- Autores: Ognev V.V., Tereshonkova T.A., Klimenko N.N., Chernova T.V.
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: excelente
- Transportabilidade: excelente
Ágata rosa são tomates brilhantes, de tamanho médio, muito semelhantes a uma dispersão de pedras preciosas. A variedade é oficialmente recomendada para cultivo na Rússia em 2015. Os criadores são a conhecida agrofirma "Poisk" e o Centro Científico Federal para o Cultivo de Hortaliças. Não confundir com o híbrido F1 de Ágata Rosa, que possui frutos redondos.
Descrição da variedade
Arbusto determinado e compacto com 45-50 cm de altura. A folhagem é média, verde, perfurada. A estrutura do arbusto é fina, graciosa, com caules longos, não sujeitos a crescimento excessivo.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são de tamanho médio, 120-150 gramas, ovais, como azeitonas, em formato semelhante a barris regulares, sem dilatação e contração. Eles parecem pesados, são 6-7 tomates em um pincel, ele não cabe na palma da sua mão. Os frutos verdes são verdes, sem mancha escura no pedúnculo, os frutos maduros são de um rosa intenso. A pele é fina, mas elástica e firme, a polpa é macia, ampla, firme e suculenta.
Características do sabor
Frutas dietéticas, açúcar. O sabor é doce, delicado, brilhante, sem ácido e aspereza. Devido ao seu formato, tamanho e consistência, a variedade é ideal para a colheita - os barris ficam bem em conservas de frutas inteiras, não rebentam, são perfeitos na mordida, densos, tenros. Mais adequado para costura em marinadas transparentes. A Agrofirm "Poisk" incluiu a variedade na série "Home Procurement". Mas a área de aplicação não se limita a nada: são consumidos frescos, fazem saladas de inverno, lecho, ketchups, molhos. Os tomates rosa são considerados mais benéficos para a saúde do que os vermelhos, pois contêm mais vitamina C, selênio, licopeno. Eles são usados para preparar coquetéis, smoothies, sobremesas. Perfeito para secar.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da estação, os primeiros frutos são removidos 90-105 dias após a germinação. O recuo é duradouro. A safra é colhida de julho a agosto.
Produção
O rendimento é excelente - 5,5 kg por 1 sq. m) O tomate parece representativo no jardim - escovas ricas e poderosas de frutas iguais, como se fossem calibradas. O rendimento é confiável, a variedade é estável, as características são estáveis.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As mudas são semeadas em datas padrão - em março, transplantadas para campo aberto em maio. Nas regiões frias (Ural, Sibéria), a planta é plantada em local permanente na primeira semana de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Em espaçamentos entre linhas são mantidos 70 cm, entre plantas - 60 cm.
Crescendo e cuidando
Plantada em local ensolarado, aceita-se sombra parcial, variedade tenaz e resistente. Às vezes, o tomate é cultivado em uma varanda ou no parapeito de uma janela devido ao seu tamanho relativamente pequeno.
Nesse caso, é melhor escolher o local mais ensolarado, e imediatamente plantar a planta em um recipiente grande, caso contrário, não haverá mais do que 3-4 frutos no mato.
O arbusto é formado em 2-3 hastes. É necessária uma liga, caso contrário, os caules não sobreviverão à colheita.
Se o verão estiver nublado, o tomate é cultivado em estufa ou de acordo com esquemas de renovação prolongada, a época de floração cai no período sem abelhas. A formação dos ovários deve ser ajudada.
Monitore a temperatura. Se estiver abaixo de + 13 ... 15 ° С, as anteras ficam deformadas, se estiver acima de + 30 ° С, o pólen gruda, a + 35 ° С torna-se estéril. Mesmo o calor intenso de curto prazo fará com que as flores caiam.
Quando a umidade do ar está acima de 70%, o pólen gruda. O ar excessivamente seco também é indesejável. Em campo aberto nas condições da Federação Russa, a umidade é sempre adequada, e na estufa o problema é resolvido com a ajuda de um sistema de ventilação. Se o jardineiro não tiver a oportunidade de monitorar as aberturas de maneira independente, você pode instalar as automáticas - elas reagem à temperatura e se abrem quando necessário.
O processo de polinização é auxiliado por: fornecer movimento de ar suficiente na estufa abrindo portas ou instalando ventiladores, plantando ou arrumando plantas melíferas em vasos que atraiam abelhas e abelhas, sacudindo as escovas ou polinizando flores com um pincel.
Você pode determinar que a flor foi polinizada com sucesso pelas pétalas. Em uma flor com pistilo fertilizado, as pétalas são dobradas para trás.
Estimula a floração e a formação de ovários por pulverização com ácido bórico, preparações especiais "Tomaton", "Ovário".
O tomate é subdimensionado, com pouca folhagem, a variedade praticamente não necessita quebrar o excesso de folhas durante a maturação. No entanto, as folhas inferiores ainda são removidas. Em meados do verão, eles ficam sujos, danificados, podem se tornar uma porta de entrada para infecções, além disso, eles tiram a nutrição das frutas diretamente acima deles (e a primeira escova é a mais precoce e mais frutada).
Devido ao alto teor de açúcar, os tomates de fruta rosa são mais exigentes na composição do solo e na cobertura. Um local para plantio é colhido no outono, por 1 sq. m adicionar um balde de adubo, potássio e fertilizantes de fósforo. O solo deve ser solto, absorvente de umidade e permeável ao ar. Isso resolverá ainda mais muitos problemas com a irrigação.
Regar é desejável mesmo, atento, conforme necessário. Os tomates adoram um abastecimento regular e abundante de água, mas para que o solo seque entre as regas, atingindo uma saturação de umidade de 60%. Se o jardineiro não tiver tempo, em um verão seco e quente, para regar os tomates todos os dias, é melhor cobrir o solo com cobertura morta. Use palha limpa, pontas de tomate, agulhas de pinheiro ou serragem. Eles retêm umidade, dão acesso ao ar e protegem contra algumas pragas. Todos esses tipos de cobertura morta são plantados no solo no outono, o que melhora e enriquece sua composição.
Cobertura - 2-3 vezes por estação de cultivo, a última cobertura é realizada 1 semana antes da colheita. A alimentação muito frequente é indesejável, especialmente se o solo foi inicialmente bem preparado. O excesso de fertilizantes retarda a absorção de alguns elementos importantes, por exemplo, o cálcio, os frutos ficam menores, menos doces e abundantes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
Não há muitas críticas, a variedade é uma novidade, mas todas são positivas. A variedade é luxuosa para os frutos-de-rosa, que, em média, são bastante caprichosos. Não muito grande, mas os frutos pesados da variedade são muito atraentes. Eles são macios, firmes, com delicada polpa de açúcar na dieta. Se encaixa perfeitamente em latas para costura. A variedade é conveniente para cultivo individual e comercial. O rendimento parece ser excelente devido ao habitus do arbusto e sua confiabilidade. Em quaisquer condições em que o arbusto cresça, amarrará barris potentes e agradáveis ao toque. A variedade pode ser plantada nas áreas sombreadas da estufa ou em um jardim não muito lucrativo.