- Ano de aprovação: 2007
- Sinônimos de nomes: Sunrize
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-97
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Altura do arbusto, cm: 50-60
- Característica de Bush: compacto
As variedades híbridas de tomate são muito populares entre os jardineiros e agricultores devido à sua simplicidade de cuidado, estabilidade de frutificação e alta qualidade dos frutos. Um dos mais saborosos é o híbrido Dutch Sunrise, que cresce bem em campo aberto.
História de criação
O tomate Sunrise precoce foi criado por um grupo de criadores holandeses em Monsanto. A principal tarefa dos cientistas era criar tomates que tivessem um curto período de cultivo, enquanto os indicadores de rendimento fossem excelentes. O tomate foi aprovado para uso em 2007. As regiões Centro e Norte são consideradas recomendadas para o cultivo da cultura da erva-moura. A cultura mais produtiva está crescendo em campo aberto. Nas estufas, a variedade é plantada apenas em áreas frias.
Descrição da variedade
Cultivo vegetal Sunrise é uma planta de baixo crescimento do tipo determinante, atingindo uma altura de 50-60 cm, cujos arbustos se caracterizam pela compactação, boa folhagem com folhas verdes, ramificação média, sistema radicular desenvolvido e inflorescências intermediárias. Até 5 cachos de frutas com 5-7 bagas são formados em um arbusto. Assim que a última escova for formada, o crescimento do arbusto para.
No cultivo de uma planta, é necessário formar arbustos, o que aumentará a produtividade, além de remover novos enteados que surgem rapidamente. Além disso, apesar de sua baixa estatura, os arbustos precisam de uma liga para pequenos suportes, caso contrário, os caules cederão e quebrarão com o peso dos tomates. O objetivo dos tomates é universal, por isso são saborosos e saudáveis, frescos, em conserva, enlatados ou processados.
As principais qualidades da fruta
Sunrise Tomatoes são representantes de tomates de frutos grandes. Em média, o peso da fruta é de 161-180 gramas. O formato dos bagos é achatado e com nervuras visíveis. A cor das bagas durante o processo de amadurecimento muda de verde claro para vermelho profundo. A cor é uniforme. A casca do tomate é perfeitamente lisa, brilhante, moderadamente firme, mas nada dura. É a casca que evita o aparecimento de fissuras, além de garantir uma boa transportabilidade do vegetal e uma conservação a longo prazo. É característico que cresçam bagos da mesma forma e tamanho, o que lhes confere uma boa apresentação.
Características do sabor
As qualidades aromatizantes do híbrido são bastante pronunciadas. O sabor do vegetal é dominado por uma acidez agradável, complementada por uma leve doçura e um agradável aroma picante presente em todas as variedades de tomate. A polpa dos bagos é carnuda, densa, sumarenta, sem sementes extra e aguada.
Amadurecimento e frutificação
A beladona pertence à classe dos tomates de maturação precoce. Da germinação total das sementes aos tomates maduros nos galhos, passam-se apenas 95-97 dias. Os vegetais amadurecem gradualmente. O período de frutificação máxima ocorre em julho-agosto. Como mostra a prática, assim como a experiência dos jardineiros, o amadurecimento precoce da variedade permite uma colheita total em 10-15 dias.
Produção
Os tomates holandeses da Sunrise são famosos por suas colheitas abundantes. Cumprindo todas as normas agrotécnicas, cerca de 4 kg de frutos maduros podem ser retirados de 1 m2 durante o período de frutificação. Em condições de estufa, cada arbusto é capaz de produzir 2-3 kg a mais de tomates do que no jardim.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada em março (55-60 dias antes da transferência das plantas para um local permanente). A semente é cuidadosamente selecionada para selecionar imediatamente sementes inadequadas e, em seguida, imersa no solo preparado a uma profundidade de 1-1,5 cm. O efeito estufa ajudará a acelerar a emergência de brotos, enquanto se usa polietileno ou vidro. Para o crescimento saudável das plantas, é necessário observar as condições de temperatura e luminosidade.
Na fase em que surgem 3-4 folhas reais no mato, deve-se fazer um mergulho (sentar em vasos individuais). 7 a 10 dias antes do transplante, os arbustos das mudas começam a endurecer, o que permitirá que as plantas se adaptem de forma rápida e indolor às novas condições de cultivo.
O transplante para os leitos é realizado no final de maio. Se você cultiva tomates em estufas, eles precisam ser transplantados uma semana antes. Após o transplante das mudas, recomenda-se cobri-las com agrofibra ou spunbond pela primeira vez à noite, o que protegerá a planta das quedas repentinas de temperatura noturnas. Os arbustos com 5-7 folhas verdadeiras são considerados prontos para transplante em terreno aberto.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os indicadores de densidade, bem como o esquema segundo o qual os arbustos estão localizados no local, são muito importantes, por isso recomenda-se observá-los. Até 3-4 arbustos de mudas podem ser plantados por 1 m2, o que fornecerá acesso de ar e luz. O esquema ideal para pouso é considerado um esquema de 40x50 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates devem ser cultivados em solo livre de ervas daninhas, solto, fértil e respirável. O local deve ser bem iluminado pelo sol, e também protegido de correntes de ar. O melhor local é considerado um local onde anteriormente cresciam abobrinhas, cebolas, legumes ou verduras. É estritamente proibido plantar tomate no local onde costumavam crescer beringelas ou tomates.
Para colher, é necessário cuidar do tomate com cuidado, incluindo regar com água morna ou sedimentada, aplicar fertilizantes minerais e orgânicos, soltar e sachar o solo, formar e amarrar arbustos, beliscar regularmente, prevenir e proteger contra doenças e pragas. Além disso, em estufas, é necessário controlar o nível de umidade com a ajuda da ventilação.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação.Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente a muitas doenças típicas do tomate - alternariose, murcha de fusarium, verticillium, requeima. Como medida preventiva e para aumentar a imunidade, recomenda-se desinfetar o solo antes de semear, soltar e cobrir o solo dos canteiros e borrifar com fungicidas. A pulverização com inseticidas fornecerá proteção contra as pragas de insetos. Mais comumente, os tomates são atraídos pelo besouro da batata do Colorado, mosca-branca e ácaros-aranha.
Resistente a condições climáticas adversas
As hortaliças apresentam alta resistência ao estresse. O desenvolvimento e a frutificação não são afetados por mudanças repentinas de temperatura, calor prolongado e seca. Além disso, a variedade é resistente à sombra e à alta umidade.
Regiões em crescimento
O híbrido holandês cresce produtivamente em qualquer zona climática da Rússia, o principal é determinar corretamente o que é melhor para a planta - uma estufa ou campo aberto. O tomate é cultivado de forma massiva no território da Ucrânia, uma vez que o clima deste país é extremamente favorável para este tipo de tomate.
Visão geral da revisão
Os tomates maduros precoces do Sunrise conquistaram o amor dos residentes de verão e dos agricultores, por se caracterizarem pela facilidade de cuidado, estabilidade e alta produtividade, bons tipos de frutas comercializáveis, além da versatilidade, que cativa principalmente aqueles que gostam de fazer colheitas diferentes .