- Autores: Turcomenistão
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: semi-determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Transportabilidade: Sim
- Altura do arbusto, cm: 40-60
- Folhagem: médio
A famosa variedade de tomate Heart of Ashgabat foi criada por criadores amadores do Turcomenistão na década de 60 do século XX para cultivo em campo aberto; na Rússia, é mais frequentemente plantado em estufas. Os arbustos semideterminantes desta planta não ocupam muito espaço na cabana de verão, e os frutos resultantes parecem atraentes, toleram bem o transporte e se distinguem pela excelente comercialização.
Descrição da variedade
O Coração de Tomate de Ashgabat pertence às variedades padrão. A altura dos arbustos geralmente não ultrapassa 40-60 cm, sua folhagem é média. Na estufa, eles podem esticar até 100 cm ou mais. Os arbustos são poderosos, fortes, com folhas de tamanho médio, de cor verde claro. Os cachos de frutas são simples ou intermediários, são formados na altura de 6 a 8 folhas e podem conter até 10 ovários de cada vez.
As principais qualidades da fruta
Os tomates laranja grandes desta variedade têm um peso médio de 300-400 g, em forma de coração. A polpa sob a pele é carnuda, com poucas sementes. Não há alta concentração de purinas na composição da fruta. Eles são hipoalergênicos e não causam reações negativas.
Características do sabor
Os tomates são adequados para consumo fresco ou para fazer sumo. Seu sabor é doce, sem acidez. A pontuação de degustação das frutas é alta, e também apresentam um aroma agradável e perceptível.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada. A colheita geralmente começa 100-110 dias após o plantio.
Produção
Variedade de alto rendimento. É possível coletar até 4-7 kg de frutas no mato. Para 1 m2, os indicadores são ainda maiores. Os volumes de coleta podem chegar a 20-30 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Na autocoleta de material de plantio, é importante deixar os frutos amadurecerem totalmente nos arbustos, de forma natural. Em seguida, suas sementes são liberadas das câmaras e secas. Antes da semeadura, o material é submetido a tratamento de descontaminação. Em seguida, eles podem ser enviados para germinar ou tratados com estimulantes. O melhor momento para isso é março, 55-60 dias antes da transferência para um local permanente.
Se o cultivo posterior for planejado em casa de vegetação, vale a pena retirar o solo para a semeadura, previamente desinfetado com sulfato de cobre quente. Turfa ou húmus, areia, substrato de coco ou serragem são misturados ao solo. Para 1 balde da composição resultante, adicione 30 g de superfosfato e a mesma quantidade de cinza de madeira. E você também pode usar uma mistura de solo pronta.
As plantas são enviadas para abrir terreno a partir do final de abril no sul. Nas regiões centrais, isso ocorre na 2ª ou 3ª década de maio. No norte - no início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio ideal é de 4 plantas por 1 sq. m. Na maioria das vezes eles são escalonados.
Crescendo e cuidando
A formação do arbusto é realizada em 2-3 hastes. As plantas precisam de uma liga durante a frutificação para evitar quebrar os galhos. Sem racionamento dos ovários, os tomates ficam menores. A quantidade ideal é considerada até 3-4 frutas.
Até o momento da germinação, os tomates semeados são mantidos sob uma película. Depois, sem ele, mas sempre sob iluminação intensa. A suplementação permite evitar um forte arrancamento das mudas. A rega é feita com moderação; as correntes de ar também devem ser evitadas. Após a colheita no estágio 2 dessas folhas, a fertilização com complexos minerais com fósforo é realizada a cada 14 dias.
As plantas podem ser transferidas para um terreno aberto, não antes do aquecimento do solo até uma profundidade de 150 mm. Os canteiros são cuidadosamente sacados, desenterrados e fertilizados com esterco podre em um volume de 6 kg por 1 m2. Um pouco de cal ou cinza de madeira deve ser adicionado ao solo com alta acidez. Na primavera, os leitos são desinfetados com uma solução aquecida de sulfato de cobre.
Em cada furo é instalado um suporte, ao qual será realizada uma liga. A rega após o plantio é feita de forma não abundante, gastando até 1 litro de água por arbusto. Em seguida, faça uma pausa de 2 semanas para aclimatação. O regime de irrigação subsequente é estabelecido com uma frequência de 2-3 dias, adicionando 2 litros de água.
Em dias de beliscar, nenhuma umidade é aplicada. E também vale a pena remover regularmente as folhas caídas. Rasgue todas as folhas abaixo de 1 cacho de flores, mas não mais do que 3 pedaços de cada vez. A cobertura é feita 4 vezes durante a temporada. Recomenda-se alternar a introdução de silagem, esterco de galinha ou esterco podre, complexos minerais.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
As plantas praticamente não são afetadas por infecções fúngicas. A variedade tem alta resistência à doença do cladosporium, vírus do mosaico do tabaco, Alternaria. Os arbustos de tomate são fracamente afetados pela requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
Com chuvas prolongadas, o Coração de Ashgabat pode ter tendência a quebrar as frutas. A formação de ovários não é afetada por condições climáticas desfavoráveis. As plantas não têm medo de ondas de frio noturnas, mas em geral não têm resistência à geada.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para o plantio nas regiões da Crimeia, Território de Stavropol, Astrakhan e Rostov. Aqui é bastante adequado para cultivo ao ar livre. Em outras regiões, os tomates podem ser obtidos em condições de estufa - tanto sob uma película quanto sob vitrificação ou policarbonato.
Visão geral da revisão
A variedade Heart of Ashgabat é uma variedade de coleção - cultivadores amadores de vegetais de muitas regiões da Rússia tentam adquirir suas sementes. Aqueles que tiveram sucesso apreciam muito as perspectivas deste tomate. A frutificação, aliás, acaba impressionando em volume, e os próprios tomates, principalmente na primeira onda da colheita, apresentam um ganho de massa de até 600 ge ainda mais. Por ser uma casta antiga, as suas características são bem estudadas, permitindo evitar surpresas na altura do cultivo.
Os residentes de verão observam que o Heart of Ashgabat não tem uma qualidade de conservação particularmente boa, como outros tomates de alface. Mas esta variedade demonstra uma maturação muito precoce entre os tomates de frutos grandes. É elogiado por seu excelente sabor, agradável consistência de polpa, incomum cor amarelo-laranja. Mas também existem desvantagens. Por exemplo, com uma pequena quantidade de sol, os tomates perdem visivelmente o sabor, tornam-se insípidos.