- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: até 150
- Característica de Bush: poderoso
- Cor de fruta madura: framboesa
- Forma de fruta: cordado alongado, com nervuras pronunciadas no pedúnculo
Muitos jardineiros e agricultores tentam cultivar diferentes variedades de tomates em seus campos, o que permite a colheita ao longo da temporada. Uma das mais populares e apreciadas é a variedade de tomate Sensei, que cresce bem em regiões com verões curtos.
História de criação
Esta espécie de tomate foi criada por um grupo de criadores da Sibéria, cujo objetivo era desenvolver uma variedade que pudesse dar colheitas abundantes com frutos de excelente sabor num curto período de cultivo. Os tomates Sensei ainda não foram incluídos no Registro Estadual de Realizações de Reprodução da Federação Russa, no entanto, apesar disso, a variedade é procurada e apreciada por muitos.
Descrição da variedade
A cultura da beladona Sensei é uma planta determinante de tamanho médio, com altura de até 150 cm. Um arbusto poderoso é dotado de um espessamento moderado de massa verde, um caule central forte sem bordas, um sistema radicular desenvolvido e um tipo complexo de inflorescências . Em cada cacho de frutas formado, 3-5 tomates são amarrados.
Ao cultivar uma lavoura, é necessário formar arbustos de 1-2 hastes, certifique-se de amarrá-los e também realizar a remoção regular dos enteados. O propósito dos tomates é universal, então os tomates são comidos frescos, enlatados e transformados em ketchup, molhos e purê de batatas. Além disso, os tomates podem ser removidos dos arbustos quando ainda não maduros, pois amadurecem bem em uma sala escura.
As principais qualidades da fruta
O Tomato Sensei é um representante da classe dos tomates de frutos grandes, dotados de uma bela forma e de cor viva. O fruto é caracterizado pelo peso - em média, o peso do fruto é de 450 gramas, mas cresce até 500-600 G. O formato do tomate é oblongo em forma de coração com estrias evidentes na base. No estado de plena maturação, o tomate é coberto com uma cor carmesim uniforme ou vermelho-carmesim, e na forma imatura, verde claro. O tomate é revestido por uma casca lisa e moderadamente densa que protege contra rachaduras, além de permitir que o fruto seja transportado e armazenado por um longo tempo.
Características do sabor
Os tomates Sensei são caracterizados por um sabor excelente. A polpa do fruto é carnuda, densa, suculenta, praticamente sem sementes. O sabor do tomate é brilhante - a doçura dominante e o teor de açúcar são harmoniosamente complementados por um leve acidez. Além disso, os frutos silvestres têm um aroma acentuado a sobremesa.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Sensei é meio precoce. Da germinação total ao aparecimento de tomates maduros no arbusto, passam 100-105 dias. O período de amadurecimento é um pouco atrasado, portanto, os tomates podem ser removidos até meados do outono, se as condições climáticas permitirem. Os tomates são amadurecidos gradualmente, para que não interfiram uns com os outros. O período mais fecundo é julho-agosto, quando a maior quantidade de frutas suculentas é colhida. Durante a fase de frutificação ativa, os tomates são os maiores e depois tornam-se ligeiramente menores.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade Sensei de início médio são bastante altos. Sujeita a todas as regras de cuidado padrão, a safra de beladona certamente responderá com uma colheita abundante. Em média, 7-10 kg de tomates podem ser removidos de 1 m2 por temporada.Os jardineiros observam que, em condições favoráveis, até 8 kg de tomates maduros e pesados são coletados de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O vegetal é cultivado em mudas. A semeadura das mudas é realizada em fevereiro-março (60 dias antes do transplante para um novo local de crescimento). A semente é pré-selecionada e embebida. Após a semeadura, pode-se dar um efeito estufa às sementes, o que vai acelerar o surgimento dos brotos. Para um crescimento saudável, a planta precisará de condições especiais de temperatura (+ 20 ... 23 graus) e uma quantidade suficiente de luz (mais de 14 horas por dia).
Na fase de aparecimento de 2-3 folhas em um arbusto, um mergulho pode ser realizado (plantar arbustos em xícaras separadas). Os comprimidos de turfa e o substrato de coco têm um efeito positivo no crescimento e desenvolvimento das mudas. Antes do transplante, os arbustos precisam ser endurecidos, acostumando-se gradativamente ao vento, ao ar e ao sol.
É possível transferir os arbustos para o jardim ou para a estufa quando a planta atinge uma altura de 20-25 cm, enquanto o sistema radicular das mudas está bem formado e já cresceu um número suficiente de folhas. Como regra, o plantio de mudas é realizado no final de maio - início de junho. Nesse momento, o solo e o ar devem ser aquecidos, e as quedas noturnas de temperatura devem ser deixadas para trás. Se houver chance de ondas de frio noturnas, os arbustos serão cobertos com fibra de agrotóxicos à noite.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Junto com a tecnologia agrícola, no momento do plantio e do cultivo, vale considerar a densidade e o padrão de plantio das mudas. Existem 3-4 plantas por 1 m2. O esquema correto de pouso é considerado um esquema de 30x50 cm.
Crescendo e cuidando
Para o cultivo de uma hortaliça Sensei é considerado o melhor solo solto, fértil e com acidez neutra. Não é recomendável plantar mudas de tomate no mesmo local todos os anos. Os piores predecessores do tomate são a batata e o pimentão, e os melhores são o repolho, o pepino, a beterraba e a cenoura. Os tomates Sensei não requerem técnicas agrícolas especiais, mas medidas padrão precisam ser executadas - regar com água resolvida / morna, aplicar cobertura, afrouxar e aplicar cobertura morta no solo, formar e amarrar um arbusto, remover enteados desnecessários, bem como proteger contra insetos e vírus. As estufas devem ser ventiladas para controlar a umidade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento.Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem um alto sistema imunológico. O tomate é resistente a muitas doenças que afetam as lavouras de erva-moura - alternária, vírus do mosaico do tabaco, requeima, murcha de fusarium. A proteção contra a infestação de pragas pode ser garantida usando soluções especiais de pulverização (inseticidas). A amônia líquida ajudará a se livrar das lesmas.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade possui uma excelente capacidade de se adaptar rapidamente a diferentes condições climáticas. A planta tolera oscilações bruscas de temperatura, secas curtas e calor, bem como sombras claras. A única coisa contra a qual a planta está mal protegida são rajadas de vento e correntes de ar.
Regiões em crescimento
A cultura é capaz de crescer e frutificar em qualquer região climática. Na faixa sul, o tomate é cultivado em campo aberto, em condições de cultivo de risco e em regiões com verões curtos - em estufas aquecidas e de filme.
Visão geral da revisão
Apesar de a variedade de tomate não constar do Registo Estadual e ser bastante nova, conseguiu atrair a atenção tanto de jardineiros como de agricultores que cultivam culturas para fins comerciais. Essa popularidade se deve ao fato de que a variedade é despretensiosa no cuidado, dá uma produção rica e estável e se adapta rapidamente ao clima. Entre as deficiências, pode-se apontar a necessidade de uma liga constante e a retirada de enteados desnecessários.