- Autores: Kachainik V.G., Gulkin M.N., Karmanova O.A., Matyunina S.V. (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 111-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 300
A variedade de tomate Senior Tomato foi aprovada para uso desde 2015. É cultivado em solo aberto, bem como em estruturas de estufa de filme.
Descrição da variedade
O tomate sênior tem um tipo de crescimento indeterminado. Os arbustos são altos. A altura de uma planta adulta pode ser de cerca de 300 centímetros. O arbusto tem folhagem fraca. As folhas são cores verdes saturadas de tamanho médio.
As principais qualidades da fruta
Os tomates verdes são de cor verde claro com uma leve mancha verde. Os vegetais maduros têm uma cor vermelha brilhante. O tamanho dos frutos é médio, o peso de cada legume é de 63 gramas em média. Sua forma é em forma de coração, ligeiramente nervurada.
Um cluster pode conter 20-30 frutas. Ao mesmo tempo, 4-5 escovas crescem no caule principal. A polpa dos vegetais é de densidade média, bastante carnuda. Sua qualidade de manutenção é de 1-1,5 meses.
Características do sabor
O tomate Señor tem excelentes características de sabor. Os frutos maduros podem ser consumidos in natura e também para enlatados.
Amadurecimento e frutificação
Essa variedade de tomates está no meio da temporada. As datas de amadurecimento são cerca de 111-115 dias após o plantio no solo. A colheita ocorre de julho a setembro.
Produção
A variedade é considerada uma variedade de alto rendimento, permite colher cerca de 5,9-7,4 kg de tomates maduros em 1 metro quadrado. De um arbusto adulto saudável, você pode obter de 20 a 25 quilos de vegetais por temporada.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada de 1º a 15 de março. O pouso em terreno aberto ocorre de 15 de maio a 5 de junho. Nesse caso, as mudas devem atingir a idade de 60 a 65 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O pouso é realizado de acordo com o esquema de 60x50 centímetros. Ao mesmo tempo, a densidade de plantio é de 3-4 plantas por 1 metro quadrado.
Crescendo e cuidando
É importante cultivar mudas fortes para o plantio ao ar livre. Para fazer isso, você precisa preparar uma mistura de terra. Deve consistir em solo de jardim e húmus, os componentes são tomados em proporções iguais. E você também pode complementar tudo isso com cinza de madeira ou fertilizante mineral.
A terra precisará ser derramada com uma solução aquecida de permanganato de potássio. Às vezes, é usado um fungicida biológico. Em seguida, a massa é disposta em recipientes de plástico. Deve ser hidratado.
O material da semente é cuidadosamente colocado em cima do solo e então aprofundado um pouco. Cada recipiente deve ser embalado com duas sementes.Em seguida, as sementes são enviadas para um parapeito de janela localizado no lado ensolarado. É necessário garantir que a temperatura nas caixas seja de 25-26 graus. Para fazer isso, você pode cobrir a vegetação com um filme especial. Os primeiros brotos devem aparecer em cerca de 4-5 dias.
Após 60-65 dias, as mudas são plantadas em local permanente. Nesse caso, primeiro você precisa encontrar um local adequado no site. Esses tomates preferem solos ricos em componentes orgânicos, então você deve pré-tratar a área com húmus ou composto (5-6 kg por 1 metro quadrado).
Recomenda-se também fazer um tempero de cobertura com potássio. As covas de plantio devem ser bem umedecidas. Em seguida, as mudas são colocadas lá. Isso deve ser feito com o máximo cuidado para que o sistema radicular não seja danificado.
Após o transplante para local definitivo, as mudas podem ser cobertas com uma película especial. Isso manterá a vegetação livre de correntes de ar. Quando o tempo está quente, esse material de cobertura é removido. Após 10 dias após o plantio, rega abundantemente.
No futuro, a rega é realizada à medida que o solo seca. Ao mesmo tempo, o excesso de umidade não deve ser permitido perto da vegetação. Isso pode causar várias doenças fúngicas. Será possível fazer irrigação por gotejamento.
Os tomates precisam ser fertilizados três vezes por temporada. Na maioria das vezes, são utilizadas formulações com nitrato de amônio, superfosfato e cloreto de potássio. Uma solução com excrementos de aves é frequentemente usada.
O boro serve. É tomado durante a floração para que as flores e os ovários não se desintegrem. Para preparar a composição, você precisa misturar 1 grama de ácido bórico e 1 litro de líquido. A solução finalizada é pulverizada sobre a cultura, recomenda-se fazer isso no período da tarde.
Os arbustos também precisarão ser amarrados a suportes. É melhor fazer isso imediatamente após o plantio. O procedimento permitirá que os arbustos se enraízem bem. A cultura em processo de crescimento deve ser protegida de ervas daninhas. Para isso, são executados o afrouxamento e o amontoamento.
Para se obter uma boa colheita, é preciso fazer a formação do mato e a retirada regular dos enteados. Apenas 1 haste principal pode ser deixada. Mas às vezes permite 2-3 hastes.
Em meados de agosto, aperte o topo dos brotos de frutificação. As escovas também são removidas, onde os frutos não endureceram.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.