- Autores: Panchev Yu.I., Karbinskaya E.N.
- Ano de aprovação: 2003
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 79-85
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Alto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 77-97%
As culturas de baixo crescimento, devido à compactação dos arbustos, são ideais para pequenas hortas ou hortas. O tomate Sanka pertence exatamente a essas variedades. Ao mesmo tempo, possui uma série de características excelentes pelas quais os jardineiros gostam.
História de criação
A variedade ultra-precoce foi cultivada na Rússia em novembro de 2000. Os autores-criadores foram Yu.I. Panchev, E.N. Karbinskaya. A variedade foi registrada no Registro do Estado em 2003. As sementes são fornecidas ao mercado por empresas agrícolas bem conhecidas como:
- "Aelita";
- "SeDeK";
- Jardim Siberiano.
Variedade determinante, destinada ao cultivo nas regiões centrais de Chernozem em terreno aberto. Ele pode ser cultivado em estufas em qualquer parte da Rússia.
Descrição da variedade
A variedade é subdimensionada, 40-60 cm de altura em campo aberto. Em estufas, o comprimento pode chegar a 100 cm e o caule é frágil, quebradiço e flexível. Portanto, é melhor amarrar os arbustos a um suporte para evitar que se quebrem com o peso da fruta.
Muitos jardineiros praticam diferentes maneiras de formar a coroa. Alguns removem os enteados inferiores, que estão localizados até o primeiro pincel, e os demais formam uma coroa e deixam dar frutos. Outros jardineiros se abstêm completamente de beliscar, deixando o arbusto em sua forma original. Aí a copa fica muito espalhada, o arbusto precisa de mais espaço e a liga obrigatória de todos os brotos para o suporte.
As folhas são pequenas, alongadas, verdes. A rugosidade está presente em toda a superfície da chapa.
A inflorescência é intermediária, a primeira é colocada sobre a 7ª folha, cada inflorescência subsequente passa por 1–2 folhas. Até 8 escovas são formadas na haste. 4–5 frutas são formadas em uma mão.
Além do amadurecimento precoce, a variedade apresenta outras qualidades positivas. Por exemplo, resistência ao gelo. A cultura não tem medo de mudanças repentinas de temperatura, mas isso não deve ser abusado. Eles também observam uma boa imunidade a doenças fúngicas, excelentes indicadores de rendimento e sabor.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são médios, de formato redondo. Uma nervura quase imperceptível sai do pedúnculo. O peso de um vegetal depende muito do cuidado com a colheita, bem como do local de cultivo. Em média, os indicadores são de 71–90 g, há frutos que pesam 100–110 g. Vale lembrar que em campo aberto, a produção e o peso dos frutos são sempre menores.
A cor de uma baga madura é vermelho profundo, verde imaturo. A casca é densa, não racha. A polpa é carnuda e firme. No interior, 3-4 câmaras de sementes são formadas com um tamanho médio de sementes.
O tomate Sanka pertence a variedades universais, por isso pode ser consumido fresco, em saladas, seco, enlatado e em conserva. Além disso, frutas vermelhas são adequadas para molhos, sucos e geleias.
Características do sabor
As opiniões dos jardineiros sobre o sabor do tomate variam ligeiramente. Alguém afirma que as frutas contêm acidez, alguém - que não. Mas todos concordam unanimemente que o sabor da fruta é doce, e o sabor característico do tomate só se intensifica durante o cozimento.
Amadurecimento e frutificação
O Tomato Sanka é um representante das safras ultraprecoces. Da germinação à colheita, passam 79-85 dias. Os frutos são formados de forma amigável, mas amadurecem com diferentes intensidades. Portanto, a frutificação é ligeiramente prolongada e ocorre de julho a agosto. Na região Sul, a safra é colhida duas vezes.
