- Autores: Itália
- Sinônimos de nomes: Rio Fuego
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para enlatamento de frutas inteiras, para secagem e secagem
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 98-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
Ao cultivar tomates para venda, que são altamente comercializáveis, vale a pena estudar a variedade Rio Fuego com mais detalhes.
Descrição da variedade
A variedade foi criada na Itália, é um híbrido com um tipo de crescimento determinante. Seus frutos são bons não só frescos, mas também adequados para enlatamento e até secagem.
O Rio Fuego é cultivado em estufas de filme e campo aberto. Os arbustos são de tamanho médio, com no máximo 90 cm, caracterizados por uma folhagem forte.
As principais qualidades da fruta
Tomates Rio Fuego maduros com tonalidade vermelha intensa. A forma do tomate é oval, o peso é de no máximo 130 gramas. Uma polpa densa está escondida dentro. Os frutos deste tomate repousam bem após a colheita, se forem criadas as condições necessárias.
Características do sabor
Quem cultiva esta variedade, assim como outros amantes do tomate, nota que o Rio Fuego tem um tomate de sabor agradável.
Amadurecimento e frutificação
A variedade descrita é precoce, depois de 110 dias já dá para colher.
Produção
Os dados de rendimento da Rio Fuego são bastante elevados. Assim, a partir de um metro quadrado, você pode coletar 7-8 kg de frutas, respectivamente - 60 t / ha, e até 3 kg de tomates de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes do Rio Fuego são semeadas para mudas a partir do início de março. No momento em que 4-5 folhas verdadeiras são formadas, elas são transferidas para o solo, normalmente leva de 35 a 45 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio é padrão - 3-4 plantas por m2.
Crescendo e cuidando
Se não forem mergulhadas mudas de Rio Fuego, as mudas são colocadas a uma distância de 6-8 cm. Após 10-15 dias, as plantas são borrifadas com solo fresco com uma camada de 2 cm. Se necessário, a adição é repetida (após 10-12 dias). As plantas jovens são primeiro regadas com água morna a uma taxa de 5 litros por metro quadrado e, quando crescem, a taxa de água aumenta para 10-15 litros.
Após a colheita das mudas (após 7 a 10 dias), é realizada a primeira alimentação. 40 g de superfosfato, 5 g de nitrato de amônio e 12 g de sulfato de potássio são introduzidos na estufa. A segunda e terceira alimentação são realizadas 10 dias após a hora anterior. As doses de fertilizantes são duplicadas em comparação com a primeira vez.
Para melhorar a qualidade das mudas, bem como evitar o seu crescimento excessivo, use uma solução de cloreto de clorocolina 0,2% ("Tur"). Regue as mudas do Rio Fuego na fase 3-4 desta folha. A solução do medicamento é vertida com água limpa a uma taxa de 1 litro por 1 m2. Na segunda vez, as mudas são tratadas da mesma forma, 7 dias após o primeiro tratamento.
O plantio em massa de tomates Rio Fuego em terreno aberto pode começar quando o aquecimento da primavera chegar, e a ameaça de retorno da geada tiver passado pela superfície do solo.
No dia do plantio, as mudas do Rio Fuego são regadas para melhor preservação das raízes. Durante esse tempo, ele é classificado por tamanho e qualidade. Danificado por pragas e afetado por doenças, assim como os quebradiços são descartados, o subdesenvolvido é deixado para crescer. Se não estiver alinhado em altura, escolha primeiro um maior e depois um menor. Plantas de tamanhos diferentes se desenvolvem de maneira desigual, o que leva a perdas significativas de rendimento.
Para ter uma produção antecipada, o tomate Rio Fuego é plantado em uma parte da área 15-20 dias antes. Para isso, selecione áreas nas encostas sul com solos leves, protegidos de ventos frios.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade é notável por ter boa resistência a:
alternaria;
verticilose;
murchamento fusarium.
Resistente a condições climáticas extremas
O tomate Rio Fuego é uma variedade de tomate resistente ao calor, à seca e ao estresse. O abrigo é necessário ao crescer em regiões frias de nosso país.