- Autores: Korochkin V.L., Nalizhity V.M., Korotkov S.A., Dynnik A.V., Ilyev P.B.
- Ano de aprovação: 2003
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 98-114
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 65-90%
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Facilidade de atendimento e sabor incrível são o que cada residente de verão escolhe. O tomate russo Bogatyr reúne todas as características necessárias. A variedade é adequada para o cultivo em diferentes regiões da Rússia, mas o aumento da produção será apenas nas regiões da Região Central da Terra Negra.
História de criação
O criador da variedade é a empresa da região de Moscou "Russian Garden", que no início dos anos 2000 começou a desenvolver uma nova variedade. Os autores foram V. L. Korochkin, V. M. Nalizhity, S. A. Korotkov, A. V. Dynnik, P. B. Ilyev. Jardins privados e plantações.
A variedade é determinante, criada para cultivo em campo aberto nas regiões sul e centro, nas latitudes norte - em estufas fechadas.
Descrição da variedade
Pelas suas características, a variedade é considerada subdimensionada. Em média, a altura varia de 60 a 80 cm. O crescimento dependerá diretamente do local de cultivo. O arbusto é compacto, a copa é semi-espalhada, ramificada. O tronco é bem desenvolvido, potente, com ligeira pubescência. Apesar dos arbustos serem compactos e não ocuparem muito espaço, eles ainda precisam ser amarrados a um suporte para evitar a quebra do caule devido à severidade do fruto.
As folhas são de tamanho médio, tamanho médio, alongadas e pontiagudas para o fim. A cor é verde fosca. Existe rugosidade na chapa da chapa. Com a seca, as folhas se enrolam.
A inflorescência é de tipo intermediário, começa a se formar acima da 7ª folha. Posterior - em 1-2. Os botões são de tamanho médio, de cor amarela. As escovas são formadas 6-8. 4-5 bagas amadurecem em um pincel. A formação de um arbusto inclui 1 haste principal e 1 haste lateral.
O tomate russo Bogatyr apresenta bons indicadores de produtividade e características externas. Os jardineiros notam excelente imunidade a doenças fúngicas, mantendo a qualidade e a transportabilidade. E também um cuidado despretensioso.
Entre as desvantagens, o beliscão e a necessidade de amarrar a um suporte são mais frequentemente observados.
As principais qualidades da fruta
O formato do fruto é redondo, ligeiramente achatado no pedúnculo. O peso dos vegetais é de 92-147 g. Os primeiros tomates podem amadurecer mais pesado. Na maioria das vezes, isso acontece nos galhos mais baixos - quanto mais alto o pincel estiver do solo, menor será o fruto. A cor dos tomates maduros é vermelha ou vermelha framboesa, os frutos verdes são verdes claros.
A pele é lisa e firme. Evita que o vegetal se rache. Graças a isso, o tomate tolera bem o processamento e o transporte.
A polpa é suculenta, carnuda, ligeiramente firme e ligeiramente aquosa. Muitas pequenas câmaras são formadas no interior, com poucas sementes nelas.
Bagas de tipo universal, usadas frescas e em saladas, enlatadas e em conserva. Adequado para preparar molhos, sumos, sopas, pastas de tomate, compotas e smoothies.
Características do sabor
Eles notam o maravilhoso aroma de tomate das frutas, bem como o sabor rico e brilhante.
Amadurecimento e frutificação
A variedade russa Bogatyr pertence ao grupo das culturas intermediárias. O amadurecimento da fruta leva 98-114 dias. A frutificação ocorre em vários estágios de julho a agosto. As datas podem variar dependendo da região e das condições meteorológicas.
Produção
O rendimento é alto. 5-6 kg são removidos de um arbusto. Em escala industrial, 291-381 centners de vegetais são colhidos em um hectare.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A germinação das sementes do herói russo possui uma tecnologia padrão. Até mesmo um iniciante pode lidar com esse processo.
As sementes adquiridas são processadas. Primeiro, eles são embebidos em água. Em seguida, é tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio e novamente lavado em água.
Terra fofa e solta é despejada nas caixas de mudas. A cova é feita no máximo 2 cm de profundidade, após a semeadura, o solo é abundantemente umedecido e as caixas são cobertas com papel alumínio. A temperatura deve ser de +25 graus. Isso será ideal para a germinação das sementes. Eles devem eclodir em uma semana.
A colheita deve ser feita depois que a planta tiver algumas folhas fortes. Terra solta é despejada no recipiente junto com fertilizantes e abundantemente derramada com água. As mudas são mais bem colocadas no parapeito da janela, pois precisam da luz solar. Se o sol não chega, é melhor recorrer às lâmpadas ultravioleta. Então, o desenvolvimento do futuro arbusto ocorrerá uniformemente e os caules não serão excessivamente esticados.
O desembarque é realizado de 15 de maio a 5 de junho. É melhor não se apressar, pois a cultura é termofílica e não tolera mudanças excessivas de temperatura.
O local é preparado com antecedência, escavado junto com fertilizantes e derramado com água.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O melhor é plantar os arbustos de acordo com o esquema 50x40 cm. A profundidade do buraco não é superior a 15-20 cm.
Crescendo e cuidando
O cuidado adequado deve incluir:
rega regular (2 vezes por semana);
beliscar;
curativo superior (a cada 14 dias);
soltando o solo e removendo ervas daninhas;
arejar a estufa;
liga para pinos;
pulverização preventiva.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.