- Autores: Myazina L.A.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: até 150 cm
Junto com os comprovados e amados tomates que são cultivados em jardins e áreas particulares, todos os residentes de verão sonham em cultivar tomates grandes com um sabor excelente. Entre as variedades de frutos grandes, uma das mais populares é o Smoothie de tomate, que também cresce em canteiros, em estufas de filme.
História de criação
Esta variedade Smoothie de meia temporada é o resultado do trabalho frutífero de um grupo de criadores russos liderado por L.A. Myazina. O tomate foi criado em 2001 e passou a fazer parte do Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento da Federação Russa em 2007. A variedade é recomendada para cultivo em todas as zonas climáticas do país.
Descrição da variedade
O Smoothie de tomate é uma planta alta de tipo indeterminado que pode crescer até 150 cm. O arbusto é caracterizado por um fraco espessamento de folhas verdes escuras, um poderoso caule central e ramos flexíveis com uma borda notável, um sistema radicular desenvolvido e um tipo intermediário de inflorescência. O primeiro cacho de fruto aparece acima da 6ª folha. Até 3-5 bagas são formadas em cada cacho de fruta.
Durante o plantio e cultivo, não se esqueça da obrigatoriedade de formação de 2-3 caules, remoção parcial dos enteados e amarração dos caules e galhos a suportes fortes, pois tomates pesados podem deformar e quebrar o arbusto.
As principais qualidades da fruta
O Smoothie de tomate é um representante saboroso e brilhante da classe dos tomates de frutos grandes. Em média, o peso da baga chega a 160-175 gramas, mas nas estufas os frutos são muito maiores - 300-350 G. A cor do vegetal é uniforme, vermelho rico, e na forma imatura é verde claro. A forma do tomate é em forma de coração, com leve nervuras, mas às vezes um ligeiro achatamento é traçado. A pele do tomate é brilhante e fina, sem tendência a rachar.
Além disso, as frutas toleram bem o transporte e podem ser armazenadas por muito tempo nas condições certas. O objetivo do vegetal é salada, mas é adequado para enlatamento e processamento.
Características do sabor
O sabor dos tomates gigantes é excelente. A polpa do vegetal é moderadamente firme, carnuda e muito suculenta. A vantagem da variedade é a composição do tomate, graças à qual o vegetal é ideal para a nutrição dietética. O sabor é dominado pela doçura e açucarado, complementado por um forte aroma a tomate, que se sente assim que o tomate é cortado. Poucas sementes na polpa, veios brancos e vazios não são observados.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada. Desde o momento da germinação total das sementes até ao amadurecimento das primeiras bagas nos arbustos, demora 3-3,5 meses (100-105 dias). A frutificação na cultura é prolongada, portanto, por um longo período, você pode se deliciar com os tomates maduros do jardim. Os primeiros tomates maduros podem ser degustados no meio do verão. A fase de maturação ativa dos bagos ocorre no final de julho - setembro. Os tomates mais recentes são colhidos verdes e amadurecem bem em temperatura ambiente.
Produção
O rendimento desta variedade é médio. Quando todas as recomendações agrotécnicas são atendidas, 2,5-3,5 kg de vegetais são removidos de 1 arbusto por temporada. Na estufa, o rendimento é 20-25% maior. De acordo com agricultores experientes, é possível aumentar ligeiramente o rendimento beliscando a parte superior do arbusto 2 semanas antes do final da estação de cultivo.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O cultivo de uma hortaliça é realizado exclusivamente na forma de mudas. A semeadura é realizada no final de março - início de abril. A boa germinação das mudas ocorre a uma temperatura ambiente de + 20 ... 25 graus e iluminação suficiente. Na fase de formação de 2 folhas reais nos arbustos, você pode mergulhá-las em copos separados.
O transplante de mudas para campo aberto é realizado com 55-60 dias de idade. Neste ponto, o arbusto deve ter 6-7 folhas e um cacho de frutas. Recomenda-se o transplante de mudas em maio, quando o ar e o solo estão bem aquecidos. Como regra, o ar deve ser aquecido até + 15 ... 17 graus.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade e o padrão de plantio são muito importantes para o cultivo de erva-moura. Para 1 m2, é suficiente dispor 3 arbustos, que darão ar e luz às plantas. O layout ideal para o plantio é de 40x70 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates crescem bem em solo solto, fértil e respirável. Além disso, o solo deve ser bem nutrido com fertilizantes, uma vez que o tomate responde positivamente à fertilização. Uma variedade especial não requer cuidados, mas precisa de tecnologia agrícola padrão - regar, fertilizar, soltar o solo, formar e amarrar mudas, beliscar, proteger contra vírus e pragas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A alta imunidade é capaz de proteger o tomate da podridão apical e da raiz, vírus do mosaico do tabaco e fitófita. A pulverização protege contra insetos.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade tem excelente resistência ao estresse, por isso o tomate não tem medo de secas, calor, quedas de temperatura e até geadas leves.