- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 82-85
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 97
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50-70
Mais e mais jardineiros amadores começaram a cultivar tomates em suas dachas ou canteiros pessoais. Para o plantio, eles escolhem variedades despretensiosas no cuidado agrotécnico, que se adaptam às características climáticas da região. Uma dessas variedades é o tomate Pink Lyana.
História de criação
A variedade foi criada por criadores russos, funcionários da NICSSA na Rússia em 1996. A variedade híbrida foi desenvolvida especificamente para cultivo ao ar livre e para estufas de filme. Um tomate Liang bastante comum foi considerado uma variedade parental para o desenvolvimento de um híbrido. A nova variedade de tomate criada obteve apenas qualidades positivas de seu pai.
Descrição da variedade
A variedade híbrida Rozovaya Lyana é um arbusto determinante, subdimensionado, até 60 cm de altura. Em condições de bom atendimento agrotécnico, os caules atingem altura superior a 70 cm. O arbusto é bastante compacto, com abundância de folhas nos caules. A planta não precisa particularmente remover enteados, mas amarrar não será supérfluo.
As folhas são pequenas, o formato da folha não difere de outras variedades. A parte superior da lâmina de folha verde brilhante é ligeiramente pubescente.
Ao contrário da variedade parental, a Rozovaya Lyana pertence a variedades de maturação precoce; em regiões com clima quente, a safra amadurece precocemente.
A primeira inflorescência simples está acima de 5-6 folhas do sistema radicular, a formação posterior ocorre após 1-2 folhas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos de tamanho médio são arredondados. A massa de um tomate varia de 70 a 80 g. De 5 a 7 tomates podem crescer em um cacho completo.
A polpa densa e suculenta fica escondida sob uma pele fina e lisa. Durante a maturação total, a pele fica rosa intenso.
As câmaras de sementes não são particularmente pronunciadas, há poucas sementes nelas e o próprio fruto não contém mais do que 6 câmaras de sementes.
Devido à polpa densa, os frutos caracterizam-se pela boa qualidade de conservação e excelente transportabilidade.
Os tomates desta variedade são universais, uma vez que são utilizados in natura e enlatados, bem como na fabricação de sumos de tomate.
Características do sabor
De acordo com seu sabor, os frutos da variedade Rozovaya Lyana são avaliados pelos criadores em 4 pontos em 5. Os tomates são doces no paladar. As frutas contêm muitas vitaminas, caroteno, ácido ascórbico e minerais. Matéria seca cerca de 6%, açúcar - 6,5%.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Rozovaya Lyana pertence às variedades de maturação precoce, a primeira colheita é colhida pelos jardineiros no prazo de 82-85 dias a partir do início da estação de crescimento após o aparecimento dos primeiros rebentos. O longo período de frutificação vai do início de julho ao final de agosto.
A vantagem dessa variedade é um alto rendimento de frutas com boas qualidades comerciais, oscila em torno de 97%.
Produção
Quando cultivado em terreno aberto, um arbusto pode dar até 4-5 kg de frutas brilhantes e atraentes; em estufas de filme, uma variedade de alto rendimento pode dar até 9-10 kg por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade pode ser cultivada por meio de mudas e semeadura em campo aberto. Para isso, é necessário cumprir as datas de desembarque.
Para o cultivo de mudas, não foram estabelecidas datas específicas de semeadura, pois tudo depende da região e da data prevista de plantio da planta em campo aberto.Mas jardineiros experientes recomendam semear sementes para mudas de 20 de março a 10 de abril. É importante levar em consideração que a idade ideal das mudas para o plantio em local de crescimento permanente é de 50-60 dias. As mudas geralmente são plantadas no solo de 15 de maio a 5 de junho. Este é o período mais favorável quando a temperatura média diária corresponde às normas de plantio.
No caso de semear em local de crescimento constante, é necessário levar em consideração as condições climáticas e meteorológicas da região de cultivo. É importante lembrar que o solo deve ser bem aquecido.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O material de plantio finalizado é plantado de maneira bastante compacta, isso é possível devido ao fato de os arbustos da variedade Pink Lyana serem compactos. A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 40 cm, a distância entre as fileiras deve ser de pelo menos 50 cm.
Crescendo e cuidando
Para mudas saudáveis e fortes, é melhor usar vasos de turfa especializados. Isso ajudará a evitar a colheita da cultura.
Para obter brotações rápidas, os recipientes com sementes são colocados em local bem iluminado e aquecido, mantendo regularmente a umidade do ar recomendada. Para manter a umidade, muitos jardineiros cobrem a louça com cortes com filme transparente e vidro. Nesse caso, a evaporação não será tão rápida e as sementes brotarão rapidamente.
As futuras mudas precisam ser alimentadas algumas vezes com fertilizantes contendo minerais.
Uma semana antes do plantio, as mudas são endurecidas. Para fazer isso, os potes de tomate são expostos ao ar por cerca de 3-4 horas por dia.
Após o transplante, a cultura precisa de cuidados agrotécnicos. Certas regras devem ser seguidas para um crescimento normal e uma boa colheita.
Os tomates plantados são regados uma vez a cada três a quatro dias. Nesse caso, você precisa ter muito cuidado e evitar o alagamento ou o ressecamento do solo. Ambos podem afetar negativamente a planta. Para manter a umidade necessária no solo por mais tempo, o sistema radicular é coberto com cobertura morta. Para fazer isso, você pode usar grama seca ou palha do ano passado.
Após a rega, a cada dois dias, o solo é cuidadosamente solto, é importante evitar danos às raízes.
A alimentação das plantas deve ser realizada regularmente. A primeira fertilização ocorre 2-3 semanas após o transplante. A solução de verbasco é usada como cobertura.
A segunda alimentação é realizada na fase de formação da inflorescência, a terceira - durante o período de crescimento dos frutos.
Solução verbasco, fertilizantes minerais contendo nitrogênio, cinzas, húmus e outros são usados como fertilizantes.
O solo deve ser periodicamente livre de ervas daninhas, que tiram do tomate os nutrientes necessários para o crescimento normal do arbusto e a formação dos frutos.
Também é importante lembrar sobre a vizinhança correta das plantas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Rozovaya Lyana é altamente resistente a muitas doenças que atormentam a família das beladuras. A alta resistência à Alternaria e ao vírus do mosaico do tabaco ajuda a planta a manter o fruto em condições de comercialização.