- Autores: Nastenko N.V., Kachainik V.G., Gulkin M.N.
- Ano de aprovação: 2013
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 103-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-200
Os tomates são vegetais que estão firmemente enraizados na lista de plantações desejadas de cada residente de verão. Entre a enorme variedade de variedades, qualquer pessoa pode encontrar sementes a seu gosto, por exemplo, matéria-prima para o cultivo de um tomate Puzata khata.
História de criação
Segundo fontes oficiais, a variedade novata Puzata Khata é resultado da seleção russa. Deve sua aparição a Vladimir Kachainik, que chefiou a seleção em 2012. A inscrição no Cadastro Estadual ocorreu em 2013. A empresa que produz sementes com marca própria é a agrofrma “Aelita”.
Descrição da variedade
Refere-se a variedades indeterminadas cultivadas para um início precoce da colheita. O tronco é de densidade moderada, as folhas distribuem-se uniformemente do meio para o topo. Folhas verdes escuras de tamanho médio. Devido aos caules frágeis, é propenso a acamamento. À medida que cresce em altura, torna-se fino, requer apoio e amarração. Nas regiões do sul dá frutos precoces, jardineiros de latitudes temperadas classificam a variedade Puzata khata como meia-estação. Longo período de frutificação - os tomates podem ser retirados do mato até novembro e colocados para amadurecer. Exigente da estrutura e da qualidade do solo, é necessário o reabastecimento com uma solução mineral. Quando adequadamente regado, produz uma rica colheita.
As principais qualidades da fruta
Os tomates crescem na forma de uma pêra com uma leve nervura. Pincéis pequenos de até cinco peças. O rendimento é alto - até 4 kg de tomates selecionados podem ser removidos de um arbusto por temporada. O peso de uma fruta pode variar de 200 a 260 G. As maiores crescem no topo do arbusto. O fruto verde, de cor verde pálido e casca forte, torna-se vermelho-alaranjado após o amadurecimento. A polpa é carnuda com baixo teor de água, densa, as câmaras das sementes são pronunciadas.
Características do sabor
O sabor é açucarado, o ácido praticamente não é sentido. Por isso, segundo os jardineiros, a variedade é considerada fresca. Não é adequado para torções no inverno - há muitos vazios dentro. Vai bem com saladas e sumos. Adequado para consumo por pessoas que sofrem de diabetes e doenças do trato gastrointestinal.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates maduros precoces da variedade Puzata khata amadurecem em um curto período de tempo - 95-100 dias. Os arbustos criam raízes rapidamente no campo aberto e na estufa após o transplante. A principal característica distintiva é no início o rápido aparecimento de brotos, raízes fortes, e só então as folhas começam a aparecer no caule principal. O arbusto floresce com inflorescências amarelas, que secam em pouco tempo, e pequenos frutos verdes aparecem em seu lugar. Em um verão quente e ensolarado, a primeira colheita dessas plantas pode ser obtida já no final de junho.
Produção
O ovário permanece no caule, quase não cai durante todo o período vegetativo. Um grande número de frutos imaturos são observados em todo o tronco. Eles crescem em pincéis de 3-5 peças. O período de frutificação é prolongado. Isso compensa com o rendimento por metro quadrado. É 8,2-9,2 kg / sq. m, depende da composição do solo, rega oportuna e alimentação pensativa. Os fertilizantes permitem que você alcance o número máximo de frutos retirados do mato.Os criadores alertam que a temperatura, a qualidade do solo e a freqüência de rega são os principais parâmetros que os jardineiros precisam monitorar.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Os entusiastas da jardinagem começam a semear esta variedade dois meses antes do plantio pretendido em terreno aberto. Isto pode ser feito no final de março ou início de abril, tendo realizado previamente o endurecimento e imersão em solução mineral. Depois que a temperatura é ajustada acima de + 17 ° C, com total confiança nas condições climáticas, até 3 pés de tomate da variedade Puzata khata são plantados a uma distância suficiente por 1 metro quadrado de solo. Isso geralmente é feito em junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O processo de transferência de mudas para o jardim consiste nas seguintes manipulações.
Nivelando o local, livrando-se das folhas e restos de plantas do ano passado.
Cavando para saturar o solo com oxigênio. Os orifícios rasos estão localizados a uma distância de 20-30 cm um do outro.
Com cuidado, transfira a muda do recipiente para a cova preparada. Retire dos recipientes com cuidado, tomando cuidado para não danificar os delicados caules. Deve ser plantado no solo com uma ligeira inclinação. As estacas são colocadas a uma distância curta do caule, tentando não danificar a raiz.
Água parada quente deve ser derramada em cada buraco até que se forme uma poça.
Se o local de plantio for limitado e houver muitas mudas, então é possível formar várias mudas em um tronco, enquanto todos os enteados são retirados.
Crescendo e cuidando
Os tomates desta variedade não requerem cuidados específicos e laboriosos. É importante acompanhar as condições meteorológicas. Os tomates adoram solo úmido. Em dias secos, a rega deve ser realizada a cada 5-7 dias, no calor extremo, os períodos entre as irrigações devem ser reduzidos para 2-3 dias. A água com uma leve pressão deve cair na parte inferior do arbusto mais perto do rizoma, sem tocar no topo dos ovários. No início da safra em campo aberto, o tomate requer 1-3 litros de água por arbusto, após o aparecimento dos frutos, o consumo pode aumentar para 5-10 litros. A rega deve ser combinada com o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas. A amarração deve ser feita de 7 a 9 dias após o transplante para campo aberto. Para facilitar a manutenção, você pode espalhar cobertura morta sob os arbustos - uma mistura de serragem e húmus. Isso impedirá que as ervas daninhas cresçam rapidamente e retirem os nutrientes do solo.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento.Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
As infecções raramente afetam esta cultivar. A introdução de preparações fungicidas no solo é uma medida preventiva que reduz o risco de doenças. Pulverizar as folhas com infusões de ervas afasta as pragas - o besouro da batata do Colorado, pulgões, mosca branca e tripes. Os besouros podem ser removidos manualmente.
Um sinal de que a planta está infectada é o aparecimento de flor esbranquiçada e bolor nos frutos, folhas deformadas nas bordas. É necessário realizar imediatamente o tratamento com uma solução fraca de permanganato de potássio. Se já houver frutas nos arbustos, então produtos biológicos são usados para preservá-las.
Regiões em crescimento
A variedade cria raízes nas latitudes meridionais e temperadas. Em regiões quentes, frutifica em canteiros abertos. O cultivo em estufas é adequado para áreas mais frias com dias ensolarados limitados e mudanças repentinas de temperatura.
Visão geral da revisão
Possui um grande número de avaliações com uma preponderância no sentido positivo. Jardineiros notam alta produtividade, formato interessante, sabor delicado. Nas regiões da faixa do meio, as pessoas compram sementes e as mudas os decepcionam - após o transplante não crescem até a altura declarada, a colheita é ruim.