- Autores: Ugarova S.V., Dederko V.N., Postnikova T.N.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva, para suco, para ketchup e polpa de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 90-130
Tomates suculentos, maduros e brilhantes. Até parece delicioso. Não é de surpreender que muitos jardineiros adorem cultivar tomates. O problema é que escolher entre a abundância de variedades de tomate que existe no mercado que seja adequada para a sua região e que lhe convém inteiramente em termos de rendimento e sabor, não é uma tarefa tão fácil. Abaixo, falaremos sobre uma das variedades domésticas populares - o chapéu Monomakh. Talvez este seja o único para você.
História de criação
O chapéu da Monomakh é uma variedade russa introduzida desde 2003 e criada para regiões com clima frio e instável.
Descrição da variedade
Os arbustos de tomate desta variedade atingem 90-130 cm de altura. Os seus rebentos não são muito densos, as folhas macias são grandes, verde-escuras. O pedúnculo do boné do Monomakh é articulado e as inflorescências são simples.
As principais qualidades da fruta
Mas a principal decoração da variedade é a fruta. Vermelho-rosado, carmesim, ligeiramente achatado, com leve nervuras. São grandes - a massa dos frutos é de 600-900 ge alguns podem chegar a um quilo. Dentro da fruta há polpa densa e até 8 câmaras de sementes.
Características do sabor
Quanto ao sabor, é adocicado, com um leve toque de ácido. Os frutos do tomate da tampa do Monomakh são açucarados e suculentos, com um aroma distinto.
A variedade é boa quando usada fresca, para todos os tipos de saladas. Mas também é aplicável para fazer, por exemplo, suco.
Amadurecimento e frutificação
O boné de Monomakh é uma das variedades intermediárias iniciais. Da germinação à maturação, 90-110 dias se passam.
Produção
Se os arbustos forem bem cuidados, então é bem possível obter de 6 a 8 kg de tomates de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Eles começam a semear as mudas no início da primavera, concentrando-se no clima lá fora. O chapéu dos tomates Monomakh está pronto para o plantio em uma estufa ou campo aberto em cerca de 60-65 dias. Mas, primeiro, essas mudas devem ser cultivadas adequadamente.
Todas as sementes devem ser examinadas e aquelas que apresentam danos visíveis devem ser descartadas.
As sementes selecionadas devem ser imersas em solução salina por 5-10 minutos. Aqueles que afundam são adequados para o pouso.
Além disso, as sementes devem ser desinfetadas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Manter as sementes ali leva de 20 minutos a meia hora.
As sementes desinfetadas podem ser deixadas por dois dias a uma temperatura de cerca de 27 graus em um pano úmido.
Você precisa preparar não apenas sementes, mas também recipientes para elas. Ele também precisa de descontaminação, após o que eles precisam ser preenchidos com terra de envasamento.
Você precisa plantar sementes até uma profundidade de 1-2 cm, e a distância entre dois futuros arbustos não deve ser inferior a 3 cm.
Após o plantio, o solo deve ser umedecido com um borrifador.
O recipiente com as sementes deve ser coberto com papel alumínio e mantido a uma temperatura de cerca de 24 graus.
Após a 3ª folha, as mudas devem ser classificadas, e as amostras viáveis devem ser plantadas em recipientes separados cada.
A primeira alimentação com composição contendo nitrogênio deve ser feita cerca de 10 dias após o "assentamento" em recipientes separados.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não.Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É necessário recolocar o chapéu Monomakh no chão quando a temperatura do ar não cair consistentemente abaixo de +16 graus. O tomate deve ser plantado em área com acidez já neutralizada, em canteiros preparados e fertilizados, à noite ou em dia nublado.
Ao "mover" as mudas para um local permanente por 1 quadrado. Recomenda-se colocar até 4 plantas por metro de área preparada. Padrão de plantio: 50 x 60 cm, áreas de implantação de norte a sul em formação.
O melhor esquema de plantio para a variedade é o seguinte.
Para 1 m2 - até 4 arbustos.
A distância entre as linhas é de cerca de 0,6 m.
A distância entre os arbustos é de 0,5 m.
Profundidade de plantio - até 0,2 m.
Após o plantio, os tomates devem ser regados e deixados sozinhos por cerca de uma semana, permitindo que se acomodem em um novo local.
Crescendo e cuidando
Você pode cultivar um chapéu Monomakh tanto em campo aberto quanto em uma estufa, embora a primeira opção seja considerada preferível. Para obter uma colheita abundante e saudável, as seguintes diretrizes devem ser seguidas.
A rega da raiz é melhor para a variedade do que a rega por sulco.
A frequência média de rega é de até 3 vezes por semana.
Regue os tomates com água morna.
Para que o líquido penetre mais profundamente no solo e permaneça nele, o solo deve ser solto e coberto com cobertura morta.
O primeiro botão formado no arbusto na inflorescência deve ser removido.
A frutificação também é afetada positivamente pelo beliscão. Além disso, os enteados precisam ser cuidadosamente cortados, e não quebrados.
Os jardineiros são aconselhados a não deixar mais do que 3 ovários em uma escova para que os frutos sejam maiores.
Quando chegar a 1,2 m de altura, é recomendável beliscar o topo da bucha.
Como acontece com muitas variedades de tomate, a liga correta é especialmente importante para o Chapéu Monomakh. Você pode amarrar os arbustos ao suporte logo após serem transplantados para o solo. O melhor formato de liga é de 2 hastes. O enteado localizado abaixo do primeiro cacho de flores servirá como o segundo tronco do arbusto. É melhor remover o resto.
Você pode entender que erros graves foram cometidos no cuidado ao quebrar a fruta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O boné de Monomakh é uma variedade com alto nível de resistência à maioria das doenças de beladona. Incluir a variedade tem boa proteção contra a requeima.
Quanto aos insetos, a variedade é suscetível ao ataque de vermes e carrapatos. Se não quiser recorrer imediatamente à química para combater esta última, pode tentar usar uma decocção de cascas de cebola.
Resistente a condições climáticas adversas
O chapéu de Monomakh é uma variedade resistente às influências climáticas. Tolera bem geadas e períodos de seca de curta duração.
Regiões em crescimento
A variedade foi criada para a Sibéria e outras regiões de clima frio, mas o cultivo em regiões mais quentes também é permitido.
Visão geral da revisão
A maioria das críticas sobre a variedade é positiva. É plantado principalmente como tomate usado em saladas. Eles notam o tamanho e a densidade dos frutos, porém, notam que em regiões frias pode ficar um pouco abaixo da média da variedade.
Os tomates são bem armazenados devido à sua polpa densa. Não há problemas de transporte também.
Outra vantagem importante sobre a qual muitos jardineiros falam é a despretensão do Chapéu Monomakh no cuidado. A única coisa a que a maioria presta atenção é que em nenhum caso se deve permitir que o crescimento dos arbustos se desvie. Ele é muito rápido e ativo. Se você não tirar o excesso, evitará que os frutos ganhem peso e os próprios arbustos recebam nutrientes e luz solar.
Podemos dizer que o Chapéu Monomakh é uma variedade bastante versátil e fácil de cultivar, capaz de se deliciar com seus frutos suculentos, não fazendo com que "dance" em volta de seus arbustos durante toda a temporada.