa). Chama a atenção a cor incomum da fruta - marrom com pequenas pinceladas verdes em estado de maturação absoluta. Na fase de maturação técnica, os tomates são recobertos de uma cor verde.
A casca dos vegetais é moderadamente densa, lisa e brilhante. Os frutos são resistentes a rachaduras, facilmente transportados e armazenados por muito tempo sem perder sua aparência e sabor atrativos. Tomates muito maduros nos arbustos podem rachar.
Características do sabor
O sabor dos vegetais é tão interessante quanto a apresentação. A polpa do tomate é densa, carnuda, oleosa, muito suculenta, com pequena quantidade de sementes pequenas. O sabor é dominado pela doçura, leve teor de açúcar, harmoniosamente combinado com um aroma picante.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da estação, portanto, desde o momento da germinação dos brotos até os frutos maduros, passam 115-120 dias nos galhos. A frutificação na cultura é estendida, para que você possa desfrutar de tomates deliciosos por muito tempo. Os tomates amadurecem no arbusto juntos, para que você possa matá-los juntos. O pico de frutificação ocorre no período de julho a setembro.
Produção
O rendimento desta espécie é bom.Observando as recomendações sobre tecnologia agrícola, 6,2 kg de vegetais podem ser cultivados e colhidos por 1 m2. No jardim, 2-3 kg de tomates são retirados de 1 arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Recomenda-se semear durante todo o mês de março. Antes disso, a semente é cuidadosamente selecionada e desinfetada. A germinação em massa ocorre no dia 6-8. A planta é termofílica, portanto é recomendável manter a temperatura estável e as condições de luz na sala - 20-22 graus e iluminação por 12-14 horas. O mergulho é realizado na fase em que cada planta tem 2-3 folhas. Não se esqueça de alimentar e dar água. Se desejar, os arbustos podem ser levemente preparados para transplante - endurecendo-os diariamente, expondo-os ao ar fresco.
Na idade de 50-55 dias, as mudas podem ser transplantadas para um local de crescimento permanente. Em campo aberto, o plantio é realizado na segunda quinzena de maio e em estufas algumas semanas antes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Existem 3 arbustos por 1 m2. O esquema ideal de plantio é considerado 40x50 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates adoram solos soltos, arejados, permeáveis à umidade e férteis. Os agrotécnicos para a planta são padrão - rega moderada, fertilização, capina e soltura do solo, pinçamento, ligas e formação de arbustos, bem como prevenção de vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é caracterizado por alta resistência a muitas doenças do tomate - vírus do mosaico do tabaco, murcha do fusarium, podridão apical e da raiz, verticilose. A planta raramente é afetada pela requeima devido à sua maturidade precoce.O tratamento com preparações contendo cobre ajudará a evitar a infecção por doenças fúngicas.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate é resistente a extremos de temperatura, seca de curta duração e calor.