Produção
Os residentes de verão estimam o rendimento como muito alto. De um arbusto, de 2,5 a 4 kg de tomate são retirados. Nas regiões do CMO em plantações de agricultores, a produtividade tem indicadores de 1 hectare de 258-348 centners.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
No sul, as sementes geralmente são plantadas diretamente no solo. Na região central da Terra Negra, a germinação das sementes começa em janeiro-fevereiro. Em climas mais frios - de 20 de março a 10 de abril.
Como a variedade é clássica, as sementes para a próxima temporada podem ser colhidas sozinhas. Esse material é geralmente tratado com solução de babosa ou solução fraca de permanganato de potássio. As sementes adquiridas não devem ser processadas adicionalmente, como o fez o fabricante. Isso geralmente é indicado no rótulo. O solo nas caixas de mudas pode ser comprado na loja ou preparado de forma independente, misturando terra, areia e turfa.
O solo é derramado com água quente, buracos são formados. As sementes são enterradas no máximo 2 cm, depois a terra é umedecida novamente e as caixas são cobertas com papel alumínio. A temperatura sob o filme deve ser de + 25 °, que é a melhor opção para a germinação. Os recipientes devem ser colocados no peitoril da janela de forma que haja luz solar suficiente para cada recipiente. Após a eclosão das sementes, o filme deve ser removido e as mudas novas devem ser vertidas novamente com água.
Como a cultura cresce lentamente, os caules precisam de alimentação, o que estimulará o crescimento. Também é importante racionar a quantidade de luz solar. Se não for suficiente, é melhor recorrer a uma lâmpada ultravioleta. O tomate Sanka precisa de longas horas de luz do dia, que são de 8 a 10 horas.
A primeira escolha é realizada quando 2–4 folhas fortes são formadas nas mudas. O segundo - na idade de 60 dias, quando o número de folhas da planta será de pelo menos 6-8. O desembarque ocorre de meados de maio a 5 de junho.
Antes de plantar mudas no solo, a terra é derramada com água morna ou quente para mantê-la aquecida. No fundo dos poços, você pode derramar nitrato de amônio para estimular o crescimento ou nitroammofos.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio depende muito de como a planta irá germinar. Se for realizada uma pinçada subsequente, então 5-6 arbustos podem ser plantados em 1 m 2. Caso contrário, por 1 m 2 - não mais do que 4. Como a copa da planta está muito espalhada, os arbustos interferem uns com os outros e os galhos podem se entrelaçar.
Ao mesmo tempo, estacas ou um sistema de treliças são cravados ao lado dos arbustos. Muitos jardineiros usam um esquema de 40X40 ou 50X30 cm, dependendo da área livre do jardim.
Crescendo e cuidando
Para que a colheita seja boa, alguns procedimentos agronômicos devem ser seguidos.
- A rega é realizada com água morna decantada à noite. Tudo é aplicado na própria raiz até que o solo esteja uniformemente umedecido ao redor do caule. Normalmente, 3 baldes são suficientes. É necessário que as raízes estejam totalmente saturadas de umidade. É melhor realizar o procedimento em intervalos de 5 dias.
- Afrouxar o solo é necessário para saturar a terra com oxigênio e romper a crosta seca que se forma na superfície.Todas as ervas daninhas são removidas durante o afrouxamento. Para facilitar a manutenção da planta, você pode usar serragem, turfa ou palha.
- É necessário ventilar a estufa diariamente e manter a temperatura não superior a + 30 °.
- A cobertura é feita após a rega e aplicada na forma líquida. Na maioria das vezes, os jardineiros usam formulações minerais contendo nitrogênio, potássio, fósforo e cobre. Estrume de aves, estrume, cinza de madeira e turfa são usados como fertilizantes naturais.
- A pulverização preventiva é realizada várias vezes por temporada. Os jardineiros usam solução Bordeaux líquido, sabão ou alho. Fungicidas são usados para doenças de plantas.
- A pisada é feita à vontade. Mas é necessária uma liga para o suporte.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.