- Autores: Dederko V.N., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2008
- Sinônimos de nomes: Radunica
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Boa
Os adeptos do tomate âmbar, que atraem não só pela sua aparência, mas também pelo seu sabor excelente, irão certamente gostar da variedade de tomate médio Radunitsa, que é produtiva tanto no canteiro como debaixo de uma película.
História de criação
Os tomates Radunitsa foram criados pelos criadores domésticos O. V. Postnikova e V. N. Dederko em 2007. A cultura foi incluída no Registro Estadual de variedades russas para hortas em 2008. Recomendado para o cultivo de tomate em todas as regiões do país. A variedade é produtiva ao máximo, crescendo em abrigos de filmes.
Descrição da variedade
A cultura vegetal Radunitsa é uma planta de tamanho médio de tipo indeterminado. Os arbustos, que atingem 160 cm de altura, são caracterizados por espessamento moderado com folhagem verde rica, caule central ereto, ramificação média, raiz desenvolvida e inflorescências simples. O primeiro cacho de fruta aparece acima de 7-9 folhas. Formam-se 4-5 bagas em cada cacho de fruta.
Ao crescer, será necessário formar arbustos de 1 a 2 hastes, retirada regular de enteados e uma liga para os suportes. O desbaste das folhas na parte inferior do arbusto é realizado conforme a necessidade. O objetivo dos tomates é universal - eles são comidos frescos, processados em molhos, em conserva e enlatados. Os menores frutos são adequados para enlatamento de frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
O tomate Radunitsa é uma classe de beladona de frutos grandes. O peso médio de um vegetal é de 208 gramas, mas em condições favoráveis os tomates crescem até 300-350 G. O formato da fruta é incomum - obovado, parecendo uma pêra achatada ou rúcula. A cor do vegetal é muito bonita - amarelo rico, às vezes âmbar. Na fase de maturação técnica, os frutos tornam-se verdes com uma mancha característica na base. A casca do tomate é lisa, brilhante, de densidade média. A resistência do tomate ao craqueamento está presente. Além disso, os tomates toleram bem o transporte e a longa vida útil.
Características do sabor
O sabor e a comercialização do vegetal são excelentes. A polpa do tomate é tenra, carnuda, de densidade média, ligeiramente açucarada e muito sumarenta. Existem poucas sementes na polpa, nenhuma aguada é observada. O sabor do tomate é harmonioso, doce-açúcar com uma acidez sutil. O aroma do vegetal é moderado - picante de sobremesa.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates estão no meio da temporada. Do momento da germinação até o amadurecimento completo dos bagos nos arbustos, leva cerca de 4 meses - 110-120 dias. Os tomates se apimentam juntos, para que você possa colher com cachos inteiros de frutas. A fase ativa de frutificação ocorre no período que vai da segunda quinzena de julho ao final de agosto.
Produção
O indicador de rendimento da variedade é impressionante. Observando as técnicas agrícolas básicas, 12,8 kg de tomate podem ser cultivados e colhidos por 1 m2. Em média, cerca de 3,5 kg de bagas de âmbar são removidos de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Cultive a cultura da erva-moura por meio de mudas. A semeadura é realizada 50-60 dias antes do plantio no jardim. A melhor época para a semeadura é o final de março. A germinação das mudas ocorre no 5-7º dia. Para o crescimento de arbustos, devem ser fornecidas as condições ideais de temperatura e luz. O efeito estufa vai acelerar a germinação - cobrindo as caixas com sementes com vidro ou polietileno.Na fase de aparecimento de 2 folhas, os arbustos precisam ser plantados em vasos separados, o que permitirá que o sistema radicular se fortaleça. Após o mergulho, as mudas são regadas e alimentadas. 10 dias antes da transferência dos arbustos para local definitivo, recomenda-se a realização de preparo - para endurecer as plantas, expondo-as ao ar fresco todos os dias.
Você pode plantar mudas no canteiro do jardim no estágio de aparecimento de 5-7 folhas e um pincel de flor. Via de regra, os arbustos são transplantados com 50-60 dias de idade.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É importante não só regar e alimentar os tomates, mas também plantá-los corretamente na horta. Você pode plantar 3-4 arbustos por 1 m2, o que permitirá que cada planta receba a quantidade certa de ar e luz. Recomendado para o plantio é um esquema de 50x70 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates não são caprichosos em seus cuidados, mas adoram solos soltos, férteis e respiráveis. O local deve ser bem iluminado pelo sol e ter uma acidez neutra. Os cuidados incluem: regar, fertilizar, capinar o solo, modelar, prender e amarrar arbustos, bem como prevenir vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem boa imunidade, mas os tratamentos preventivos são recomendados, já que o tomate às vezes pode sofrer podridões apicais e radiculares, além de murcha de fusarium. Ao controlar a umidade do solo, bem como ventilar a estufa, surtos de phytophthora podem ser evitados.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade possui alta resistência ao estresse. O tomate tolera flutuações de temperatura, seca de curto prazo e calor. Não leva muito bem sombra e umidade excessiva.