- Autores: Kachainik V.G., Chernaya V.V. (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-90
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Muitos moradores de verão gostam de cultivar variedades precoces de tomates no local, que já no final de junho se deliciam com uma colheita abundante. Tomates híbridos ultraprecoces, incluindo Severenok, são muito procurados.
História de criação
O híbrido Severenok foi desenvolvido pelos cientistas russos Kachainik e Chernaya em 2006. Em 2008, a cultura apareceu nas fileiras do Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia e também foi aprovada para uso. O tomate é cultivado em estufas e canteiros em todas as regiões do país - Noroeste, Centro, Extremo Oriente, Ural, Cáucaso do Norte, Leste da Sibéria, Terra Negra Central.
Descrição da variedade
O tomate Severenok é uma planta de baixo crescimento do tipo determinante, crescendo até 60-70 cm de altura. Nas estufas, o arbusto cresce até 80-100 cm. A planta apresenta folhagem média com folhagem verde claro, caule central forte, sistema radicular desenvolvido que alimenta o arbusto e inflorescências simples. O primeiro cacho com frutos é formado acima de 4-5 folhas, onde de 5 a 8 bagas são amarradas.
Ao crescer, os arbustos de tomate precisam ser formados em 2-3 hastes e pinçamento parcial. Apesar da baixa estatura, vale a pena amarrar os galhos dos arbustos, pois podem quebrar com o peso dos tomates. O propósito dos tomates é universal, então eles são comidos frescos, enlatados, processados, em conserva. A variedade é ideal para o enlatamento de frutas inteiras, que cativa as donas de casa.
As principais qualidades da fruta
O tomate Severenok é um representante da Solanaceae de frutos médios. Em média, a baga pesa 108 gramas. O vegetal é caracterizado por uma forma arredondada achatada com uma nervura perceptível da superfície no pedúnculo. Em estado de maturação técnica, o vegetal é pintado de verde pálido e, quando maduro, é uniformemente coberto por uma rica cor vermelha. A pele do tomate é brilhante e firme, mas não dura. O tomate é resistente a rachaduras, tolera bem o transporte e pode ser armazenado por muito tempo em local fresco.
Características do sabor
O sabor do vegetal é excelente. A polpa do fruto é carnuda, moderadamente firme, bastante suculenta e com poucas sementes. O paladar traça um equilíbrio de acidez e doçura, complementado por um aroma picante que nem todas as variedades híbridas podem se orgulhar. Na seção de um tomate, três câmaras de sementes são observadas, e não há nenhum vazio.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Severenok pertence à categoria ultraprimeira. Do momento da germinação em massa das mudas até o aparecimento dos frutos maduros nos arbustos, passam-se apenas 85-90 dias. Os tomates amadurecem rapidamente, então você pode removê-los com pincéis inteiros. O período de rendimento máximo de tomate cai em julho-agosto. O período de frutificação pode mudar ligeiramente devido às características climáticas da área de cultivo.
Produção
O tomate é uma espécie de erva-moura de alto rendimento. Sujeito a todas as recomendações sobre tecnologia agrícola, até 5 kg de tomates maduros podem ser colhidos de 1 m2 por temporada. Em uma estufa, o rendimento pode ser até 20% maior.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura é realizada do final de março à primeira década de abril, ou seja, 55 a 60 dias antes do transplante. Previamente, as mudas são separadas e desinfetadas em solução de permanganato de potássio. A germinação das sementes ocorre no 5-7º dia. Para acelerar o surgimento dos brotos, pode-se cobrir as caixas com plástico ou vidro.Para que as mudas cresçam, você deve fornecer calor (22-25 graus) e muita luz no ambiente. Na fase de aparecimento de 2 folhas, pode-se mergulhar. Uma semana antes da transferência, as mudas são endurecidas, expondo-as diariamente ao ar fresco.
Vale a pena plantar arbustos na fase de aparecimento de 5-7 folhas e uma raiz endurecida. Em campo aberto, os arbustos são transplantados no início de junho e na estufa 2 semanas antes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Além da tecnologia agrícola, vale observar a densidade de colocação e o esquema de plantio da hortaliça, que proporcionará acesso de ar e luz a cada arbusto. Não há mais do que 3-4 arbustos de mudas por 1 m2. O layout correto para o plantio é de 50x40 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates adoram solo respirável com acidez neutra. A cultura desenvolve-se bem no local onde anteriormente se cultivavam abobrinhas, cenouras ou pepinos. O local deve ser bem iluminado pelo sol.
Além do lugar certo, vale a pena cuidar integralmente do tomate: regar, aplicar fertilizantes úteis, formar e amarrar as plantas, soltar o solo, proteger contra pragas e doenças fúngicas. Em estufas, recomenda-se controlar o nível de umidade ventilando-as periodicamente.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade das plantas é alta, portanto, os tomates praticamente não sofrem murcha de fusarium, vírus do mosaico do tabaco e fitofora.
Resistente a condições climáticas adversas
A boa resistência ao estresse permite que a safra dê frutos de maneira estável, mesmo em condições desfavoráveis - durante a seca, o calor e as flutuações de temperatura.