- Autores: V. A. Vasilevsky, V. M. Nalizhity, S. A. Korotkov, A. V. Dynnik, ZAO Scientific and Production Corporation 'NK LTD'
- Ano de aprovação: 2001
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-125
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Sim
- Transportabilidade: Sim
A variedade Pink Giant é uma das mais populares representantes do grupo de tomate bovino. Apresenta um longo período de frutificação e boa resistência a doenças. Utilizado para fatiar, saladas, sucos e massas.
História de criação
Criado no final do século XX, os autores são: V. A. Vasilevsky, V. M. Nalizhity, S. A. Korotkov, A. V. Dynnik. Criado com base na ZAO Scientific and Production Corporation "NK LTD". Incluído no Registro do Estado em 2001.
Descrição da variedade
Variedade alta até 2 m de altura, o arbusto é compacto, cresce em pé, os brotos são fortes, mas devem ser amarrados, as folhas são verde-claro em forma de "batata" pequena. O tipo de crescimento é indeterminado. A inflorescência é simples ou intermediária, aparece após 9 folhas, depois a cada 3. Um cacho de frutos se forma no local da inflorescência. Cada um pode ter até 6 frutas. Nas escovas inferiores, os frutos são maiores. É uma planta que ama o calor e a luz. Nos verões quentes, os arbustos ficam mais altos, florescem mais rápido e dão uma colheita abundante. Cultivado em terreno aberto, em estufas de filme e envidraçadas
As principais qualidades da fruta
Muito grande a partir de 350 g, forma plana e redonda com pequenas nervuras. A cor varia do branco-rosa ao carmesim brilhante. A polpa é muito densa, carnuda, suculenta. A pele fica firme. Existem poucas sementes. Têm uma apresentação atraente, são fáceis de transportar, de forma ligeiramente imatura, removidos em estado de maturação branca, armazenados por um mês, às vezes mais.
Características do sabor
Doce, delicado com um aroma agradável, não azedo. O sabor é caracterizado como sobremesa, excelente.
Amadurecimento e frutificação
Em termos de maturação, esta é uma variedade de meia temporada, os tomates amadurecem 100-125 dias após a germinação.
Produção
Pertence à espécie produtiva, cerca de 4 kg são retirados de uma planta. Os frutos começam a amadurecer a partir de meados de julho a setembro.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Em um clima meridional, as sementes são semeadas nos últimos dias de fevereiro ou início de março, em um clima temperado - a partir de meados de março, em um mais severo (Sibéria, Ural, Extremo Oriente) - do final de março ao início de abril. Recomenda-se plantar a gigante rosa imediatamente em recipientes separados, pois após um mergulho, as mudas adoecem por muito tempo. 3-4 sementes são plantadas em cada recipiente a uma profundidade de 1-1,5 cm. A temperatura ótima de germinação é de 23-25 graus. Após o surgimento dos brotos, você pode escolher o mais forte, retire o resto, mas somente após o aparecimento de 2-3 folhas fortes.
As sementes para mudas em terreno aberto são plantadas 2 semanas depois. Após a emergência das mudas, a temperatura é reduzida para 16-18 graus, após 4-5 dias a temperatura é elevada novamente para 20-24. Antes do plantio, as mudas começam a endurecer com 12 dias de antecedência: primeiro, são retiradas por 40 minutos à sombra, aumentando gradativamente o tempo de permanência até um dia inteiro de sol forte.
São transferidos para local permanente de 15 de maio a 5 de junho - uma data mais exata depende do clima da região, por exemplo, na faixa do meio é melhor não antes do final de maio. Quando o solo no canteiro do jardim aquece até +10 graus na estufa e até +15 graus em canteiros abertos, as mudas podem ser plantadas. Normalmente as mudas já possuem 6 folhas verdadeiras e 1 inflorescência.
