- Autores: Gubko V.N., Salmina I.S., Steinert T.V., Zhitnekovskaya O.A., Aliluev A.V., Avdeenko L.M.
- Ano de aprovação: 2019
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 96
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Como muitas outras culturas criadas por cientistas siberianos, a variedade Semyonovna surpreende agradavelmente os jardineiros com seu cuidado despretensioso, propriedades de sabor único, versatilidade e um nível decente de rendimento. Ele também tem uma série de outras vantagens, que certamente serão do interesse dos iniciantes no ramo de jardinagem.
História de criação
Uma variedade precoce de tomates maduros foi obtida pelos trabalhos de especialistas siberianos - V.N. Gubko, I.S.Salmina, T.V. Steinert, O.A. Zhitnekovskaya, A.V. Alilueva, L.M. Avdeenko No State Register desde 2019. No processo de trabalho, os cientistas estabeleceram uma meta para próprios - para obter uma planta com certas características:
com maturação precoce de tomates para colheita de frutas maduras por um curto período de verão;
com alto grau de produtividade;
a oportunidade de cultivar a cultura com sucesso em várias regiões dos Urais e da Sibéria;
procurou obter uma planta despretensiosa às condições de cultivo, resistente às oscilações de temperatura, bem como aos elevados níveis de humidade do solo e do ar.
Para o crédito dos siberianos, eles conseguiram criar uma variedade tão bem-sucedida.
Descrição da variedade
A cultura é determinante, com maturação precoce - decorrem pouco mais de 3 meses desde o momento da germinação das sementes até a colheita dos frutos maduros. Em crescimento, é limitado - os arbustos são de baixo crescimento, compactos, brotos de tamanho médio atingem 45-55 cm. Os caules são ligeiramente frondosos, e a folhagem é de tamanho médio, ligeiramente alongada, estreita, enrugada, com pequenos dentes do tamanho, com um brilho superficial implícito, tons de esmeralda escuro.
As inflorescências são simples, racemosas, cada uma formando 3-6 ovários. Pela primeira vez, um cacho de frutos se forma em 5-6 folhas, e os subseqüentes - em 2 folhas verdadeiras.
A cultura foi criada para cultivo em solos abertos e fechados, e para o propósito pretendido para uso fresco. A apresentação é excelente.
As principais vantagens da cultura:
maturação precoce;
maravilhosa aparência de frutas e seu excelente sabor;
não há necessidade de beliscar e ligas;
a presença de um alto nível de resistência a mudanças bruscas de temperatura, umidade excessiva do solo e alta umidade do ar;
resistência à requeima;
alta transportabilidade e manutenção da qualidade;
versatilidade na nomeação e aproveitamento das frutas;
a capacidade de coletar suas próprias sementes para novas plantações.
O pequeno tamanho dos arbustos não permite rendimentos significativos.
As principais qualidades da fruta
Na configuração, os frutos são redondos, ligeiramente estriados, com casca densa, lisa, brilhante e fina. Os frutos verdes são verdes claros e os frutos maduros são vermelhos brilhantes. Graças à sua pele forte, os tomates maduros não racham, toleram perfeitamente o transporte a longo prazo, sendo armazenados por muito tempo nas condições exigidas para isso.
O peso médio de um fruto maduro é de cerca de 120 g, a consistência é carnuda, com septos espessos, no seu interior existem 2 a 3 câmaras de sementes com uma pequena quantidade de sementes.
O número de cachos no caule principal é 6-7, e o número de tomates em um cacho é 7-8. Os caules das plantas têm articulações.
Características do sabor
Os frutos maduros da variedade Semyonovna são agridoces, com sabor típico de tomate, com índice de acidez de 9,8.
Amadurecimento e frutificação
Tempo de maturação - precoce (96 dias). A frutificação é de longo prazo, com o período de colheita dos frutos em julho-agosto.
Produção
A variedade é frutífera - 4,2 kg / m². m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é feita em março, e as mudas no solo - de maio a junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomendamos o plantio de mudas em padrão quadriculado, pois neste caso os arbustos não interferem uns nos outros e há espaço suficiente entre eles para a circulação do ar. Um esquema de plantio típico de uma cultura é de até 6 arbustos por 1 m2.
Crescendo e cuidando
O tempo de plantio de uma cultura deve ser controlado dependendo da área de seu cultivo, não é recomendável permitir o supercrescimento de mudas - isso é muito gerador de doenças. Você precisa plantar sementes 50-55 dias antes de plantar mudas em solo aberto.
No processo de desembarque, recomendamos que você siga algumas regras.
A desinfecção das sementes antes do plantio é um procedimento obrigatório. Ele livrará a cultura de várias doenças em períodos posteriores de crescimento e desenvolvimento. Para isso, as sementes são embebidas em solução de manganês a 1% (1 g de manganês por 100 g de líquido) por 30 minutos, após os quais são secas.
Para acelerar o processo de germinação, as sementes precisam ser germinadas. Para isso, use um pano de algodão dobrado em 3-4 camadas, molhe e aperte levemente. As sementes são distribuídas de um lado e depois cobertas com a outra ponta de gaze. As sementes são colocadas em um local quente e não ensolarado. As sementes brotarão em 3-5 dias.
Os rebentos são plantados cuidadosa e cuidadosamente em solo previamente preparado e aquecido. Polvilhe-os com terra, compactando cuidadosamente. As sementes provavelmente darão brotos completos se você cobrir o recipiente com um filme transparente e colocá-lo em um local aquecido.
As mudas começam a mergulhar quando 2 folhas verdadeiras aparecem.
Para o cultivo de mudas, são usados solos especiais de tomate. Isso ajuda a proteger as plantas de doenças de forma confiável e permite que os brotos plantados se desenvolvam totalmente.
As principais medidas para o cultivo de mudas inteiras são uma série de atividades de rotina.
A irrigação excessiva é prejudicial às plantas, pois os solos encharcados podem acidificar, impedindo que o ar penetre nas raízes. A deficiência de umidade também afeta negativamente o crescimento normal das plantas. A frequência da irrigação depende muito do volume dos recipientes, bem como da localização das plantas. Recomendamos irrigar, com foco no grau de secura da camada superficial do solo.
O nível de iluminação das mudas durante o dia desempenha um papel importante no pleno desenvolvimento das plantas. Com a falta de iluminação, os caules das plantas esticam-se, tornam-se finos. Ao transplantar esses arbustos para solos abertos, certamente haverá necessidade de mais tempo para adaptá-los às novas condições.A solução para este problema serão fitolampos convencionais para realce de plantas.
A cultura precisa ser alimentada com nitrogênio, potássio, fósforo, que são os elementos mais importantes do seu desenvolvimento. O primeiro tratamento da raiz é normalmente realizado 14 dias após a colheita. O segundo - depois de mais 14 dias.
Sujeitas às recomendações acima e aos cuidadosos cuidados com as mudas, elas têm a garantia de não adoecerem após o transplante, logo crescem e começam a florir.
Estável e quente, sem ondas de frio repentinas, o clima promove o transplante confiável e eficiente do material de plantio em solos abertos. Nesse momento, as mudas devem ter 7 folhas verdadeiras.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Não há informações reais sobre o grau de resistência da variedade às doenças tradicionais (para culturas de erva-moura). A prática de cultivo indica que nenhuma doença foi registrada durante o cultivo da variedade.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade é tolerante a mudanças bruscas de temperatura, é destinada ao cultivo em áreas com verões frios, mas não resiste aos piores períodos de calor. Não é recomendado para cultivo nas latitudes do sul, onde a temperatura chega a +30 graus.