- Autores: Zhidkova V.A., Kononov A.N., Krasnikov L.G.
- Ano de aprovação: 2003
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Altura do arbusto, cm: até 60
- Sai: médio, verde escuro
- Cor de fruta verde: verde com uma mancha verde escura no caule
Variedades que não requerem atenção especial e ao mesmo tempo frutificam regularmente são muito procuradas. Estas são as características do tomate rosa dos ventos. A variedade adapta-se de forma notável às mudanças climáticas abruptas e é capaz de formar uma grande colheita em quaisquer condições climáticas, mesmo as desfavoráveis.
Descrição da variedade
Os arbustos são plantados em terreno aberto, mas apesar das recomendações de jardineiros experientes, vai se sentir confortável em canteiros e estufas. O tipo de crescimento é determinante. As frutas são consumidas na maioria das vezes em sua forma natural, sem processamento. A altura máxima dos arbustos é de 60 centímetros. A massa verde é espessa e exuberante. A cor é verde escuro. A superfície das folhas é ligeiramente ondulada. As inflorescências são simples.
As principais qualidades da fruta
Após a formação, os frutos apresentam-se de cor verde com uma mancha escura na zona onde o pedúnculo se fixa ao tomate. Os vegetais maduros ficam rosados. Os tamanhos são médios e ganham em peso cerca de 140-160 gramas. A forma é redonda. Os tomates são cobertos por uma pele lisa e brilhante. A safra colhida tem boa qualidade de conservação, graças à qual mantém sua integridade por muito tempo. Os tomates são ideais para preparar saladas e aperitivos. Um pequeno número de ninhos de sementes são formados no interior.
Nota: Os vegetais também fazem um suco e molho nutritivos.
Características do sabor
A maioria dos jardineiros notou o sabor intenso dos tomates. Têm um agradável sabor adocicado e picante. A colheita da variedade Rosa dos Ventos é rica em vitaminas, açúcares e aminoácidos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence às primeiras safras de frutas.
Produção
O rendimento do tomate Windrose é alto. Em média, 6 a 7 quilos de vegetais são colhidos em um metro quadrado de terra. Residentes de verão experientes conseguem obter mais de 5 quilos de vegetais deliciosos de um arbusto. Os tomates amadurecem amigavelmente e são colhidos do final de julho até a primeira geada.
Os frutos podem ser removidos dos galhos no estágio inicial de maturação, quando a safra está apenas começando a mudar de cor de verde para branco. Se forem observadas condições confortáveis, a cultura atingirá a maturidade técnica e mudará de cor. O depósito deve ser mantido à temperatura ambiente.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade é propagada por mudas. O material da semente da variedade Wind Rose começa a ser semeado para as mudas a partir de meados de março até os primeiros dez dias de abril. O solo para o cultivo de mudas é preparado com antecedência. Eles compram em lojas especializadas ou fazem com as próprias mãos, misturando terra de jardim e turfa em proporções iguais. Para limpar o solo de organismos patogênicos e bactérias, ele é tratado com compostos especiais contra fungos e outras infecções. E também a terra é calcinada em um forno quente.
Para a rápida emergência das mudas, os grãos são embebidos no preparado "Epin", sendo também adequadas soluções semelhantes. As sementes são imersas em solo úmido, mantendo uma distância de 1 a 1,5 centímetros entre elas. O recipiente com a semente é coberto com papel alumínio e transferido para um local aquecido. A temperatura adequada varia de 23 a 25 graus Celsius.Após o aparecimento das primeiras folhas, o recipiente com as mudas é transferido da sombra para o sol, e o abrigo em forma de filme é retirado. Durante todo o período de crescimento das mudas, é importante evitar que o solo seque. Os tomates são regados com moderação e abundância.
A colheita é a próxima etapa, que é iniciada após o aparecimento de 2-3 folhas. As mudas são plantadas em recipientes separados. Para tornar o sistema radicular mais desenvolvido e forte, a raiz principal é encurtada em cerca de um quarto de seu comprimento total. Este procedimento ativa o desenvolvimento das raízes laterais.
Antes de transferir as mudas para um novo local, deve-se realizar o endurecimento. Assim que a temperatura do ar atinge 15 graus, as mudas são levadas para uma sacada ou varanda aberta e deixadas por várias horas. Em temperaturas mais baixas, o endurecimento também é realizado com as janelas abertas.
As mudas são transferidas para a horta no final da primavera ou início do verão, dependendo das condições climáticas de cada região específica. A principal condição é que as geadas do início da primavera sejam completamente contornadas, pois podem prejudicar as plantas jovens.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Você precisa deixar um espaço de pelo menos 40 centímetros entre os arbustos e entre as linhas - de 60 a 70 centímetros.
Crescendo e cuidando
10 dias após a transferência dos tomates para o solo, os vegetais devem ser fertilizados pela primeira vez. São usados compostos complexos, que contêm nitrogênio, potássio e magnésio. Todos esses componentes são essenciais para uma floração plena, frutificação regular e massa verde saudável. Use as formulações de acordo com as instruções de uso. Com o tempo, você pode mudar para formulações orgânicas.
Os tomates não toleram o excesso de umidade, por isso não devem ser inundados com grandes quantidades de água. A irrigação alterna com o afrouxamento das camadas superiores do solo. Regue os tomates 2 a 3 vezes por semana em dias secos e quentes. Ao afrouxar, a enxada não deve ser aprofundada mais do que 5 centímetros. Caso contrário, o sistema raiz pode ser prejudicado.
O crescimento dos arbustos é pequeno, mas as grandes escovas obrigam os brotos a dobrar para o solo. Para manter os frutos limpos, recomenda-se amarrá-los a suportes especiais. A falta de contato com o solo salvará a fruta de fungos e do desenvolvimento de outras doenças. E também no cultivo de uma variedade, é imprescindível realizar a formação de arbustos.
As seguintes condições devem ser atendidas:
remoção de ervas daninhas;
desbaste de arbustos e limpeza de folhagem seca e deformada;
tratamento preventivo com compostos protetores.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.