O solo para o tomate requer um solo franco-arenoso ou argila leve com alto teor de nutrientes. Prepare um local para um tomate de outono, 1 sq.m trazer - um balde de húmus, um copo de cinzas de madeira e 40 g de superfosfato. Antes de plantar, cave buracos, acrescente uma mistura a cada um, que contém fertilizantes complexos, cal, pó de tabaco e mostarda seca, depois regada.
Os arbustos alongados devem ser dispostos em ângulo e, de crescimento normal, estão enterrados no primeiro par de folhas. Amarrado a um suporte. Regado com água morna (25-30 graus), coberto com húmus, protegido por 2-3 dias do sol.
Nas regiões do sul, pode ser cultivado sem sementes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Por 1 sq. m, são colocadas 3 plantas, um intervalo de 50x60 cm, ou mesmo 70x70 cm, é feito entre as mudas.
Crescendo e cuidando
Os caules altos precisam de um laço regular e de um suporte forte. Nos arbustos, não só os enteados são cortados, mas também a folhagem, que fica embaixo das escovas de frutas. Formado em estufas em 1 haste, em canteiros abertos - em 2-3 hastes. Às vezes, ao formar 1 tronco, um broto adicional é deixado sob a primeira escova - no caso de o tronco principal se quebrar.
Após o aparecimento de 5-6 inflorescências, os topos são pinçados. O excesso de brotos e folhas são removidos em várias etapas: em um momento não superior a 3. Não deixe mais de 6-7 escovas de frutas na planta, se você precisar obter tomates muito grandes, então 4-5 e 3 flores em cada . Debaixo dos caules com frutos grandes, necessariamente substituem-se os adereços, os ramos podem quebrar-se e perder-se-á a colheita.
É melhor regar abundantemente à noite, mas apenas quando o solo seca. A terra deve ser afrouxada para que não se forme uma crosta, coberta com serragem ou palha. Se o regime de irrigação for violado, os tomates podem rachar. A variedade precisa de rega frequente durante o período de floração e crescimento dos ovários, cerca de uma vez a cada 5-7 dias. Durante o período de maturação, recomenda-se que a quantidade de umidade seja reduzida. A irrigação por gotejamento pode ser arranjada.
A cultura responde bem a adubações complexas e orgânicas, sendo aplicadas até 5 vezes por safra. Eles são alimentados com fertilizantes de nitrogênio na fase de crescimento - 20 g de azofoska por 1 sq. m, após o surgimento do 2º cacho de frutos, são introduzidos fertilizantes contendo potássio, cálcio e fósforo. Variedades de frutos grandes requerem mais nutrientes do que outros tomates. Durante o período de maturação, são alimentados cerca de 3 vezes: infusão de verbasco, infusão de ervas ou excrementos de frango.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Tem uma resistência média às principais doenças do tomate. A pulverização profilática contra a requeima com líquido Bordeaux e Fitosporin é necessária. As pragas mais perigosas são: pulgões, besouro da batata do Colorado, mosca branca. Para controlar insetos, são utilizadas cinzas de madeira ou bioinseticidas.
Resistente a condições climáticas adversas
Resiste perfeitamente a regas prematuras e mudanças de temperatura, mas no tempo frio é imperativo cobri-lo.
Regiões em crescimento
Ela dá frutos com sucesso em toda a Rússia, incluindo áreas de agricultura arriscada. No sul, são cultivadas em campo aberto, nas demais regiões, apenas em estufas.
Visão geral da revisão
Para muitos jardineiros, esta é uma das variedades preferidas, pois é plantada para dar tomates enormes, bonitos e muito saborosos. O gigante rosa não é considerado o mais prolífico, mas as qualidades de sobremesa da fruta compensam. Eles observam que o tomate precisa de alimentação regular, caso contrário, a colheita será modesta. A variedade deve ser amarrada e retirado todo o excesso de brotos, mas o tomate é uma verdadeira iguaria, sempre grande e tenro, mesmo em anos magros, só que seu número diminui e amadurece mais.