- Autores: Itália
- Sinônimos de nomes: Aro
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 180-200
- Característica de Bush: Forte
As condições climáticas dos países mediterrâneos são muito mais confortáveis para o tomate do que a Federação Russa. Portanto, sua própria escola de seleção é altamente desenvolvida neles. Um dos frutos do seu trabalho é o tomate Roma, que merece toda a atenção.
Descrição da variedade
Esta fábrica foi criada na Itália. Portanto, seu nome oficial - Rim - não deve causar surpresa. Tal tomate desenvolve seus arbustos de acordo com um sistema indeterminado. Pode ser cultivado principalmente em estufas. Roma cresce até 1,8-2 m, forma arbustos fortes cobertos com folhas do tipo usual.
As principais qualidades da fruta
Eles são caracterizados por:
Cor vermelha;
tamanho muito grande;
peso usual de 0,3 a 0,6 kg;
a maior massa registrada é 1,5 kg;
forma de círculo plana;
costelas são largas.
Características do sabor
O fruto de Roma tem uma doçura agradável. Sua polpa é carnuda, o que só aumenta a pontuação gastronômica final. O sabor tem um tom amargo. Mas não prejudica nem um pouco a percepção geral.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence ao grupo da meia temporada. Em condições normais, entre o descarte dos brotos verdes e a formação de uma safra pronta para a colheita, passam-se 112-125 dias. A frutificação vai durar um tempo relativamente longo. No entanto, é necessário levar em consideração todos aqueles fatores que costumam afetar a produtividade do tomate plantado.
Produção
As medidas climáticas e agronômicas são, obviamente, refletidas no nível da colheita de frutas vermelhas. Existem 12-14 kg de tomates por 1 m2. O resultado específico em um ano específico pode ser menor ou até um pouco maior, mas a taxa média anual é mantida com segurança.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A natureza de meia estação da variedade faz com que seja plantada no final do inverno ou no início da primavera. Basta chegar um pouco tarde - e você não poderá mais aproveitar todos os benefícios dessa cultura. Normalmente, leva de 50 a 60 dias desde o plantio das sementes em contêineres até o transbordo das mudas acabadas para o solo. É melhor manter um número mais alto para que as plantas realmente fiquem mais fortes e se desenvolvam bem. No momento do pouso, o solo deve estar quente em pelo menos 14 graus e o ar em pelo menos 18 graus.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É necessário distribuir os furos no local de acordo com o sistema 500x600 mm. Por 1 sq. m deve ter no máximo 3 arbustos. Você pode se limitar a duas plantas para simplificar seu trabalho e eliminar a interferência mútua.
Crescendo e cuidando
A formação dos arbustos convidados do Mediterrâneo deve ocorrer em 2 ou 3 troncos. A escolha entre estas opções é feita pelos próprios jardineiros, tendo em conta a sua avaliação da situação. É necessário retirar enteados excedentes a cada 10 ou 12 dias. Os arbustos são regados uma vez a cada 3 dias, usando 6 a 8 litros de água decantada. Faz sentido exceder essa norma apenas em calor extremo.
O curativo de cobertura deve ser aplicado exatamente 1 vez em 15 dias. Em qualquer caso, isso deve ser feito quando o tomate floresce ou amadurece. Outra condição importante para o sucesso é o apego a treliças ou outros suportes fortes. No entanto, este é um requisito geral para qualquer tomate indeterminado. É necessário semear em solo solto, caracterizado pela fertilidade.
Para que as mudas se desenvolvam melhor, é necessário:
borrife-o com água decantada usando um borrifador;
alimentar "Kemira" ou "Agrícola";
iluminar com fitolamp por até 12-14 horas;
mergulhe as mudas em tanques com capacidade de 0,3 litros quando aparecerem 2 ou 3 folhas verdadeiras.
O tomate Roma dificilmente sofre com o calor e até com a seca. Sua imunidade natural é bastante elevada. Mas durante as chuvas, o perigo de ataque de fungos aumenta. A irrigação com líquido Bordeaux e a pulverização com "Fitosporin" na concentração de 1% ajudam a evitar isso. O pré-tratamento das sementes (com peróxido de hidrogênio) e do solo (derramando uma solução rosa fosca de permanganato de potássio) também ajuda a aumentar a produtividade da planta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
Os agricultores observam que o amadurecimento da safra em casa ocorre sem problemas significativos. O sabor e a suculência da fruta são agradáveis. O número de bagas pode nem sempre ser grande, mas elas próprias atingem um tamanho grande. A variedade também chama a atenção por sua singularidade.As perspectivas culinárias são muito amplas.