- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Gorkovets S.A., Korolev V.V.
- Ano de aprovação: 1998
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 94-118
- Condições de cultivo: para estufas
- Marketability: Alto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 96-99%
Entre os tomates, há variedades aprovadas para uso há muito tempo, e entre elas está o Samara. Hoje, este híbrido é cultivado com sucesso por muitos produtores, o principal é o cumprimento das regras elementares da tecnologia agrícola.
Descrição da variedade
A variedade descrita tem crescimento ilimitado, portanto pertence à categoria de indeterminado. Samara é cultivada em estufas e raramente é vista ao ar livre. Ele tem uma alta comercialização, 96-99%.
Os arbustos crescem até 2 metros e às vezes mais. Ramificação média, haste rastejante. A folhagem é normal, típica do tomate, de tonalidade verde escura, apresenta-se uma ligeira ruga.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes claros e verdes tornam-se vermelhos quando totalmente maduros. O tamanho da fruta é médio, com peso máximo de 77 gramas.
Uma característica é a forma arredondada. A base é plana, o topo é liso. No interior, sob a pele lisa, existe uma polpa densa. Os frutos de samara têm boa qualidade de conservação.
Características do sabor
Samara tem gosto de tomate perfumado. Seus frutos são bons e frescos, mas não são adequados para enlatados.
Amadurecimento e frutificação
Esta é uma variedade intermediária que pode ser colhida após 118 dias.
Produção
O rendimento é de 3,3-3,8 kg por arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O final de fevereiro e o início de março é a época de plantar sementes para futuras mudas. No final de abril, os arbustos jovens podem ser retirados e plantados na estufa.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O layout ideal é usado 40 x 60 cm.
Crescendo e cuidando
Para selecionar sementes desta variedade, elas são colocadas em uma solução de cloreto de sódio ou nitrato de amônio a 3-5% por 3 minutos. Dentro de 1-2 minutos, as sementes são agitadas e deixadas repousar. Ao mesmo tempo, os grandes e completos afundam e os pequenos e inutilizáveis flutuam.
Para prevenir doenças bacterianas, o inóculo é desinfetado por 25-30 minutos em solução de permanganato de potássio a 1% e, antes da semeadura, é tratado com TMTD (8-9 g por 1 kg). No combate às doenças virais, obtém-se bons resultados com o tratamento com solução de ácido clorídrico a 20% durante 30 minutos.
Para obter rebentos amigáveis e uniformes, para aumentar a produtividade, para amadurecer precocemente, as sementes do tomate Samara são tratadas com sais de microelementos e substâncias biologicamente ativas. Despeje a solução de forma que a semente fique completamente coberta. Para o processamento, uma solução de 0,003-0,006% de heteroauxina também é usada.
Esta variedade requer apertar e amarrar.A formação também é uma parte obrigatória da partida, embora não deixe mais do que um caule em cada arbusto.
Os tomates samara são polinizados principalmente em altas temperaturas (cerca de + 32 ° C) e baixa umidade do ar. Se o ar estiver muito úmido e a temperatura baixa (abaixo de 10-12 ° C), as flores quase não são polinizadas e caem em massa.
As sementes desta variedade começam a germinar a + 11 ° C, mas a temperatura mais favorável é de 22-25 ° C. Com uma quantidade suficiente de umidade no solo, imersão rasa no solo e uma temperatura favorável, as mudas aparecem 5-6 dias após a semeadura. Aproximadamente a mesma temperatura é necessária para o crescimento e desenvolvimento normais das mudas. Quando a temperatura cai para 13-15 ° С, os botões de Samara não se abrem, desintegram-se e a 10 ° С o seu crescimento pára. Se as plantas não forem endurecidas, podem ser danificadas por geadas de 1-2 ° C, portanto, é indesejável cultivá-las em campo aberto.
Em termos de requisitos de umidade, os tomates Samara são plantas relativamente resistentes à seca. Eles se desenvolvem melhor em solos menos úmidos, isso se deve ao fato de terem um sistema radicular forte que penetra profundamente no solo e é capaz de fornecer água às plantas.
Os tomates, antes do início do desenvolvimento do fruto em solos de chernozem, podem crescer satisfatoriamente com 60% de umidade. O teor ideal de umidade do solo é de 70-80%. A umidade adequada do solo é necessária para um melhor uso de fertilizantes. Se não houver umidade suficiente no solo, os fertilizantes não são totalmente usados.
O crescimento e o desenvolvimento do tomate Samara são afetados pela intensidade da iluminação, a composição do espectro e a duração do dia. Em condições de sombreamento parcial, eles reduzem os rendimentos em 30-40%. A necessidade de iluminação em diferentes fases de desenvolvimento não é a mesma. Mudas e arbustos jovens de Samara são especialmente sensíveis à luz. Portanto, ao cultivar mudas em uma estufa, é necessária luz artificial. Então os tomates Samara ficam mais fortes, seu sistema radicular se desenvolve melhor, eles não se esticam e não ficam para trás no desenvolvimento.
O tomate desta variedade pode ser cultivado em solos de diferentes composições mecânicas.
O pH ideal é de 5,5-6,5. Eles crescem satisfatoriamente em solos ligeiramente ácidos e ligeiramente alcalinos. Os tomates samara dão bons rendimentos em chernozems leves, em solos bem aquecidos e ricos em matéria orgânica. Solo alcalino pesado é de pouca utilidade. Em solos franco-arenosos e arenosos, a colheita do tomate Samara é muito mais baixa, mas os frutos amadurecem mais cedo.
Os tomates samara são sensíveis às condições de nutrição mineral. A falta de fósforo no solo causa atraso no desenvolvimento das plantas, afeta negativamente a formação dos órgãos geradores e também retarda o fornecimento de nitrogênio. A falta de potássio reduz a taxa de fotossíntese, bem como a resistência a doenças fúngicas.
N (nitrogênio) 60-90, P (fósforo) 80-90, K (potássio) 90-120 deve ser adicionado. No cultivo do tomate Samara sem sementes, simultaneamente à semeadura, aplica-se 0,5 c / ha de superfosfato granular.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Frutos de samara apresentam resistência ao rachamento. A doença do cladosporium, o vírus do mosaico do tabaco e a murcha do fusarium não afetam esta variedade de tomate devido à sua excelente imunidade.
Regiões em crescimento
Recomenda-se o cultivo de tomate Samara na região Central do nosso país.