- Autores: E. N. Andreeva, E. A. Sysina, S. L. Nazina, K. B. Bogdanov, M. I. Ushakova
- Ano de aprovação: 1998
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: semi-determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 112
- Condições de cultivo: para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 120-170
A variedade Pink Elephant é incluída anualmente na lista dos melhores tomates da Rússia por seu excelente rendimento e ótimo sabor. Distingue-se pelo seu tamanho muito grande e pela frutificação a longo prazo. Freqüentemente, os proprietários privados usam uma variedade para o cultivo para venda. Usado para fazer saladas, pasta de tomate, molhos para sopas.
História de criação
A cultura foi criada por criadores domésticos - E.N. Andreeva, E.A. A variedade foi incluída no Registro Estadual em 1998.
Descrição da variedade
Os arbustos são de tamanho médio, com 120-170 cm de altura, o caule é potente, reto, os ramos são fortes, extensos, de folha média. O tipo de crescimento é semideterminante. As folhas são grandes, tipo batata, de tonalidade verde rica. A inflorescência é intermediária, aparece depois de 7 a 10 folhas, depois de 2 a 3. Após a formação de 8-12 inflorescências, o crescimento pára. Existem 6-8 frutas em um grupo. Se você deixar uma grande quantidade de tomates no arbusto, nem todos irão amadurecer. A variedade é cultivada em ambientes internos e em canteiros.
As principais qualidades da fruta
Grande, pesando desde 280 g, pode chegar a 1 kg, o formato é achatado e redondo, ligeiramente achatado com uma nervura característica na base. A cor é rosa-carmesim. A polpa é suculenta, açucarada, carnuda, contém muita fibra e potássio. A pele é brilhante e fina, raramente sujeita a rachaduras. Os tomates são bem transportados, armazenados em local seco, fresco e escuro por até um mês.
Características do sabor
Sabor excelente, doce com leve acidez.
Amadurecimento e frutificação
No meio da estação, em termos de amadurecimento, 110-112 dias se passam a partir do momento em que os brotos aparecem para a colheita. Frutificando até o final do outono.
Produção
De um arbusto remova de 2,5 kg a 3 kg. A qualidade do atendimento afeta significativamente o peso da fruta. Os tomates de baixo são grandes, os de cima pesam 150 g ou menos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O desembarque é realizado 50-60 dias antes da transferência para um local permanente. As sementes são plantadas em meados de março em recipientes de 2 cm de profundidade, recolhidos com orifícios de drenagem e tampas apertadas ou selados com papel alumínio. A temperatura de germinação das sementes é de 23 a 25 ° С.
Após o surgimento das mudas, as coberturas ou o filme são retirados, as mudas são transferidas para um local mais fresco e luminoso. Para a prevenção da doença "perna preta" a terra é eliminada com uma solução fraca de permanganato de potássio ou "Fitosporina". No estágio de 2 folhas verdadeiras, elas são transplantadas para recipientes separados e alimentadas com fertilizantes complexos. Quando 5-7 folhas verdadeiras aparecem, elas são transplantadas: em uma estufa - em meados de maio, em canteiros abertos - no início de junho. Nessa altura, a terra deve aquecer até + 10 ° C na estufa e + 15 ° C no campo aberto.
O terreno para o tomate é preparado no outono: eles o desenterram e o transformam em 1 quadrado. m 5-7 kg de húmus ou composto. Antes do plantio, cinzas e fertilizantes minerais complexos são despejados nos buracos.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao formar um arbusto, não mais do que 4 plantas por metro quadrado são colocadas em 1 haste. m, se sobrarem 2 hastes, não mais do que 2 mudas são plantadas. As mudas são colocadas em intervalos de 50x40 cm.O elefante rosa não gosta de plantações densas.
Crescendo e cuidando
Necessita de pinças frequentes, visto que surgem muitos rebentos laterais na variedade. Eles devem ser removidos várias vezes por semana. Cortaram os enteados pela manhã, na véspera do poço que regava os canteiros. Flores extras no estágio de botão também são removidas: 3-4 são deixadas nas 2 primeiras escovas, 4-6 na terceira. Quando 4-5 escovas são formadas, a ponta é comprimida.
Em canteiros e estufas, esta variedade é mal polinizada e necessita de ajuda adicional. É imperativo ventilar e agitar levemente as plantas. Em campo aberto, não há dificuldades com a polinização.
Cerca de 5-8 tomates são deixados no arbusto, deixando cerca de 3 pedaços em cada um dos cachos. Os caules não suportarão uma grande quantidade de colheita. Depois que os ovários se formaram, é recomendável remover as folhas inferiores, mas de 1 a 2 por planta. Os cachos de fruta requerem amarração obrigatória e instalação de suporte vertical. Se o tomate for cultivado em canteiros abertos, recomenda-se cobri-lo com um filme no frio.
Regado frequente e abundantemente com água morna na raiz. Na estufa, a água é regada a cada 3 dias, uma planta toma 5-6 litros de água morna e estável, em campo aberto com chuvas fortes é regada com menos frequência. Eles soltam o solo, cobrem com serragem ou grama.
Plantas de frutos grandes requerem alimentação de alta qualidade com compostos orgânicos e minerais. No período inicial de crescimento e floração, são alimentados com fertilizantes orgânicos e complexos, que contêm nitrogênio. Quando uma segunda escova aparece, os compostos nitrogenados são removidos do revestimento superior. Após a floração, são alimentados apenas com cálcio, potássio ou fósforo.
Pela primeira vez, 2 semanas após o plantio, regando abundantemente os canteiros, é introduzido um verbasco líquido fermentado. Durante a floração, fertilize com compostos complexos. Durante a frutificação, o curativo foliar é feito com uma mistura de iodo e leite, uma solução de ácido bórico. Os fertilizantes de potássio e fósforo são aplicados sob a raiz: monofosfato de potássio, superfosfato, sulfato de potássio, magnésio de potássio, sódio ou humato de potássio é adicionado a cada um deles ao preparar uma mistura de nutrientes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta boa resistência à requeima, Alternaria, Fusarium. Os tratamentos preventivos de doenças e pragas são realizados até o período de formação dos frutos. Para lesmas e pulgões, borrife com tintura de pimenta ou alho. Os grânulos de Medvetox protegem o urso dos ataques, pois são enterrados no local onde aparecem os insetos.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para cultivo em toda a Rússia. No sul, frutifica bem sem abrigo. Em climas temperados é possível plantar sem abrigo em área protegida do vento, mas no frio recomenda-se cobrir a cultura com filme. Nas regiões norte, são plantados apenas em estruturas fechadas.
Visão geral da revisão
Os jardineiros amam esta variedade por seus frutos enormes e ótimo sabor. Na região sul, quando plantada em casa de vegetação, começa a frutificar já na maturação. Eles percebem que, se os enteados não forem removidos em tempo hábil, os tomates podem adoecer. Alguém não gosta de arbustos altos - eles ocupam muito espaço no local. Há quem não se impressione com o sabor, enquanto os tomates de outros nem sequer têm tempo de amadurecer e começam a estragar-se imediatamente. A maioria dos residentes de verão aprecia a resistência a doenças e uma colheita regular da variedade.