- Autores: Nastenko N.V., Kachainik V.G., Kandoba A.V. (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-90
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
O tomate em questão é perfeito para jardineiros que cultivam vegetais para venda. Os lindos tomates de amadurecimento precoce ocuparão o devido lugar nas prateleiras. Hybrid Pyshka é despretensioso de cuidar, resistente a uma série de doenças perigosas do tomate.
História de criação
O Tomato Pyshka é um híbrido de primeira geração, criado por criadores nacionais. Autores - N.V. Nastenko, candidato de ciências agrícolas, V.G. Kachainik, candidato de ciências agrícolas, A.V. Kandoba. Originador - Agrofirma Aelita LLC. O híbrido foi inscrito no Registro Estadual em 2008.
Descrição da variedade
O tomate Pyshka é recomendado para crescer em terreno aberto, bem como em estufas de filme. Tipo de crescimento determinante. A planta é subdimensionada - os arbustos têm apenas cerca de 60 cm de altura. Folhagem é média. As folhas são grandes, verde-escuras, ligeiramente pubescentes. O pedúnculo é articulado. As inflorescências são ramificadas simples (tipo intermediário). O objetivo dos tomates é a salada. Mas também são adequados para fazer ketchups e molhos, sucos. Você também pode preservar. Os tomates não rebentam em potes. Você pode armazenar Pyshka, mas não será adequado para armazenamento de longo prazo. O transporte é possível.
As principais qualidades da fruta
Os frutos têm uma excelente apresentação. A forma é arredondada. Eles estão alinhados em peso e tamanho. O peso médio dos tomates é de cerca de 150-200 G. A superfície dos frutos é lisa, brilhante, meio macia. A cor é vermelho puro. Os frutos são uniformemente coloridos, não há manchas amarelo-laranja perto do caule. A polpa é carnuda, as câmaras de sementes têm 4-5 peças. As sementes são pequenas, quase não são sentidas durante a refeição.
Os frutos do híbrido Pyshka não são propensos a rachar.
Características do sabor
Os tomates são carnudos, saborosos, doces e azedos. A pele não é grossa.
Amadurecimento e frutificação
Amadurecimento - tomate maduro cedo. Após 3 meses da data de emergência, começa a primeira colheita. As frutas ficam vermelhas juntas.
Produção
A colheita está alta. Cerca de 1 kg da safra é colhido de cada arbusto de Pyshki. Ao cultivar tomates em uma estufa, sob abrigos de filme, a partir de 1 sq. m você pode obter 9-10 kg de tomates deliciosos.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura é realizada em fevereiro. As filmagens aparecem em 3-5 dias. Germinação de sementes - mais de 92%. A coleta é realizada quando 1-2 folhas verdadeiras aparecem. No dia 55-60, eles são plantados em uma estufa. Normalmente nesta altura já aparecem os primeiros pincéis com flores.
O desembarque em terreno aberto é realizado após a passagem da ameaça de geada matinal. Portanto, para cada região, você pode calcular o tempo de plantio de forma independente com base nas condições climáticas locais.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os arbustos são plantados em um padrão quadriculado. A distância entre as filas é de cerca de 0,5 me nas filas - 0,3 m. Este é o método de colocação mais adequado. Com este esquema, 1 sq. m coloque 10 arbustos de tomate.
Crescendo e cuidando
É necessária uma liga para o suporte. Formação de arbustos - 2-3 caules. Para obter um alto rendimento, as plantas precisam ser capinadas, soltas e fertilizadas regularmente. A rega é realizada com água morna decantada, à noite ou pela manhã. Sob cada arbusto - 4 litros de água com uma temperatura de 23-24 graus. O pãozinho não exige muita água, basta uma rega por semana. As plantas são alimentadas 4 vezes por temporada.
Os enteados são removidos - uma vez por semana. As folhas inferiores são removidas conforme necessário.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é resistente a doenças fúngicas - murcha de fusarium e vírus - mosaico do tabaco.
A requeima é perigosa para este híbrido. Para evitá-lo, eles realizam medidas preventivas para prevenir a doença. Para isso, são usados produtos químicos e remédios populares.
Resistente a condições climáticas adversas
O híbrido Pyshka é resistente a mudanças repentinas nas condições climáticas. Tolera temperaturas extremas, flutuações nos níveis de umidade. Em condições de falta de água e minerais, frutifica bem. Mas, para obter o máximo rendimento possível, é necessário observar o regime de irrigação, aplicar fertilizantes em tempo hábil e combater ervas daninhas, doenças e pragas.
Regiões em crescimento
Os tomates Pyshka são cultivados praticamente em toda a Rússia.
Visão geral da revisão
Existem muitas análises na Internet sobre este tomate. Basicamente, é caracterizada como uma variedade despretensiosa de tamanho reduzido e com frutos bastante grandes. Esta característica não é comum entre variedades de baixo crescimento.
A vitalidade do tomate Pyshka é notada, sua capacidade de resistir ao clima quente e seco.
Um feedback positivo pode ser ouvido dos residentes de verão que muitas vezes não podem vir aos seus lotes. Já que Pyshka é resistente a secas de curto prazo. A irrigação rara não é terrível para a colheita.
Entre as doenças às quais o híbrido Pyshka é suscetível, destacam-se a requeima e a cladosporiose.