- Sinônimos de nomes: Shcelkovskii Rannii
- Categoria: grau
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 80-100
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Tamanho do arbusto: anão
- Altura do arbusto, cm: 30-35
- Característica de Bush: compacto
- Sai: tipo de batata
Apesar da variedade de espécies de tomate oferecida pelas empresas agrícolas, muitos jardineiros preferem variedades clássicas comprovadas que podem dar rendimentos estáveis mesmo em condições extremas. Isso inclui o primeiro tomate Shchelkovsky.
História de criação
Schelkovsky Early é um tomate com uma longa história, criado por criadores soviéticos há mais de 30 anos. Recomendado para cultivo em todas as zonas climáticas do país. A cultura da erva-moura é igualmente produtiva nos canteiros, nas estufas de filme e nas mini-estufas.
Descrição da variedade
O tomate precoce Schelkovsky é uma planta de baixo crescimento do tipo determinante, com altura de 30-35 cm. Às vezes, esse tipo de tomate é chamado de anão devido à baixa estatura e compactação dos arbustos. O arbusto é caracterizado por caules delgados, frágil espessamento da folhagem de cor verde claro, raiz medianamente desenvolvida e inflorescências simples. Após o aparecimento de 6 cachos de frutos, o caule para de crescer por conta própria. Em um arbusto de tomate saudável, 7-9 cachos de frutas são formados, onde 5-6 bagas são amarradas.
Durante o cultivo, os arbustos não precisam ser amarrados aos suportes, pois são muito baixos, e não precisam ser fixados e desbastados. Você pode formar arbustos à vontade - em 1 ou 2 hastes. A finalidade dos tomates é universal, por isso eles são ideais para saladas frescas, para serem processados em molhos e bebidas, para decapagem e decapagem e, claro, para enlatados de frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
O tomate Schelkovsky no início representa a categoria de Solanaceae de frutos médios. O peso do vegetal chega a 40-60 gramas. O formato do tomate é regular, arredondado, sem estrias na superfície. O tomate maduro apresenta uma cor vermelha profunda uniforme, e em fase de maturação técnica - verde claro. A casca dos vegetais é fina, lustrosa, não dura. O tomate é dotado de resistência moderada à rachadura, boa transportabilidade e baixa qualidade de conservação, como a maioria das espécies de maturação precoce.
Características do sabor
O primeiro vegetal Schelkovsky atrai não só com a sua forma ideal, mas também com o gosto excelente. A polpa da fruta é carnuda, macia, suculenta, com poucas sementes. O sabor do tomate é clássico - doce e azedo com um aroma picante pronunciado. Quando cultivados em um verão chuvoso, os tomates podem perder completamente sua doçura e ficar mais azedos.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates pertencem à classe ultraprimeira. Apenas 80-100 dias se passam desde a germinação em massa até os frutos maduros nos arbustos. As frutas amadurecem rapidamente. Os primeiros tomates da horta podem ser retirados na segunda quinzena de junho, e o pico de frutificação ocorre em julho.
Produção
A produtividade é uma das vantagens desta hortaliça. Fornecendo técnicas agrícolas padrão, uma colheita decente pode ser feita por 1 m2 - de 8 a 9 kg de tomates maduros.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A cultura é cultivada de duas maneiras - por meio do plantio de sementes no solo e mudas, o que é mais prático e simples. A semeadura é realizada em março. A semente é pré-selecionada e desinfetada. A germinação ocorre no 7º dia.O assento em vasos individuais é realizado na fase de crescimento em um arbusto de 2-3 folhas. 10-14 dias antes do transplante, as plantas começam a endurecer para que se adaptem rapidamente às novas condições.
O transplante para um novo local é realizado na fase de aparecimento de 4 folhas verdadeiras na idade de 55-60 dias. Dependendo do clima e das condições de cultivo, o transplante é realizado do final de maio ao início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para que as plantas recebam oxigênio e luz suficientes, elas devem estar corretamente posicionadas no local. 6-8 arbustos podem ser plantados por 1 m2. O recomendado para o plantio é o esquema de 50x30 cm.
Crescendo e cuidando
O visual clássico do tomate não é absolutamente caprichoso no cuidado e pouco exigente com o solo, o principal é que o solo é respirável, solto e fértil. O ambiente mais favorável é considerado aquele onde costumavam crescer abobrinha, repolho e rabanete.
O cuidado integral da cultura consiste em medidas básicas: irrigação moderada com água morna, cobertura, remoção e remoção de ervas daninhas do solo, prevenção de doenças e infestações de pragas. Na estufa, você precisa controlar o nível de umidade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate é dotado de alta imunidade, portanto, doenças comuns entre as lavouras de beladona raramente são afetadas. É possível fornecer proteção contra a infestação de insetos se forem realizados tratamentos preventivos com inseticidas.
Resistente a condições climáticas adversas
Esta variedade possui alta resistência ao estresse. Tolera facilmente quedas de temperatura, curta seca e calor. Além disso, a planta não tem medo de sombreamento e espessamento.