- Autores: Sibéria
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Transportabilidade: Sim
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 40-50
É sobre o Stella Rosa que muitos jardineiros amadores experientes falam muito positivamente, chamando-o de a melhor variedade de colheitas de frutos rosa grandes e médios. Essas frutas maduras são ricas em vitaminas B e C, e um baixo percentual de acidez determina a possibilidade de utilizá-las na alimentação e na alimentação infantil.
História de criação
Os criadores de Novosibirsk Postnikova e Dederko conseguiram obter uma cultura com resistência máxima à grande maioria das doenças típicas da erva-moura. Mas sua principal conquista foi que Rose Stella se desenvolve soberbamente mesmo no verão frio, o que em nada afeta a qualidade de seus frutos. É esta característica que levou ao fato de que agora a variedade se tornou um líder claro entre outras variedades da Sibéria. Ao mesmo tempo, a cultura tinha um nome diferente - Superheart. Já no Registro Estadual, a variedade é registrada com o nome Pink Stela (com uma letra L).
Descrição da variedade
A colheita é medianamente precoce, determinante, subdimensionada (40-50 cm), destinada a solos abertos e estufas. Os ovários nos arbustos são formados frequentemente, através de uma folha. Os cachos contêm 5 a 7 frutos grandes, com peso médio de 150-200 g. O rendimento costuma ser estável.
Pink Stella é adaptado para cultivo na Sibéria e Altai. Os parâmetros das suas características varietais não dependem das condições de cultivo aberto ou fechado. Os caules são grossos, eretos, padronizados, mas o arranjo dos suportes é desejável, já que os frutos são grandes. Ao formar caules - 2-3.
Antes da formação das primeiras escovas, os arbustos têm configuração piramidal, são compactos e surge uma espécie de espalhamento. Os primeiros ovários são formados por 7-8 folhas, há 4-5 deles no total (aparecem através da folha). As folhas são em geral, tons de verde escuro, os pecíolos são curtos, não precisam ser removidos. Os arbustos param de crescer por conta própria depois de amarrar os últimos pincéis.
Embora a cultura seja resistente aos caprichos do clima, ela claramente não tolera geadas.
Suas vantagens incluem:
compactação de arbustos;
excelentes parâmetros de qualidade de frutas;
bom rendimento;
a possibilidade de crescer em solos abertos e fechados;
grau confiável de resistência às mudanças climáticas adversas;
vida útil estendida;
versatilidade de uso;
gosto excelente;
excelentes condições de mercado;
boa transportabilidade e manutenção da qualidade;
qualidades úteis;
técnicas agrícolas relativamente simples;
alto nível de resistência à seca e ao calor.
Desvantagens:
os arbustos devem ser amarrados, alimentados;
pouca resistência ao retorno do gelo quando cultivado em condições abertas.
Muitos pratos diferentes e preparações caseiras são feitas com as frutas, mas as saladas frescas são especialmente boas com elas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos da cultura são ligeiramente alongados, em forma de pimenta, ligeiramente achatados nas faces, pontas pontiagudas, com peso médio de 150-200 g, cor rosa-framboesa, sem manchas. A consistência é densa e açucarada, com pequenas câmaras de sementes com poucas sementes. A casca não é espessa, rebenta na hora de enlatar tomates inteiros, pelo que deve ser furada na zona do pedúnculo. Os frutos chegam com rapidez e eficiência quando colhidos no estado verde.No entanto, o prazo de validade e a manutenção da qualidade são curtos - cerca de 14 dias. Eles são bem transportados se forem empilhados em apenas duas linhas.
Características do sabor
O sabor da fruta é harmonioso, tipo açucarado. De acordo com a escala de degustação, é estimado em 5 pontos. A cultura é classificada como do tipo sobremesa e salada.
Amadurecimento e frutificação
A cultura é considerada meio precoce, embora os primeiros frutos possam ser vistos já em julho. Os prazos de maturação são de 100 a 105 dias. Muito depende das condições climáticas e da qualidade do atendimento.
Produção
O nível de rendimento é de 5-6 kg por arbusto, uma cultura de alto rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada em março, cerca de 50-60 dias antes do plantio das mudas em solo aberto (em maio) ou fechado (em meados de abril).
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de plantio padrão é 40 x 70 cm (3 arbustos por 1 m2).
Crescendo e cuidando
Cerca de 2 meses antes do plantio planejado no solo, as sementes são plantadas para as mudas. Paralelamente, prepara-se um substrato constituído por húmus, turfa e areia em proporções iguais, vertendo-o abundantemente com uma solução de "Fitosporina", para desinfectar. As sementes são plantadas a uma profundidade não superior a 2 cm e os recipientes são tapados com tampas ou equipados com película. Para evitar que os brotos se estiquem, as mudas são bem iluminadas e mantidas aquecidas. A escolha começa na fase de 2 folhas verdadeiras. Um mês antes do plantio, as mudas são endurecidas (são levadas ao ar livre, aumentando lentamente o tempo de residência).
As mudas maduras são plantadas em solo aberto no mês de maio, seguindo o esquema de plantio. Além disso, os arbustos são regularmente irrigados e alimentados. Nesse sentido, a matéria orgânica é útil (chorume de cria ou excremento de frango na proporção de 1: 7). A quantidade recomendada de curativos durante a temporada é 3-4.
O cultivo produtivo de uma cultura é amplamente determinado pela qualidade do atendimento e cumprimento das normas agrotécnicas em todas as fases de seu desenvolvimento. A Stella rosa adora o calor, com quedas bruscas de temperatura, é aconselhável providenciar abrigos de aniagem especiais para ela à noite. Durante a irrigação, a água não deve entrar nas folhas, por isso é necessário regar pela raiz, na segunda metade do dia, sem umedecer as plantas. Com rega irregular, pode ocorrer podridão apical.
O processo de afrouxamento é realizado após cada irrigação. No primeiro afrouxamento, sua profundidade deve ser de 12 cm, o que saturará as raízes de oxigênio e as aquecerá bem. Cada processo subsequente de afrouxamento é realizado até uma profundidade de 5 cm, não devendo ser permitida a compactação do solo.
Em junho, 6-7 dias após o plantio, a cultura é alimentada (0,5 litro de verbasco líquido e 1 colher de sopa de nitrophoska são adicionados a 10 litros de água). Uma planta é responsável por 0,5 litros de solução. Você pode usar uma composição diferente - 1 colher de sopa de fertilizante líquido “Ideal” e 1 colher de nitrofosfato é diluída em 10 litros de água. A taxa de consumo é a mesma.
Para a isca, no início da abertura do segundo pincel de flores, é preparada uma solução a partir de 10 litros de água, 0,5 litro de excremento de frango, 1 colher de sopa de superfosfato e 1 colher de chá de sulfato de potássio (a taxa de consumo é de 1 colher de sopa por arbusto) .
Durante o período da abertura do terceiro pincel de flores para isca em 10 litros de água, diluir 1 colher de sopa de humato de potássio líquido e nitrophoska (consumo - 5 litros de solução por 1 m2).
Realizamos o pastejo durante a formação dos frutos, retirando todas as folhas até o 1º ovário.Aqui começamos a amarrar arbustos de maneiras típicas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Em geral, a cultura é resistente às doenças comuns da erva-moura e ao ataque de pragas. No entanto, medidas preventivas padrão devem ser implementadas. Nesse caso, o cuidado com as plantas não tem particularidades - todas as medidas necessárias são padronizadas.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura é resistente às condições climáticas adversas, exceto geadas.