- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-125
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: excelente
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 60
O tomate romano americano de meia temporada é ideal para jardineiros iniciantes que ainda não sabem exatamente como cuidar de uma colheita. A variedade apresenta boa imunidade e produtividade.
História de criação
O Tomato Roma foi criado por criadores americanos e pertence à categoria determinante. No território da Rússia, a variedade não é muito difundida, uma vez que não está incluída no Registro do Estado. Isso significa que não há fornecedores oficiais de sementes.
A variedade foi desenvolvida na década de 1950. Ganhou grande popularidade na Holanda.
Recomenda-se que o tomate Roma seja cultivado em campo aberto nas regiões do sul. Em climas mais frios, a planta só cresce em uma estufa fechada.
Descrição da variedade
Os arbustos, devido à sua peculiaridade, apresentam uma força de crescimento limitada. A altura média é de 60 cm, em climas mais quentes, os caules crescem até 70-75 cm, a copa é semi-espalhada, frondosa. O caule é poderoso, forte. Mas, apesar da baixa estatura, é melhor amarrar o arbusto a um suporte devido à severidade do fruto.
As folhas são grandes, oblongas, ligeiramente pontiagudas na extremidade, de cor verde rica, mate. As veias são pronunciadas, principalmente na face posterior. As placas são ásperas ao toque. Eles se enrolam com uma seca prolongada e, com a luz direta do sol, começam a amarelar e cair.
A inflorescência é simples. As flores são pequenas, de cor amarela clara. Basicamente, o crescimento do arbusto para após 2-3 inflorescências serem formadas no caule. De 4 a 6 frutas são colocadas em um pincel.
Ao formar um arbusto, você pode deixar 1 caule principal e 2 brotos laterais. O arbusto é compacto, por isso não precisa de muito espaço.
Muitos jardineiros notam que, graças ao seu bom sistema imunológico, a variedade tolera perfeitamente uma série de infecções fúngicas. Os arbustos não requerem cuidado redobrado, portanto, até um iniciante pode lidar com seu cultivo.
É importante notar que o tomate Roma tem boa qualidade de conservação, portanto, o transporte de vegetais por longas distâncias não é assustador.
Dos pontos negativos, a necessidade de formação de coroa e pinçamento é observada. Em especial, você precisa prestar atenção às condições climáticas - a cultura não gosta de chuvas prolongadas e quedas de temperatura. Nessas condições, o rendimento cai e a planta começa a doer.
As principais qualidades da fruta
Os frutos totalmente maduros têm uma tonalidade vermelha. O vegetal é de forma oval-cilíndrica. Uma leve nervura desce do caule ao longo da fruta. O tamanho da baga é médio, o peso varia de 60 a 80 g, a pele é firme e não greta. Graças a isso, o transporte posterior e o tratamento térmico da fruta são possíveis.
A carne é firme, carnuda e não aquosa. No interior, duas grandes câmaras de sementes são formadas.
Os vegetais são adequados para consumo fresco e para saladas. Eles são bons para a colheita e conservação no inverno. Quando congelados, não perdem o sabor e a densidade. As bagas toleram bem o tratamento térmico, por isso são adequadas para pratos quentes. Também pode ser utilizado no preparo de lecho, pastas, sucos, molhos e geléias.
Características do sabor
Há um sabor doce e brilhante. O vegetal possui um sabor característico de tomate.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é representativa do grupo de vegetais de meia-temporada. Do aparecimento dos ovários à maturação completa, decorrem 105-125 dias.Este horário pode variar para cima ou para baixo, tudo depende da região de cultivo e da quantidade de luz solar. Pelo tipo de frutificação, pertence a longo prazo. Portanto, a colheita ocorre em várias etapas, de julho a agosto.
Produção
Com o mínimo de cuidado, 0,5-0,8 kg podem ser removidos de uma bucha. Com bom atendimento - 1,5-2 kg. Uma média de 6-8 kg é removida de 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
No dia 20 de março, você pode colher sementes para mudas. Eles devem ser mergulhados em um pequeno recipiente com água. Antes do plantio, vale a pena ler no rótulo se todos os procedimentos de desinfecção foram realizados. Caso contrário, as sementes devem ser embebidas por 20 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, enxágue em água corrente.
Solo fértil é despejado em caixas de mudas. Jardineiros experientes recomendam calcinar o solo em um forno de tratamento térmico para desinfecção, mas não mais do que 25 minutos. Ou, dessa forma, as mudas são processadas.
Existem duas maneiras de semear: em uma trincheira ou em buracos. A profundidade deve ser de 2 cm, e a distância deve ser de 3 cm (para uma trincheira). Depois disso, tudo é abundantemente derramado com água de um borrifador e coberto com uma película.
As gavetas devem ser removidas para um local aquecido. Sob o filme, a temperatura deve ser de +25 graus para as sementes germinarem bem. Esse processo leva de 5 a 8 dias.
As mudas são alimentadas com misturas líquidas à base de nitrogênio. Tem um efeito benéfico no crescimento e plantio das plantas.
As mudas mergulham na presença de várias folhas fortalecidas. O novo recipiente deve ter um volume mínimo de 700 ml. O solo em recipientes pode ser misturado com cinza de madeira.
10 dias antes do plantio no solo, o local é desenterrado e fertilizado. O solo deve ser leve e ligeiramente ácido, então a cultura germinará nele sem dificuldade. Ao mesmo tempo, as mudas são levadas para fora para aclimatação. O plantio começa de 15 de maio a 5 de junho.
Depois de mergulhar no solo, as mudas são abundantemente derramadas com água morna, 1-2 baldes sob a raiz. O próximo procedimento é realizado em 4-6 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A compactação do arbusto e da copa permite plantar várias plantas em uma pequena área. A distância entre as mudas deve ser de 50x40 cm, neste caso a densidade não será ultrapassada e a cultura poderá se desenvolver normalmente sem estresse.
Crescendo e cuidando
O Tomato Roma é famoso pelo seu cuidado despretensioso. A germinação em terreno aberto e fechado não exige muito tempo e esforço. Para uma boa colheita, as dicas a seguir devem ser seguidas.
Rega. Um arbusto deve ter pelo menos 3 litros de água quente decantada. Todos os procedimentos são realizados no início da manhã ou no final da noite, quando o sol não está ativo. A irrigação é realizada a cada 5-7 dias, dependendo do clima.
Paixão e formação de coroa. Apesar da determinação da variedade, os enteados aparecem ativamente ao longo da temporada. Vale a pena retirá-los quando atingirem o comprimento de 3 a 5 cm. O número de hastes é de 2 a 3.
A cobertura é feita a cada 14-20 dias.É introduzido na forma líquida imediatamente após a rega. Isso é necessário para que as raízes não se queimem. Entre os fertilizantes orgânicos, utiliza-se uma solução de verbasco ou estrume de galinha, estrume e cinza de madeira. Entre os minerais, a preferência é dada ao sal de potássio, salitre ou superfosfato.
Ventilação diária da estufa. A temperatura nele não deve exceder +30 graus, caso contrário, as mudas começarão a secar e murchar.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.